MACAÍBA MAIS UMA VEZ GANHA SELO UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer os avanços e garantias dos Direitos de Crianças e Adolescentes em Municípios do Semiárido e da Amazônia legal brasileira.

A gestão de Dr. Fernando frente ao município de Macaíba vem trabalhando com avanços e melhorias para nossas crianças e adolescentes, ganhando o Selo UNICEF em todas as edições que participou. No entanto, a edição do Selo UNICEF 2017-2020, trouxe um grande desafio no momento mais delicado do período das ações “finais”. A pandemia mundial de COVID19, modificou bruscamente planos, metas e ações no contexto social. Afastou nossas crianças e adolescentes de escolas, das ONGs e do convívio com a rede de proteção. Não obstante, a luta para garantir os direitos dessas crianças e jovens foi intensificada. O desejo de garantir qualidade de vida digna as crianças e adolescentes sempre contou com a gestão pública, que muito bem cumpriu seu papel social.

Macaíba conta com uma grande rede de apoio, envolvendo Educação, Assistência Social, Saúde, Cultura, entre outras secretarias. Contudo, os gestores do município, pensando sempre no bem estar de nossas crianças e adolescentes e considerando que a Educação pode contribuir para transformar as vidas de crianças e adolescentes optou por nomear uma representante da educação para ser articuladora do referido Selo. Nessa perspectiva, a professora e especialista em psicopedagogia, Sthephany dos Santos Lima, servidora da Secretaria Municipal de Educação, recebeu a missão de dar continuidade a edição 2017/2020, junto ao Gestor de Políticas Públicas, Iago Oliveira, servidor da Secretaria de Assistência Social, que atuou como mobilizador.

A equipe conduziu os trabalhos de maneira intersetorial com as secretarias, o que favoreceu para esse grande momento, a certificação do Selo UNICEF, que envolveu não só as crianças, adolescentes e escolas, mas, principalmente as famílias.

Promover o desenvolvimento social, intelectual e cultural foi o maior objetivo do município nessa empreitada. Proporcionar as nossas crianças e adolescentes o sentimento de pertencimento como munícipes; encorajá-los a participarem da luta pelos seus direitos, reconhecendo seus deveres foi nossa bandeira.

No estado do Rio Grande do Norte foram 156 municípios participantes dos quais apenas 53 foram certificados.

Portanto, tendo sido Macaíba o único município da sétima região a aderir (fazem parte também Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz) a mais uma edição do Selo UNICEF, hoje, 08 de dezembro de 2020, data em que comemoramos a padroeira da nossa cidade, temos o orgulho de comemorarmos também esse grande feito “a certificação do Selo UNICEF” para o município de Macaíba. Agradecemos a gestão de Dr. Fernando, a todos os técnicos envolvidos que confiou na missão de que Macaíba continuasse sendo reconhecido por seu trabalho e dedicação para com as crianças e adolescentes de nossa cidade. Que o trabalho continue!