Quem é o aliado Eduardo Bolsonaro que chega ao 2º turno em Portuga

“A direita acordou em Portugal”, comemorou o líder da extrema direita, André Ventura, que irá disputar com António José Seguro, da esquerda, o segundo turno da eleição presidencial. O país hoje é presidido por Marcelo Rebelo de Sousa, da centro-direita.

O líder do Chega é próximo de Eduardo Bolsonaro e já sugeriu que o presidente Lula é ladrão. Nas suas redes sociais, Ventura postou uma foto do petista cumprimentando o primeiro-ministro português e legendou com a pergunta: “Será que o primeiro-ministro ficou com a carteira?”.

Estimulado por Eduardo Bolsonaro, o líder do Chega também já atacou o ministro do Supremo Gilmar Mendes, que anualmente realiza um fórum de debates em Lisboa. O “Gilmarpalooza” reúne a nata dos três poderes e do empresariado brasileiro na capital portuguesa.

Na edição do evento do ano passado, Ventura disse que o Chega faria uma investigação própria sobre a influência, o patrimônio e a rede de interesses do ministro brasileiro em Portugal.

Em entrevista ao Metrópoles, na ocasião, o ministro afirmou ter recebido informações de que as insinuações foram estimuladas pelo então deputado Eduardo Bolsonaro e que as recebia “com um sorriso”. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou a articulação também em entrevista ao Metrópoles.

Escolha entre os que querem e não querem o socialismo
“Se isso se confirmar (ter chegado ao segundo turno), é sinal de que a direita acordou, que teremos uma nova direita em Portugal. Houve uma outra direita que não conseguiu se mostrar como alternativa. Quero conseguir agregar a direita e derrotar o socialismo. A eleição será entre os que querem e os que não querem o socialismo”, disse Ventura, conforme registrou a imprensa portuguesa.

Dificilmente, contudo, conseguirá apoio no seu campo político. De centro-direita, Luís Marques Mendes (PSD) se apressou em declarar que não irá apoiar nenhum dos concorrentes no segundo turno e assumiu a responsabilidade pela sua derrota.

Analistas dizem que as chances de Ventura vencer as eleições são pequenas. Em 2025, contudo, o Chega conquistou 60 cadeiras no Parlamento, tornando-se a segunda maior força política do país.

O discurso de seu líder é anti-imigração, o que preocupa a comunidade brasileira que vive no país.

Andreza Matais – Metrópoles

 

Esse texto foi copiado do Blog do Gustavo Negreiros. Para ter acesso completo a matéria acesse gustavonegreiros.com.br

About The Author

Verified by MonsterInsights