Prefeitura de Macaíba forma equipe técnica para gerenciar fluxo da feira livre

Nesta quinta-feira (09/04), em reunião realizada no Centro de Cultura, com distanciamento adequado entre os presentes, observando as normas de saúde em tempos de combate ao novo Coronavírus (COVID-19), a Prefeitura de Macaíba formou uma equipe técnica composta por funcionários de várias secretarias com o intuito de gerenciar o fluxo de feirantes e consumidores na feira livre da cidade, que passará por mudanças a partir do próximo sábado (11/04), tendo inclusive seu local de funcionamento alterado.

A feira irá funcionar no Parque Governador José Varela, popularmente conhecido como largo do Pax Club, no horário entre 5h e 12h. Haverá espaçamento mínimo de 1 metro e meio entre cada banca. Os feirantes deverão adotar e preservar condições de higiene em suas bancas, bem como disponibilizar álcool em gel 70% para seus clientes, mantendo sempre uma distância adequada no atendimento.

Não deverá haver consumo de bebidas alcoólicas e alimentos em geral no ambiente da feira. Ficará proibida a participação de feirantes em fase de gestação/lactação; com idade acima de 60 anos; ou portadores de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, asma e problemas cardíacos.

As mudanças tem como base o Decreto Municipal nº 1.932/2020, que segue as diretrizes contidas em decretos estaduais e recomendações de autoridades e especialistas em saúde nacionais e mundiais. Sendo assim, ficou definido que será permitida a instalação de bancas com vendas de peixes, carnes, grãos, frutas e verduras. Haverá um local pra Entrada, e outro pra saída. Para facilitar o controle de fluxo de entrada e saída de pessoas, evitando aglomerações, haverá uma viatura da Polícia Militar na entrada durante o horário de funcionamento da feira, além de um carro de som transmitindo orientações aos populares. Além disso, haverá vigilância noturna antes e durante a implantação das bancas. Não poderão ser instaladas bancas ou barracas fora do espaço da feira.

Já a equipe multidisciplinar da Prefeitura será dividida em cinco frentes de atuação: recebimento e liberação dos feirantes, controle na entrada, controle na saída, controle e fiscalização de recolhimento de bancas e equipe itinerante para circular entre as bancas transmitindo orientações e evitando situações que possam causar aglomerações. Todos os integrantes dessa equipe estarão com EPIs (equipamentos de proteção individual).

Assecom-PMM