Novo mutirão da Prefeitura de Macaíba contra o glaucoma atende mais de 540 pacientes

A Prefeitura de Macaíba realizou o novo mutirão contra o glaucoma nesta segunda-feira (07) e nesta terça-feira (08/10), no Pax Club. Desta vez, mais de 540 atendimentos a pacientes do município foram realizados na grande ação, que a partir de agora é totalmente viabilizada com recursos próprios.

O objetivo do mutirão é combater a doença por meio da identificação precoce. O glaucoma é uma doença silenciosa capaz de causar cegueira irreversível. Os pacientes que participaram da ação de saúde estão cadastrados para passar por uma avaliação de seu quadro clínico.

O público-alvo é formado por pessoas com idades acima dos 30 anos, com histórico de Glaucoma na família, pressão intraocular (PIO) elevada, diabéticas, com alto grau de miopia, que fazem uso prolongado de esteroides e com histórico de trauma ocular.

Quando diagnosticada alguma anormalidade relacionada à doença, os pacientes são medicados e passam a receber acompanhamento oftalmológico. A cada três meses, eles serão submetidos a uma nova consulta, recebendo então nova medicação antiglaucomatosa. Cirurgias também poderão ser feitas em caso de necessidade.

O próximo mutirão está previsto para acontecer no início de janeiro de 2020, no mesmo local. Para participar, a pessoa deverá ter uma receita e um encaminhamento médico (caso seja a 1ª vez) e apresentar os originais e as cópias de seu RG, CPF, Cartão do SUS de Macaíba e comprovante de residência de Macaíba no posto de saúde mais próximo de sua casa ou na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

Fotos: Márcio Lucas

Assecom-PMM