SEL apresenta delegação que representará o RN nos Jogos Escolares da Juventude

A Subsecretaria de Esporte e Lazer (SEEC/SEL) apresentou nesta quarta-feira (6) a delegação que representará o Rio Grande do Norte na fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude, maior competição estudantil do Brasil, que será realizada na cidade catarinense de Blumenau, de 16 a 30 de novembro. Pais, alunos, professores e autoridades lotaram o auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo, em Natal.

O secretário de Estado de Educação e Cultura, Getúlio Marques, e o subsecretário de Esporte e Lazer, Canindé de França, participaram da cerimônia de entrega do uniforme aos atletas, representados por Cecília e Júlio, da modalidade do vôlei de praia. No total, a delegação do Rio Grande do Norte estará composta por 213 integrantes de 13 modalidades nas categorias masculino e feminino de 12 a 17 anos.

A competição será dividida em três blocos e os primeiros atletas a embarcarem para Santa Catarina serão das modalidades de basquete, judô e luta olímpica, no dia 15. Depois, no dia 21, acontece a ida dos atletas das modalidades de atletismo, badminton, futsal e voleibol. O embarque do último bloco, nas modalidades de ciclismo, ginástica rítmica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez, será no dia 26.

Classificados pela segunda vez para a fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude, a dupla de vôlei de praia da Escola Estadual Josino Macedo, Gilson e Júlio, promete lutar por medalha. “Não tivemos muito sucesso na primeira participação, mas com a experiência adquirida esperamos jogar muito melhor e colocar o Rio Grande do Norte no pódio, pois nossa meta é voltar para Natal com a medalha no peito”, disse Júlio.

Os Jogos Escolares da Juventude já revelaram vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Além delas, nomes como Hugo Calderano, Raulzinho, Ana Claudia Lemos e Leonardo de Deus, que integraram o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, deram seus primeiros passos no esporte nos Jogos Escolares. Da delegação brasileira que participou dos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, 33 atletas entre 59 possíveis em 11 modalidades disputaram a maior competição escolar do país.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Coca-Cola, parceria da Ajinomoto e do Grupo Globo, e apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau e do Governo do Estado de Santa Catarina/Fesporte.

Informações da ASSESSORIA/SEEL