Guerra: Coluna de tanques russos é surpreendida por emboscada de forças ucranianas - Informativo Atitude

Guerra: Coluna de tanques russos é surpreendida por emboscada de forças ucranianas

Uma coluna de tanques russos que se dirigia a Kiev foi surpreendida, nesta quinta-feira (10), por uma emboscada de forças ucranianas. O embate aconteceu na cidade de Brovary, a cerca de 20 quilômetros da capital ucraniana.

Uma estreita avenida de um bairro residencial se transformou em uma fileira de tanques de batalha. Após serem atingidos por lança-granadas, os russos foram forçados a deixar a localidade.

De acordo com o general Sérgio Etchegoyen, comandante da Terceira Divisão de Exército, entre 2011 e 2013, no Rio Grande do Sul, o combate foi marcado por um erro primário da Rússia.

“Uma força de blindados, pela massa que ela representa, quanto menos dispersa ela estiver mais compensadora ela é, como alvo para artilharia, para mísseis e tudo mais, até porque ela gera calor e ajuda a atrair armas especializadas em busca de calor”, explicou Etchegoyen

“As granadas que tem ali dentro são explosivas e um blindado atingido, ele multiplicará o efeito com a carga de munição que leva naqueles que estão em torno dele. Então ali é um erro primário, um erro fundamental”, continuou.

Dos dois tanques atingidos, os ucranianos confiscaram e repararam um deles, que agora pode ser usado contra as forças russas.

Para Etchegoyen, “seria muito mais adequado abrir em linha, por aqueles campos que se pode ver que são abertos e permitem o trânsito de blindados, produzindo uma frente que trará um poder de fogo, uma efetividade muito mais ampla do que encolunadas.

“Um blindado atras do outro, a capacidade de reagir é praticamente nula, além de ter transformado a massa de blindados num alvo completamente compensador e fácil de abater.”, finalizou.

CNN Brasil