Operação Luz na Infância é deflagrada no RN, DF e em outros 13 estados

A 5ª fase da Operação Luz na Infância foi deflagrada na manhã da última quarta-feira, 4, no Rio Grande do Norte, Distrito Federal, 13 outros estados brasileiros e seis países. As ações coordenadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública contaram com a participação da Polícia Federal e das Polícias Civis e agentes da lei dos países envolvidos.

Desde as primeiras horas da manhã, os policiais cumpriram 105 mandados de busca e apreensão de arquivos com conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual praticados contra crianças e adolescentes. A operação está sendo acompanhada peço Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília.

No Brasil, as ações policiais ocorreram, além do RN e do DF, nos estados do Amazonas, Amapá, Alagoas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo, 656 pessoas, entre policiais e agentes da lei, estiveram envolvidos no trabalho de investigação.

OPERAÇÕES ANTERIORES 

Em 2017, na primeira fase da Operação Luz na Infância, foram cumpridos 157 mandados de busca e apreensão de computadores e arquivos digitais, sendo 108 pessoas presas. Em 2018, já na segunda fase, as Polícias Civis dos Estados cumpriram 579 mandados de busca, resultando na prisão de 251 pessoas. Também em 2018 foi deflagrada a terceira fase no Brasil e na Argentina, com o cumprimento de 46 prisões. Já em março deste ano, a quarta fase foi deflagrada em 26 estados e no DF, resultando no cumprimento de 266 mandados e 141 prisões.