Bombeiros esperam controlar fogo na Serra do Lima nesta quinta-feira.

 

O Corpo de Bombeiros Militar, a Defesa Civil Estadual e dezenas de voluntários conseguiram controlar parte do incêndio florestal que atinge a vegetação na Serra do Lima, na cidade de Patu, Região Oeste do estado.

No início da manhã desta quinta-feira (19), o coronel Monteiro Junior, comandante geral do CBMRN, explicou que o incêndio estava praticamente controlado. “Estamos trabalhando incansavelmente desde segunda-feira (16) e acreditamos que esse sinistro não passa de hoje”, esclareceu Monteiro.

Apesar dos focos já terem sido controlados, os bombeiros devem permanecer no local para monitorar a possível volta do fogo. “O incêndio florestal é o pior tipo de se combater. Ele acontece em três formas: o de copa, que se dá em cima das árvores, o de superfície e o subterrâneo, que acontece sob a terra, a partir do material orgânico que recebeu muita temperatura e fica queimando embaixo”, disse o comandante

Ainda de acordo com o comandante, após o fim da operação é que terá início o trabalho da perícia para tentar identificar a causa do incêndio. Já são mais de 60 horas de combate ao fogo. Durante toda noite e madrugada, os militares e voluntários subiram a Serra em equipes de combate e conseguiram debelar vários focos.

Na manhã desta quinta-feira (19), os bombeiros estão realizando o monitoramento da área e aguardam drones e outros equipamentos da Secretaria de Segurança e da Defesa Social (SESED) que irão auxiliar no fornecimento de dados das áreas atingidas. Não há vítimas e nem danos em edificações.

OP9