Pacheco confirma que veto à desoneração da folha será votado nesta quinta (14) pelo Congresso - Informativo Atitude

Pacheco confirma que veto à desoneração da folha será votado nesta quinta (14) pelo Congresso

 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que o veto à prorrogação da desoneração da folha de pagamento será votado na próxima sessão do Congresso Nacional, marcada para quinta-feira (14). A declaração foi feita durante a sessão desta terça (12), em meio às articulações do governo para adiar a análise da matéria. A expectativa é de reversão do ato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Para o autor da proposta, o senador Efraim Filho (União-PB), deixar a análise da matéria para a próxima semana significa “assinar uma sentença de morte” para os setores desonerados. “Esse é um projeto de ganha-ganha. Ele é apoiado por quem produz, pelo setor produtivo, e ele é apoiado por quem trabalha”, afirmou.

A proposta da desoneração da folha de pagamento foi aprovada pelo Congresso em 25 de outubro. Quase um mês depois, em 23 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou integralmente o projeto.

O ato de Lula é contrário ao posicionamento de 84% dos deputados federais. Dos 513 parlamentares, 430 votaram a favor da proposta. O projeto também passou com facilidade no Senado, que analisou a matéria em votação simbólica, que acontece quando há consenso entre os parlamentares.

As entidades representantes dos 17 setores desonerados, dos trabalhadores e organizações da sociedade civil também fazem coro pela derrubada do veto de Lula. As centrais sindicais estimam que ao menos 1 milhão de vagas seriam perdidas se a desoneração deixasse de valer.

Com informações de R7

About The Author