Novo vereador de Natal liderou ocupações de escolas na capital - Informativo Atitude

Novo vereador de Natal liderou ocupações de escolas na capital

O presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire (PDT), deu posse ao novo vereador de Natal Pedro Gorki (PCdoB) na manhã desta sexta-feira (09), em cerimônia no Plenário Érico Hackradt, na sede do Legislativo Municipal. Gorki assume o mandato no lugar da vereadora Júlia Arruda (PCdoB), que está licenciada para assumir o cargo de titular da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

Participaram da solenidade vereadores, amigos, familiares e correligionários do novo parlamentar, que se solidarizou com as vítimas da covid-19, defendeu as vacinas, o apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS) e destacou a alegria de poder servir ao município na condição de legislador. “É um momento de muita felicidade estar mais uma vez servindo ao povo da minha cidade. Depois dos movimentos estudantis, chego agora à Câmara com a expectativa de trazer a bandeira da luta dos estudantes, dos jovens, do povo, da periferia, das minorias, da educação”, destacou Pedro Gorki, que, aos 20 anos, se torna o mais jovem vereador da atual legislatura.

Durante a sessão especial de posse, as vereadoras Divaneide Basílio (PT), Brisa Bracchi (PT), Nina Souza (PDT) e os vereadores Robério Paulino (PSOL), Herbert Sena (PL), Eribaldo Medeiros (PSB), Preto Aquino (PSD), Anderson Lopes (SDD), Milklei Leite (PV), Luciano Nascimento (PTB), Hermes Câmara (PTB), além da ex-vereadora e atual deputada federal Natália Bonavides (PT), saudaram o novo parlamentar, destacando a representatividade e trajetória de Gorki, que desde cedo atua nos movimentos dos estudantes e que, muitas vezes, coincidiu com as bandeiras e atuação dos outros vereadores. O vereador Felipe Alves (PDT) também prestigiou a solenidade.

Paulinho Freire, presidente da Casa, enfatizou que a presença de Pedro Gorki vai reforçar e qualificar ainda mais a atuação do Legislativo natalense. “Que ele possa somar ao trabalho dos vereadores. Reforçar suas lutas e bandeiras. É muito bom chegar um jovem idealista que vai qualificar e diversificar ainda mais a Câmara. Nos despedimos de Júlia Arruda acreditando que ela vai executar um excelente trabalho na secretaria do Governo”, frisou.

A vereadora Júlia Arruda, que deixa o mandato, enfatizou seu desejo de levar a experiência de 13 anos de atuação na Câmara para a pasta que está assumindo. “É um misto de emoções na expectativa desse novo cargo à frente da Secretaria do Estado. A parceria está aberta ao mandato e à Câmara. Só posso deixar meu agradecimento e minha expectativa de boa sorte e sucesso ao mais novo vereador, que certamente vai trazer toda sua energia, militância e experiência do movimento estudantil”, declarou.

Quem é Pedro Gorki

Pedro Lucas Gorki Azevedo de Oliveira nasceu no Bairro das Rocas, zona Leste de Natal, e é morador do bairro Cidade da Esperança, na zona Leste. Filho de ativistas da luta sindical e educacional, o jovem estudante começou sua militância no Movimento Estudantil em 2013, em meio às mobilizações contra o aumento da tarifa de ônibus em Natal e em defesa do passe livre para os estudantes.

Desde então, foi diretor de grêmios estudantis (Freinet e IFRN), liderou as ocupações de escolas no Rio Grande do Norte, presidiu a União Metropolitana de Estudantes Secundaristas – UMES e também a União Brasileira de Estudantes Secundaristas – UBES, quando conduziu, em 2019, uma série de movimentos estudantis que confrontaram a política educacional do atual Governo  Federal.

O movimento, conhecido como “Tsunami da Educação”, levou milhões de estudantes às ruas de todo o Brasil e milhares em Natal para protestar contra os cortes no orçamento das instituições federais de ensino.

Pedro Gorki já foi premiado e condecorado diversas vezes pelo seu ativismo social, destacando-se o prêmio Vozes da Resistência (Câmara dos Deputados), a Comenda Emmanuel Bezerra dos Santos (Câmara Municipal de Natal) e estampou a Revista Veja, que o apresentou como um dos 20 brasileiros de 20 anos com expectativas de se destacar na próxima década.

Em 2020, disputou sua primeira eleição municipal pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B) e obteve 1.250 votos, ocupando a primeira suplência do partido. Atualmente, Gorki é estudante de pedagogia da UFRN, pesquisador na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), coordenador do Centro Acadêmico de Pedagogia – Paulo Freire, tesoureiro da União Estadual dos Estudantes, dirigente da União da Juventude Socialista e militante da UNEGRO – União de Negros e Negras pela Igualdade e, agora, vereador de Natal.

Fonte: Portal Grande Ponto