
Na manhã desta sexta-feira (26/09), foi realizado o seminário “Cuidado para pessoas neurodivergentes no Rio Grande do Norte”, sediado no auditório da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), uma iniciativa proposta pelo mandato da deputada federal Carla Dickson, tendo como objetivo discutir os desafios no diagnóstico, o acesso a terapias, o fortalecimento da rede de saúde para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH e outras condições neurodivergentes, com foco especial nas dificuldades enfrentadas em municípios do interior do estado.
O prefeito Emídio Jr. foi o primeiro palestrante do evento que reuniu várias autoridades estaduais dos âmbitos da política e da saúde, bem como pais e mães atípicas e associações que lidam com essa temática. Na oportunidade, o gestor de Macaíba destacou a rede de apoio disponibilizada pelo município que é pioneiro em termos de terapia ABA, onde foi inaugurado, em julho de 2024, o primeiro centro da rede pública do RN especializado nessa terapia. Hoje em dia, o local atende dezenas de crianças e adolescentes autistas com idades entre 2 e 18 anos.
Emídio Jr. também enumerou outros importantes serviços ofertados em solo macaibense, como neuropediatria na Policlínica Municipal Luiz Faustino da Costa e Terapia Ocupacional no Centro Municipal de Reabilitação José Vicente da Silva, além de outros que são viabilizados através da parceria com o Centro Especializado em Reabilitação do Instituto Santos Dumont, a exemplo do esporte adaptado.
“Posso dizer com tranquilidade que Macaíba é a ‘cidade da inclusão’, estamos ampliando para que a gente possa reforçar ainda mais o atendimento ABA em Macaíba. Além da reabilitação ABA, nós temos o atendimento na Policlínica com três neuropediatras, assim como atendimento prioritário na Secretaria de Assistência Social para essas famílias e esporte adaptado para crianças atípicas.”, ressaltou.
O deputado estadual Kleber Rodrigues reforçou a importância da inclusão, uma pauta pela qual já vem lutando há 6 anos e que resultou em mais de 30 leis sancionadas em prol das pessoas com autismo, além de diversos outros projetos em tramitação naquela casa legislativa. “Todas essas leis foram elaboradas de forma coletiva, ouvindo mães e associações. Foi algo que tocou meu coração, e Deus me escolheu para essa missão.”, pontuou o parlamentar. Kleber Rodrigues ainda o pioneirismo da gestão de Macaíba em relação à questão.
