Ministros falam em favoritismo de Dino e narram “estratégia” do ministro para chegar ao STF - Informativo Atitude

Ministros falam em favoritismo de Dino e narram “estratégia” do ministro para chegar ao STF

Ministros do governo Lula afirmam que Flávio Dino, titular da Justiça, tornou-se o favorito na disputa pela próxima vaga do Supremo Tribunal Federal (STF). E descrevem o que consideram um movimento astuto do maranhense para assumir a condição de mais cotado.

Segundo relatos feitos à CNN, ao ver que seu nome estava sendo ventilado, Dino retirou-se da corrida nos bastidores e passou a defender a indicação de uma mulher para a vaga de Rosa Weber — que se aposenta do STF em outubro. O nome apoiado por Dino era o da desembargadora Simone Schreiber, do Rio de Janeiro.

O movimento abriu espaço para que outros despontassem na corrida pela vaga. Foi o caso do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e do advogado-geral da União, Jorge Messias.

Mas, de acordo com integrantes do primeiro escalão de Lula, o jogo mudou há algumas semanas, quando Dino deu indicações de que via com bons olhos sua própria indicação. “Ele se tornou favoritíssimo”, diz um ministro próximo a Lula. “Foi a estratégia perfeita. Saiu na hora certa e voltou na hora certa”, diz outro ministro do governo.

Nesta semana, ao ser questionado em um pequena roda de interlocutores quem via como favorito para substituir Rosa Weber no Supremo, um ministro com acesso frequente ao presidente corrigiu. “A pergunta certa não é quem Lula vai indicar para o STF. É quem Lula vai colocar no Ministério da Justiça”, afirmou, já se referindo à sucessão de Dino na pasta. Todos gargalharam.

About The Author