Em Macaíba, Prefeitura promove premiação de projeto sobre universo circense nas escolas

O prefeito Fernando Cunha prestigiou a solenidade de premiação do projeto “O universo circense na educação: cultura, arte e literatura aliadas por uma escola melhor”, realizada nesta segunda-feira (16), no Arco-íris recepções, no Centro de Macaíba. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em 43 escolas da rede pública municipal macaibense durante o ano letivo de 2019.

No evento também estiveram presentes o secretário municipal e a secretária adjunta de Educação, Domingos Sávio de Oliveira e Ilka Fernandes; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gelson Lima; as vereadoras Edma Maia, Ana Catarina, Dadaia Ribeiro e o vereador Igor Targino. Durante a solenidade, o prefeito ressaltou as obras feitas pela Prefeitura na área da Educação.

“Me lembro muito bem que em 2001 nenhum colégio de Macaíba era credenciado pelo MEC (Ministério da Educação). Fizemos uma reestruturação e hoje todos os colégios são registrados, receberam reformas e novos equipamentos. Nós temos hoje também a Vila Olímpica, com uma série de equipamentos disponíveis para a população, a nova escola estadual de ensino médio de Traíras e a Escola Técnica de Mangabeira, trabalhos feitos com o apoio da Câmara de Vereadores”, declarou.

Dezenove escolas foram premiadas em seis ações desenvolvidas pelo projeto durante o ano letivo de 2019. As categorias foram “Lugar de circo é na escola”, “Assim eu vejo a alegria do circo”, “Concurso-desenho e pintura”, “I Festival de Teatro Escolar”, “Concurso literário” e “Gincana Literária”. Os prêmios foram cinco salas de leitura, com acervos literários e equipamentos mobiliários; trinta e quatro tablets; notebook e medalhas, troféus, placas de honra ao mérito e certificados para professores e estudantes.

As escolas vencedoras foram Alfredo Lira, Francisco Genival, Dayse Hall, Tancredo Neves e Pinheiro Borges; o Centro de Educação Infantil Damiana França, o Centro de Educação Rural Alfredo Mesquita Filho (CERU de Traíras) e o Centro de Educação Infantil Eunice Eugênia.

A cerimônia também contou com apresentações teatrais e homenagens foram feitas para os professores Lucivaldo Feitosa, pela contribuição nas atividades do projeto e na educação do município, e Itamar Carvalho, do CERU de Traíras, pelo desenvolvimento da oficina “Matemagia” com os alunos e alunas.

Fotos: Márcio Lucas

Assecom-PMM