Macaíba ganha sua 24ª Estratégia Saúde da Família

Em cerimônia realizada com participação do vice-prefeito, Auri Simplício; da secretária municipal de Saúde, Gisleyne Karla Medeiros; profissionais de saúde, lideranças comunitárias e populares, foi oficialmente entregue à população macaibense a 24ª Estratégia Saúde da Família (ESF) da nossa cidade na manhã desta segunda-feira (30/12).

Localizada na comunidade de Cidade Campestre, a unidade de saúde beneficiará também milhares de moradores de comunidades adjacentes como Bosque Brasil, Porto Brasil, Parque das Paineiras e Flamboyants. Para se ter uma ideia da estrutura de uma ESF, sua ativação exige uma abrangência de uma população de pelo menos 4 mil habitantes no entorno de atuação, explicou a coordenadora geral do setor no município, Irlia de Paula.

A estrutura mínima de uma ESF deve ser composta por uma equipe multiprofissional com médico (clínico-geral), enfermeiro, dentista, técnico de enfermagem,  técnico de saúde bucal, agente de saúde e auxiliar de serviços gerais.

“É uma grande bênção! A gente agora poder ter um posto de saúde. É rapidinho para se deslocar de nossas casas para cá, sem precisar ir a outro bairro de Macaíba.”, Declarou a senhora Genilda, mais conhecida como “Irmã Genilda”, moradora de Cidade Campestre e que estava sendo atendida pouco depois da entrega da unidade.

Posto de saúde de Bela Vista

Além da ESF de Cidade Campestre, a Prefeitura de Macaíba também garantiu o funcionamento do posto de saúde do bairro Bela Vista, que havia sido temporariamente desativado para receber diversas melhorias da Secretaria Municipal de Infraestrutura, como novas instalações elétricas, hidráulicas, climatização, pintura, dentre outros serviços e adaptações para melhor atender aos usuários, constituindo-se na segunda unidade de saúde da região.

Fotos: Márcio Lucas

Assecom-PMM