Natal vai ganhar Centro de Interpretação de Libras

Foi instituída nesta quarta-feira (20) a Central de Interpretação de Libras (CIL) em Natal. A proposta do centro é fornecer serviços de tradução e interpretação em linguagem brasileira de sinais para dar apoio à pessoa surda ou com deficiência auditiva. O serviço funcionará na Secretaria de Assistência Social (Semtas) e está previsto para começar em 60 dias.

O acompanhamento de um intérprete poderá ser solicitado por telefone, através de um familiar, ou presencialmente em uma das unidades, para os mais diversos fins, como: matrícula escolar, entrevista de emprego, serviço bancário, casamento, realização de consulta, exame médico, entre outros.

A pessoa surda ou com deficiência auditiva, que mora em Natal, deverá se cadastrar para poder ter acesso ao serviço de tradução e interpretação em libras. O decreto que instituiu foi assinado na Secretaria de Governo, em Candelária, Zona Sul da capital potiguar.

“Esse é um momento histórico para nós. Uma luta de tantos anos concretizada”, destacou Rodrigo Alexandre, presidente da Associação dos Surdos de Natal (Asnat). “Estamos buscando com essa iniciativa garantir a pessoa surda, o direito de ser compreendida em todos os espaços que ela necessite acessar”, completou Andréa Dias, titular da Semtas.

OP9