
A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Igualdade Racial, Direitos Humanos e Cidadania, realizou, nesta terça-feira, 17, o primeiro Encontro Municipal das Populações Indígenas, na Escola Agrícola de Jundiaí, e contou com a participação de representantes das cinco comunidades indígenas do município: Tapará, Lagoa do Mato e Ladeira Grande, já reconhecidas, e as comunidades Lagoa do Sítio I e Retiro, que estão em processo de reconhecimento.
A mesa de abertura foi composta pela Cacica Francisca, de Lagoa do Tapará; Cacique Nãnãnã, de Lagoa do Mato; e o Cacique Antônio, da Ladeira Grande, e por representantes do Museu Câmara Cascudo por meio do diretor Olavo Bessa, da antropóloga Jussara Galhardo e de Jailma Medeiros, do setor de Estudos Culturais.

O secretário da pasta, Cícero Militão, destacou o compromisso do Município em avançar na pauta indígena. “Por muitos anos, tivemos um passivo acumulado. As gestões anteriores não olharam com o carinho e o respeito que essas populações merecem. Hoje, pela primeira vez, a Prefeitura de Macaíba está construindo políticas públicas específicas para os povos indígenas. Eles estão sendo ouvidos, estão sentando à mesa com a gestão e participando do planejamento que define seu próprio futuro.”
Durante o encontro, foram eleitos os membros que irão compor o Fórum Intersetorial Indígena de Macaíba, espaço permanente para tratar demandas, propor soluções e acompanhar o desenvolvimento das ações voltadas às comunidades.
Segundo o secretário, a prioridade agora é garantir que as comunidades indígenas estejam contempladas no orçamento público e nas políticas coletivas das áreas de saúde, educação e infraestrutura. “É uma soma de esforços entre poder público, instituições de pesquisa e as próprias comunidades. Planejamento é o caminho para o desenvolvimento que eles merecem e precisam”, afirmou.
Foto: Raphael Luiz
Secom PMM
