Potiguar Ítalo Ferreira consegue ouro em pré-olímpico no Japão

O potiguar Ítalo Ferreira, 25, conseguiu o ouro neste domingo (15) nos Jogos Mundiais da Associação Internacional de Surfe (ISA), na praia de Kisakihama, no Japão. Ele superou o bicampeão mundial Gabriel Medina, que ficou com o bronze.

O detalhe dessa vitória é que Ítalo Ferreira enfrentou uma série de dificuldades para disputar este campeonato. O passaporte dele foi furtado; ele chegou atrasado no primeiro dia de competição; e teve de entrar na água de bermuda jeans e prancha emprestada.

Na primeira bateria que disputou, Ítalo chegou com apenas 8 minutos restantes, e ainda conseguiu conquistar o primeiro lugar. “Estou tão cansado que foram muitas manobras com muitos momentos emocionais. Eu apenas tentei mostrar o meu melhor surfe”.

Apesar das condições do mar, consideradas ruins, o potiguar ainda conseguiu uma nota 10 que lhe garantiu a vitória. O norte-americano Kolohe Andino foi o segundo colocado na competição masculina.

O ouro de Ítalo e o bronze de Medina garantiram ao Brasil o ouro por equipes no torneio. Há 19 anos que o Brasil não levava o ouro nesse campeonato. A última vez foi em 2000. O Brasil também levou prata no feminino, com Silvana Lima.

OP9