VOLTANDO COM TUDO
No mês passado, tive que dar uma pausa nos bastidores, pois estava muito envolvido em alguns projetos empresariais que tomaram tempo e não me deixaram muito espaço para escrever sobre a política local. Mas é bom salientar que estamos de volta ao jogo político e vamos continuar, fazendo projeções sobre os cenários municipal, estadual e federal. Os bastidores trazem informações de uma forma irreverente e bem-humorada. Os outros até tentam copiar, mas isso é algo impossível, pois só existe um Lindoarte Lima. Uma boa leitura a todos.
PERDIDO
Tem vereador(a) que anda meio perdido(a) igual a marinheiro de primeira viagem, que ainda não acompanha o balanço do mar. Para esses vereadores que estão nos seus primeiros mandatos, é bom abrir bem os olhos, pois o cargo de vereador é, sem sombra de dúvidas, uma conquista, pois para muitos é a realização de um sonho que consumiu muito esforço, suor e lágrimas. Mas é bom lembrar para essa turma, que o cargo de vereador não é vitalício e que daqui a 03 anos e 07 meses eles estarão passando por um sufoco menor ou maior do que passaram em 2024.
OPOSIÇÃO APAGADA
A oposição hoje está apagada em Macaíba, além de ter tido um desempenho pífio nas eleições de 2024, fazendo apenas dois vereadores. O único que ainda é visto se movimentando é o ex-empresário e atual vereador Reginaldo dos Ônibus. Que, de tanto espernear, ganhou o apelido de doido.
QUASE
Quem estava sonhando em assumir a cadeira de vereador era Pai Santo, primeiro suplente da oposição. A oportunidade poderia surgir com o nascimento do segundo filho da vereadora Luciana, mas segundo informações que chegam ao nosso site, Luciana teria comentado que não pretende tirar a licença maternidade, deixando Pai Santo mais uma vez com um gostinho de quase.
COTADA
Quem estaria cotada para disputar uma vaga como deputada estadual seria a atual Presidente da Câmara, Érika Emídio, apesar das especulações de lideranças e observadores da política local, a atual Presidente descartou essa possibilidade para 2026 e afirmou o compromisso dela e do irmão com à reeleição de Kléber Rodrigues. Em 2024, Érika entrou para a história do município como a vereadora mais votada de Macaíba.
O VENDEDOR DE SONHOS
Se existe um homem que conseguiria vender areia no deserto, esse homem seria Odilon. O ex-secretário de Tributação vendeu a ilusão da vitória de Netinho para prefeito de Macaíba a várias pessoas, entre elas ao ex-empresário Reginaldo e a “Meu Chuchuzinho” (Auri Simplício). Alimentado pelo sonho de permanecer mais 04 anos como secretário, Chuchuzinho (Auri) teve uma reunião com Netinho, firmando o compromisso de apoiar a sua candidatura a Prefeito. Esse anúncio seria feito alguns meses depois, mas a reunião de Auri foi vazada, obrigando o secretário a antecipar seu pronunciamento de rompimento 05 meses antes do previsto. Só Deus e mais ninguém sabe como ficou o coração de Meu Chuchuzinho, quando pegou uma calculadora e somou 10 meses de salários perdidos e mais 04 anos que viriam.
O VENDEDOR DE SONHOS II
O pior é que o danado conseguiu até mesmo convencer a irmã, a ex-prefeita Odileia Mécia, a ser vice na chapa encabeçada por Netinho. Após a derrota, Odileia ficou traumatizada e teria jogado a culpa no irmão por tê-la colocado nessa laranjada. Reza a lenda que a relação entre os irmãos ficou meio arranhada, após as eleições de 2024.
SE SALVOU
O único que ainda se salvou foi o ex-empresário e atual Vereador Reginaldo, batizado pela Câmara e no meio político como “O Doido”. Reginaldo foi o único que conseguiu a vitória, mas essa vitória também seria conquistada no PODEMOS, partido do qual o vereador sairia vitorioso se não tivesse rompido com o atual Prefeito. Reginaldo se elegeu, mas somente Deus sabe o sufoco que ele passou para conseguir essa vitória.
INTRIGADOS
Fontes confirmam ao nosso site que Odileia e Netinho saíram brigados após as eleições de 2024. Essas mesmas fontes confirmam que ambos tiveram vários atritos durante o período eleitoral, e que, em uma eventual vitória da chapa Netinho e Odileia, o rompimento entre ambos seria algo inevitável.
ACONSELHAMENTO
Bob Filho (Emídio Júnior) tem sido aconselhado a declarar ou pelo menos sinalizar de forma antecipada um possível apoio à pré-candidatura a governo do Prefeito Allyson de Mossoró. Allyson é visto por muitos como um nome forte para a disputa ao governo de 2026.
GUERRA SILENCIOSA
Nos bastidores da política local, uma guerra que era pública passou a ser silenciosa e essa guerra é travada entre o Iluminado (Denilson Gadelha) e a vice-prefeita, Raquel Barbosa. O silêncio de ambos deve-se certamente ao respeito que ambos têm pelo Prefeito, que tem deixado claro que só vai manifestar e apresentar seu sucessor, após o pleito eleitoral de 2026.
CONTOS
No próximo Bastidores, estaremos trazendo os contos de Macaíba. Acredito que muita gente vai morrer de rir com as histórias que serão lançadas pelo nosso site. Lembrando que essas histórias são do meu futuro livro, intitulado ‘Bastidores da Política: A História que Ninguém Contou’.