Primeiro evento de louvação à Jurema Sagrada é realizado em praça pública de Macaíba - Informativo Atitude

Primeiro evento de louvação à Jurema Sagrada é realizado em praça pública de Macaíba

Conhecida por sua diversidade cultural, étnica e religiosa, a cidade de Macaíba foi a sede do primeiro evento de louvação à Jurema Sagrada nesta sexta-feira (29/08), tendo como cenário a tradicional Praça Paulo Holanda Paz. A iniciativa partiu da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Igualdade Racial, Direitos Humanos e Cidadania – SEMIRDIHC. Na oportunidade, dezenas de babalorixás e ialorixás e adeptos dessa vertente religiosa, bem como de outras crenças de matrizes africanas, como umbanda e candomblé, se reuniram para tocar instrumentos de percussão e entoar cânticos alusivos.

O local atraiu um bom público, principalmente no início da noite, que foi conferir de perto a ritualística e também os estandes instalados com vendas de artesanato, frutas e verduras, além de comidas típicas, com destaque para o acarajé, prato da culinária afro-brasileira, especialmente na Bahia, considerado como alimento sagrado e bastante apreciado. Durante o evento, foram homenageados os babás Dede de Macambira e Sebastião, precursores em Macaíba.

O Rio Grande do Norte é um dos principais estados de concentração dessa tradição religiosa, que tem raízes afro-ameríndias. Inclusive, Jurema Sagrada foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Religioso e Cultural Imaterial do estado no ano de 2024, exatamente no mês de agosto, através da Lei nº 11.878.

Os praticantes da Jurema são denominados de juremeiros, se reúnem em terreiros ou casas, tocam, cantam e dançam hinos tradicionais, ingerindo uma bebida feita a partir dessa árvore típica do Nordeste e buscando o contato com o mundo espiritual e suas entidades.

O prefeito Emídio Jr. compareceu ao lado da presidente da Câmara, Érika Emídio, e discursou relatando que a Prefeitura de Macaíba tem abraçado os juremeiros, e não de hoje, mas desde a criação da SEMIRDIHC, que possibilitou esse evento marcante em praça pública e promissor entre as Prefeituras do Rio Grande do Norte, no sentido de valorizar os povos tradicionais e suas expressões culturais: “Na nossa gestão, vocês têm carta branca, devemos governar e respeitar a todos, independentemente de sua religião, raça ou classe social.”

Cícero Militão, titular da SEMIRDIHC e principal articulador do evento destacou: “Este é nosso primeiro encontro de juremeiros e juremeiras e está sendo um grande sucesso. Conseguimos reunir juremeiros tanto de Macaíba quanto de outras cidades que vieram prestigiar. É fundamental realizar esse evento para que a gente acabe com a intolerância religiosa. A gestão Emídio Jr. está de parabéns por abrir esse espaço para todas as religiões. Então, o povo da jurema está realizando um canto tão bonito num espaço público, na presença da população e sem medo de poder louvar as entidades da jurema sagrada (mestres, caboclos e boiadeiros)”.

Babá Ivângelo Ajalê, ativista e juremeiro, também destacou a importância do evento: “É de grande coragem da gestão dada a intolerância religiosa e as violências sofridas por preconceito, racismo enfrentando no dia a dia, por ser uma religião de origem africana e ameríndia. O momento de hoje não só valoriza, mas também coloca em praça pública o nosso poderio e construção social e cultural, como religião e como vivências de povos e comunidades tradicionais. Participei da construção desse evento, ainda no primeiro mandato do prefeito, na 1ª Conferência Municipal de Igualdade Racial, quando propus a criação de uma Secretaria, e ele se comprometeu e criou uma coordenação; e agora, no segundo mandato, ele fez uma Secretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial, garantindo o seu compromisso conosco, povos tradicionais de Macaíba”.

About The Author

Verified by MonsterInsights