Na véspera da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, foi às redes sociais criticar o atual patamar dos juros, que chamou de “estratosféricos”, e criticar medidas estudadas para corte de gastos públicos.
A notícia é do Metrópoles. “As conversas da mídia e seus economistas para cortar o orçamento público só recaem em cima daquilo que atinge o povo trabalhador e os pobres: pisos de saúde e educação, reajuste do salário mínimo, seguro desemprego, abono salaria, BPC…”, escreveu Gleisi nesta segunda-feira (4/11).
Ela completou: “Nada se fala dos juros estratosféricos, que vem aumentando a dívida, do sistema tributário injusto e concentrador de renda, das desonerações bilionárias. Dá uma tristeza!”.
Esta é uma semana decisiva tanto para a política fiscal quanto para a política monetária. Pelo lado fiscal, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que as medidas de revisão de corte de gastos públicos devem ser anunciadas ainda nesta semana. A pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro cancelou a viagem à Europa para focar na finalização da parte técnica do plano.
Esse texto foi copiado do Blog do Gustavo Negreiros. Para ter acesso completo a matéria acesse gustavonegreiros.com.br