Se depender de Fátima e seu comitê científico o RN quebra

Informativo Atitude teve acesso ao relatório elaborado pelo Comitê Científico da Saúde em relação ao covid. O relatório recomenda à governadora Fátima Bezerra o adiamento por mais sete dias da 3ª fase da retomada econômica prevista para ocorrer no dia 29 de julho e também que as aulas não sejam reiniciadas no dia 17 de agosto.

A 3ª fase inclui serviços de alimentação com tamanho superior a 300 m² (restaurantes e food parks) e academias de ginástica, box de crossfit, estúdio de pilates e afins com ar-condicionado e shopping centers.

O relatório aponta alguns fatores que foram considerados pelos especialistas fundamentais para as recomendações feitas à governadora, tais como o aumento da taxas de transmissibilidade em Natal, Parnamirim e Mossoró na semana epidemiológica 29, além de aglomerações recentes para o recebimento do auxílio emergencial e outras recentes nas praias das orlas de Natal.

O documento também aponta que não é conhecido o tamanho da população imune e que o retorno às aulas neste momento impactaria de maneira significativa na taxa de isolamento social que refletiria diretamente no aumento de novos casos.

A recomendação do Comitê é também no sentido de que o intervalo entre as fases seja de 15 dias. Segundo os especialistas, este seria o tempo que permitiria avaliar o impacto das aberturas anteriores com melhor qualidade e mais segurança. Ou seja, não haveria mais o fracionamento das fases.

Informativo Atitude: Ainda bem que boa parte dos prefeitos sabem o que fazer, pois se depender desse comitê científico o RN estaria vivendo sua maior  tragédia financiaria.