Com estoque em ‘nível crítico’, Hemonorte convoca doadores de sangue em Natal; veja quem pode - Informativo Atitude

Com estoque em ‘nível crítico’, Hemonorte convoca doadores de sangue em Natal; veja quem pode

Foto: reprodução/Instagram

O Hemonorte, localizado em Natal ,está solicitando doação de sangue de todos os tipos. A unidade explicou que está com o estoque em “nível crítico”.

De acordo com o Hemonorte, o fornecimento para a rede hospitalar já está comprometido.

O Hemonorte informou que o estoque está abaixo de 200 unidades, número muito inferior ao necessário para suprir a demanda diária, que gira em torno de 800 bolsas por dia. Por isso, a unidade pede doação com urgência.

Quem pode doar

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos e mais de 50 quilos, além de não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tomado a vacina contra a gripe nas últimas 48 horas e não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

Para pessoas de 16 e 17 anos, elas podem doar acompanhados de um responsável legal.

Os intervalos para doação são de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres, com o máximo de quatro doações ao ano para homens e três doações para mulheres.

Vacinados

Para quem foi vacinado contra a Covid, o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina: para CoronaVac, são 48 horas após cada dose. Para Oxford/AstraZeneca e Pfizer, são 7 dias após cada dose.

Para quem tomou a vacina contra Influenza (gripe), o prazo é de 48 horas.

Endereço

O Hemonorte fica na Avenida Alexandrino de Alencar, 1800, no bairro Tirol. O local funciona das 7h às 18h, de segunda a sábado.

A doação pode ser agendada através do 3232 6733. Para mais informações, acessar o site hemonorte.rn.gov.br

G1 RN