Globo faz lobby pela aprovação da PL das Fake News e pode ganhar R$ 230 milhões por ano se a proposta passar - Informativo Atitude

Globo faz lobby pela aprovação da PL das Fake News e pode ganhar R$ 230 milhões por ano se a proposta passar

O Congresso Nacional está discutindo um projeto de lei para tentar combater supostas notícias falsas, a chamada “PL das Fake News”. O projeto institui uma ampla regulação das plataformas digitais no Brasil.

O objetivo da regulação é combater a suposta desinformação e dar mais transparência à moderação de conteúdo feita pelas próprias redes.

Além disso, entre outros pontos, o PL prevê que conteúdos jornalísticos utilizados pelas plataformas serão remunerados. A proposta é, com a medida, “valorizar” a informação produzida pelo jornalismo como forma de combater a desinformação.

Serão contempladas empresas constituídas há pelo menos um ano da publicação da lei, que produzam conteúdo jornalístico original de forma regular, organizada, profissionalmente e que mantenham endereço físico e editor responsável no Brasil.

Os critérios serão regulamentados posteriormente. No entanto, ainda não há explicação de como isso seria feito e quem supervisionaria o processo. Não há também definição do que seria jornalismo.

Com informações do Terra Brasil Notícias.