Bastidores da Política Nacional em…”Últimos Acontecimentos” - Informativo Atitude

Bastidores da Política Nacional em…”Últimos Acontecimentos”

A ex-senadora Simone Tebet (MDB), atual ministra do Planejamento, voltou a ser mencionada no Palácio do Planalto para ocupar o lugar de Marina Silva, cuja saída do Ministério do Meio Ambiente tem sido dada como inevitável, após reagir mal ao esvaziamento da pasta após a Câmara alterar a MP da Esplanada. Tebet chegou a ser oferecer para o Ministério no Meio Ambiente e Lula gostava da ideia. Mas Marina, à época, bateu o pé e não aceitou nada além do cargo que ocupa agora.

ISOLADA

Antes de perder poder, Marina rompeu com o líder do governo, senador Randolfe Rodrigues, que abandonou o Rede e deve ir para o PT.

ESCANTEIO

Lula também esvaziou atribuições do Planejamento antes de entregá-lo a Tebet, que, sem Meio Ambiente, preferia Desenvolvimento Social.

JOGO DE CADEIRAS

A presidente da comissão de constituição e justiça do Senado, Simone Tebet.

Ao contrário de Marina, Simone “cisca para dentro” do governo e não torna pública eventual insatisfação interna. Ganhou pontos no Planalto.

GOVERNO MINORITÁRIO

Os cálculos do presidente Lula são ainda mais pessimistas que a estimativa dos líderes. Ele disse em São Paulo que só há 136 deputados “de esquerda”, quase um quarto do total. Os líderes contam em 144.

SABE DE NADA

Apesar de o Senado de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) insistir que a maioria da população seria “a favor da regulação das redes sociais”, pesquisa no site do próprio Senado, no e-Cidadania, aponta que mais de 424 mil pessoas (55%) rejeitam o projeto da censura (PL 2630/20).

DIREITO DE ESCOLHA

O ex-presidente Jair Bolsonaro evitou criticar a indicação de Lula (PT) do advogado Cristiano Zanin para vaga no Supremo Tribunal Federal. Disse apenas que “a indicação é de competência privativa do presidente”.

RELAÇÃO ESTREMECIDA

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), deixou clara a insatisfação do Legislativo e avisou: “não haverá nenhum tipo de sacrifício dos parlamentares” pelo governo Lula (PT) no futuro.

Deputado Elmar Nascimento (BA), líder do União Brasil na Câmara dos Deputados

SEGUNDO CÉREBRO

O deputado José Medeiros (PL-MT) ironizou, no Twitter: “só após descobrir recentemente que o intestino é uma espécie de segundo cérebro é que passei a compreender gente como o milionário do Psol”.

OUTRO, NÃO

Marcos do Val (Pode-ES) quer o Senado barrando o nome de Cristiano Zanin, amigo e advogado de Lula, para o STF: “Já basta o ministro Alexandre de Moraes seguindo com suas ações inconstitucionais”.

ATO EM CURITIBA

Eleito deputado federal mais bem votado do Paraná, com 344 mil votos, Deltan Dallagnol realiza ato contra decisão da Justiça Eleitoral que cassou o mandato. Será neste domingo (4), em Curitiba (PR).

 

About The Author