
O município de Macaíba realizou a 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos na manhã desta segunda-feira (22/09). O evento ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores e adotou como tema “União das vozes pelo enfrentamento das dignidades e pela cidadania”, sendo promovido pela Prefeitura mediante a Secretaria Municipal de Igualdade Racial, Direitos Humanos e Cidadania (SEMIRDIHC), que tem como titular Cícero Militão.
Houve participação expressiva de diversos segmentos da sociedade macaibense como servidores públicos, conselheiros estaduais e municipais de Direitos Humanos, povos tradicionais, Organizações não Governamentais (ONGs), associações culturais e filantrópicas, a exemplo de APAE, Fundação Oikos, AMAD e Dialetos, que desenvolvem trabalhos com crianças, adolescentes e pessoas com deficiências.
“A primeira conferência é de tamanha grandiosidade porque falar de Direitos Humanos é falar sobre a efetivação constitucional dos direitos da pessoa humana (saúde, educação, segurança pública e meio ambiente). É buscar uma sociedade mais organizada e melhor para as pessoas poder viver. A Prefeitura Municipal convocou essa conferência, juntamente com o Conselho Municipal e o Conselho Estadual de Direitos Humanos. Esse evento também é organizado pela Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. Então, temos participação da sociedade civil organizada e dos governos municipal e estadual.”, declarou Cícero Militão, que ainda definiu o evento como um momento histórico.
O prefeito Emídio Júnior, em seu discurso, destacou a importância da iniciativa da SEMIRDIHC e relatou que se trata de mais um grande passo de uma gestão que está sempre disposta a ouvir e acolher todos os grupos da população macaibense.
No ensejo, foram eleitos cinco delegados (três da sociedade civil e dois do poder público local) para representar o nosso município na conferência estadual, que terá sua oitava edição ocorrendo nos próximos dias 07 e 08 de outubro, em Natal. Carlos Jerônimo (Associação Dialetos), Janadir Lino (Religiões Afro-brasileiras) e Irene Vieira (APAE) representarão a sociedade civil, enquanto Rosinaide Barreto (CAPS-AD) e Jaadiane Rocha (Tributação) representarão o poder público. Três propostas eleitas pela plenária de hoje dentro de seis grupos temáticos serão defendidas pelos delegados.
Entre as autoridades presentes nessa conferência, estiveram: Emídio Júnior (prefeito), Júlia Arruda (secretária de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos), Rosa Melo (coordenadora estadual de Direitos Humanos), Érika Emídio (vereadora e presidente da Câmara Municipal), Aroldo da Saúde (vereador), Venício Filho (vereador) e Clarissa Matias (vereadora).
Fotos: Edeilson Morais
Secom-PMM
