Rússia tenta desenvolver arma nuclear para destruir satélites com onda de energia massiva, dizem fontes - Informativo Atitude

Rússia tenta desenvolver arma nuclear para destruir satélites com onda de energia massiva, dizem fontes

 

Foto: Getty Images

A Rússia está tentando desenvolver uma arma espacial nuclear que destruiria satélites, criando uma enorme onda de energia quando detonada, potencialmente paralisando uma vasta faixa de satélites comerciais e governamentais dos quais o mundo abaixo depende para falar ao celular, pagar contas e navegar na internet, de acordo com três fontes familiarizadas com a inteligência dos EUA sobre a arma.

Estas fontes deram à CNN uma compreensão mais detalhada daquilo em que a Rússia está a trabalhar – e da ameaça que poderia representar – do que o governo dos EUA divulgou anteriormente.

O deputado republicano Mike Turner, de Ohio, presidente do Comitê de Inteligência da Câmara, desencadeou um frenesi em Washington na quarta-feira (14), quando emitiu uma declaração dizendo que seu painel “tinha informações sobre uma séria ameaça à segurança nacional”.

Na sexta-feira (16), o presidente Joe Biden tinha confirmado publicamente que Turner se referia a uma nova capacidade nuclear anti-satélite russa – mas as autoridades se recusaram firmemente a discutir mais o assunto, citando a natureza altamente confidencial da inteligência.

A arma ainda está em desenvolvimento e ainda não está em órbita, enfatizaram publicamente funcionários do governo Biden. Mas se for utilizada, dizem as autoridades, cruzaria um ponto de equilíbrio perigoso na história das armas nucleares e poderia causar perturbações extremas na vida cotidiana de formas difíceis de prever.

CNN Brasil

About The Author