Irmãos Joesley e Wesley Batista se reúnem com Lula no Palácio do Planalto - Informativo Atitude

Irmãos Joesley e Wesley Batista se reúnem com Lula no Palácio do Planalto

Wesley Batista e Joesley Batista — Foto: Divulgação

Os irmãos Joesley e Wesley Batista participam nesta segunda-feira (27) de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. Eles foram vistos entrando na sede da Presidência pouco antes das 16 horas, embora a sua presença não conste na agenda do presidente.

Além dos irmãos Batista, que fazem parte do conselho de administração da JBS, Lula recebe representantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo). O foco da reunião é o impacto das enchentes do Rio Grande do Sul no setor.

Os irmãos Batista retornaram neste ano ao conselho de administração da JBS, que haviam deixado em 2017 após um escândalo de corrupção. Naquele ano, Joesley gravou uma conversa com o então presidente Michel Temer (MDB) antes de fechar um acordo de delação premiada no âmbito da Operação Lava-Jato. Eles chegaram a ser presos em 2017, mas acabaram absolvidos no ano passado.

Wesley e Joesley controlam a JBS por meio da holding familiar J&F. Eles têm investimentos também nas áreas de petróleo e gás, energia e mineração.

A JBS teve grande expansão na primeira década deste século por meio da chamada “política de campeões nacionais”, impulsionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu primeiro período no no Poder (2003-2010).

Esta não é a primeira vez que Lula tem contato com os irmãos Batista no atual mandato. Joesley esteve na comitiva brasileira liderada pelo petista durante a COP-28, em Dubai, nos Emirados Árabes, no fim do ano passado.

Neste ano, Wesley e Joesley guiaram Lula durante visita a uma planta da JBS em Campo Grande.

Valor Econômico

About The Author