Descarte irregular de óleo em pia causa “infarto” em rede de esgoto - Informativo Atitude

Descarte irregular de óleo em pia causa “infarto” em rede de esgoto

Uma campanha da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) alerta para o descarte irregular do óleo de cozinha. A gordura causa um “infarto” nas tubulações, a exemplo do que acontece com a obstrução de artérias que levam oxigênio ao coração.

Nos canos da rede de esgotamento, o óleo não se dilui com a água e endurece, formando uma crosta. De quebra, o lixo sólido que passar pelo caminho acaba grudando. Resultado: o mau hábito corriqueiro ocasiona sérios transtornos ao sistema de esgotamento sanitário.

Para evitar o problema, a Caern orienta o recolhimento do óleo em garrafas pets e destinar para as associações de reciclagem que recolhem a substância.

A instalação e manutenção de uma caixa de gordura nas residências também pode ajudar a amenizar o problema.

Nesta terça-feira (1º), a companhia lança o programa Esgotamento Legal, no Conselho Comunitário de Potilândia, Zona Sul de Natal, às 15h.

A companhia irá apresentar pontos de coleta e promover atividades socioambientais para tratar do assunto. Na Zona Norte da cidade, o evento está marcado para terça (8), às 15h, na Associação de Idosos Julieta Barros.

OP9