Inscrições para Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais seguem até domingo

Seguem abertas até o próximo domingo (1º) as inscrições para o Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais (MPITE), pós-graduação do Instituto Metrópole Digital (IMD). O curso, que é gratuito, tem forte viés multidisciplinar, sendo voltado para profissionais de qualquer área de atuação. Ao todo, são ofertadas 33 vagas para o ano letivo de 2020.

As inscrições para o processo devem ser realizadas exclusivamente de forma online, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). O valor da taxa é de R$ 180. Além disso, do total de vagas ofertadas, três são destinadas a servidores efetivos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Para participar da seleção, os interessados devem preencher, integralmente, o formulário de inscrição e anexar os documentos estabelecidos no edital do processo seletivo, também disponível no Sigaa. Feito isso, o pagamento da taxa de inscrição deve ser efetuado até o dia 2 de setembro.

O deferimento das inscrições está previsto a ser publicado no dia 9 de setembro, no site do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), disponível neste link.

Etapas

O processo seletivo se divide em três etapas. A primeira consiste na prova de conhecimentos específicos, a ser realizada no dia 22 de setembro, que abordará temas correlatos à educação, tecnologias educacionais, inovação e metodologias ativas de ensino e aprendizagem.

A segunda etapa, que será executada entre os dias 21 de setembro e 11 de outubro, consiste na análise da proposta de trabalho enviada pelo candidato, além da avaliação do currículo Lattes. Já a última etapa do processo corresponde à apresentação e avaliação da proposta de trabalho, realizada entre os dias 18 e 22 de outubro.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 29 de outubro. O resultado de cada uma das etapas será publicada no portal do PPgITE.

Sobre o Mestrado

Criado em 2016, o PPgITE oferece um mestrado profissional que tem como foco contribuir para trazer instrumentos e metodologias inovadoras à sala de aula, capacitando seus alunos para que façam uso da tecnologia como ferramenta capaz de modificar a educação. Além disso, o mestrado profissional do PPgITE atualmente se constitui em uma das pós-graduações mais procuradas da UFRN.

Dividindo-se em duas linhas de pesquisa, Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais e Práticas Educativas com Tecnologias Digitais, o Programa oferece um mestrado que integra diversas áreas do conhecimento, logo se volta para um público multidisciplinar.

“A gente não consegue mais que apenas uma área resolva os problemas da educação, porque eles passaram a ser mais complexos. Sendo assim, não é só o profissional da educação que consegue resolvê-los. Nós vemos que se trata de questões muito mais complexas, que necessitam da expertise de diferentes profissionais”, enfatiza o coordenado do PPgITE, o professor Charles Madeira.

As aulas do curso de mestrado acontecem na sede do IMD, sempre às sextas-feiras e sábados, nos turnos da tarde e noite.

Ascom IMD