
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado relator de um habeas corpus que pede a suspensão da Ação Penal 2696, processo que envolve o chamado núcleo 3 da suposta tentativa de golpe de Estado. O grupo é composto por 11 militares do Exército e um policial federal, acusados de planejar “ações táticas” para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder.
Nesta terça-feira (2), o STF inicia o julgamento da Ação Penal 2668. No processo, Jair Bolsonaro e outros sete réus, integrantes do núcleo 1, são acusados de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022. A análise do caso será conduzida pela Primeira Turma da Corte.
Quem está no núcleo 3:
Bernardo Romão Correa Netto.
Cleverson Ney Magalhães.
Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira.
Fabrício Moreira de Bastos.
Hélio Ferreira Lima.
Márcio Nunes de Resende Júnior.
Nilton Diniz Rodrigues.
Rafael Martins de Oliveira.
Rodrigo Bezerra de Azevedo.
Ronald Ferreira de Araújo Júnior.
Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros.
Wladimir Matos Soares, policial federal.
A solicitação foi apresentada pela defesa do tenente-coronel Hélio Ferreira Lima, integrante das Forças Especiais do Exército, conhecidas como Kids Pretos. O militar está preso preventivamente desde novembro de 2024 e é apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como participante do esquema de preparação para a ruptura institucional.
No habeas corpus, protocolado no dia 27 de agosto, os advogados pedem não apenas a suspensão da ação penal, mas também a revogação da prisão preventiva de Ferreira Lima. Segundo a defesa, o militar vinha seguindo as medidas cautelares sem descumprimentos e a prisão seria baseada em “alegações genéricas”.
Com informações de Metrópoles
