Senadores dizem que pedido foi erro e recuam de quebrar sigilo da Jovem Pan - Informativo Atitude

Senadores dizem que pedido foi erro e recuam de quebrar sigilo da Jovem Pan

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado desistiu de pedir a quebra de sigilo bancário da rádio Jovem Pan nesta terça-feira (3). Os senadores disseram que foi um equívoco e retiraram da pauta. A ideia surgiu entre diversas quebras de sites bolsonaristas, mas foi amplamente criticada por entidades e autoridades.

“Inicialmente apenas para reparar o equívoco com relação a uma transferência de sigilo de uma emissora de rádio. Eu queria lamentar, dizer que isso aconteceu exatamente no recesso compulsório. E aproveito a oportunidade para retirá-lo, para que, de modo algum, possa eventualmente nada respingar numa coisa que preservamos, defendemos, sempre fizemos isso e vamos continuar a fazer: a liberdade de expressão”, declarou o relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL).

O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), também disse que foi um erro e que pode até não concordar com a linha editorial de uma empresa de mídia, mas que não pode haver retaliação por parte do colegiado.

A Fenaert (Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão) e a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), divulgaram uma nota conjunta de repúdio para contestar o pedido de quebra do sigilo bancário da Jovem Pan.

O relator da CPI justificou o requerimento porque o grupo Jovem Pan é um “grande disseminador de fake news” sobre a pandemia de covid-19. Eis a íntegra do documento (251 kB). Em resposta, a rádio diz que a empresa nunca disseminou fake news em seus mais de 77 anos de existência.

A rádio Jovem Pan lançou um comunicado em sua programação na segunda-feira (2) para contestar o pedido de quebra do sigilo bancário. Em um texto de tom crítico, o jornalista e locutor aposentado Joseval Peixoto afirma que a “acusação de Calheiros não se enquadra no fato determinado para a criação da CPI”.

Poder 360

Fonte: Blog do Gustavo Negreiros