Cúpula do Mercosul se reúne nesta quinta-feira em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Será realizada nesta quinta-feira (5), em Bento Gonçalves, no Vale do Vinhedos, Rio Grande do Sul, a 55ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados.

Durante o encontro devem ser feitas declarações presidenciais sobre desenvolvimento sustentável, turismo e combate a ilícitos transnacionais e à corrupção.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, participa da recepção dos Chefes de Delegação e da plenária nesta manhã.

À tarde, Bolsonaro participa da Cerimônia de Assinatura de Atos e da fotografia oficial dos Chefes de Delegação. Em seguida, oferece um almoço em homenagem às autoridades presentes.

A Cúpula do Vale dos Vinhedos encerra a presidência semestral brasileira do Mercosul.

Entre as ações com o Brasil à frente do bloco, estão a finalização de acordo com a Associação Europeia de Livre Comércio – EFTA, integrada por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein.

A  agenda externa também incluiu acordos com Canadá, Singapura, Líbano e Coreia do Sul, diálogos com Vietnã e Indonésia e, no plano regional, com Colômbia e a Aliança do Pacífico.

Na área econômica e comercial, os trabalhos no semestre abrangeram temas como Tarifa Externa Comum, facilitação de comércio, indicações geográficas, serviços financeiros, regulamentos técnicos, agenda digital e participação do setor privado.

Radioagência Nacional