Gratidão: Família de idosa curada da Covid-19 presenteia profissionais da UPA Macaíba

Gratidão. Essa foi a palavra destacada pelos familiares de dona Maria Lopes, de 91 anos, curada da Covid-19, aos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento de Macaíba (UPA). Na tarde desta quinta-feira (04), o agradecimento veio em forma de presente. “Brindar esses profissionais foi uma maneira encontrada pela família de dizer muito obrigada, de mostrar reconhecimento por tudo que fizeram por nossa matriarca”, disse Fagner Miguel, neto de dona Maria.

Célia Crosfelt, diretora geral da UPA Macaíba, Liana de Lima, coordenadora de enfermagem e Maria Conceição, Assistente social, receberam as lembranças doadas em nome e para todos os trabalhadores da unidade. O Rio Grande do Norte acompanhou o drama da aposentada e de seus familiares. Foram dias tensos de medo e incertezas. Mesmo recebendo todos os cuidados na unidade de Macaíba, dona Maria precisava ser transferida para uma UTI de alta complexidade, de responsabilidade da rede estadual de saúde. Foi justamente esse o grande tormento.

Primeiro, a família precisou acionar a justiça para conseguir uma vaga na UTI do Hospital da Polícia, e depois encarou outro problema: a falta de ambulância para sua transferência, fato que durou quase 24h. As turbulências ocasionadas pelo Coronavírus já fazem parte do passado de dona Maria e família. Sua garra e determinação em vencer o vírus aliadas ao atendimento recebido pelos profissionais de saúde foram fundamentais para que essa história terminasse com um final feliz.

Por outro lado, os heróis reais da UPA de Macaíba seguem lutando contra o inimigo chamado Covid-19. O reconhecimento dos entes de dona Maria é o combustível necessário para que eles continuem se desdobrando para salvar vidas afetadas por essa guerra.