VEJA O VÍDEO: Depoimento de Controlador do Estado complica governo em CPI da Covid na ALRN - Informativo Atitude

VEJA O VÍDEO: Depoimento de Controlador do Estado complica governo em CPI da Covid na ALRN

 

Convidado pelo deputado Francisco do PT, o Controlador Geral do Estado, Pedro Lopes, terminou por complicar a vida do Governo em seu depoimento na CPI da COVID/RN nesta quarta-feira, 18 de agosto.

Ao responder uma pergunta do Líder do Governo, o Controlador explicou que “Quando um processo tem problema de desvio de recursos públicos, ele tem algumas características. Por exemplo, quando alguém quer receber uma vantagem indevida e pede uma propina, então isso, de alguma maneira, é transferido para o contrato, ou por via do aumento de preço normal ou por via de uma entrega inadequada de produto ou ENTREGA DE PRODUTO FORA DA ESPECIFICAÇÃO”.

Em um momento seguinte, o Controlador voltou a afirmar: “quando há improbidade ou há esse sobrepreço ou superfaturamento, ou há a não entrega do produto ou a ENTREGA DE PRODUTO COM A QUALIDADE MUITO INFERIOR”.

Ocorre que em um depoimento na última sessão da CPI da Covid/RN, ocorrido na terça-feira, 17, a servidora Elaine Costa afirmou que deu um parecer desclassificando a empresa Leão Serviços e Comércio em uma das compras feitas durante a Pandemia, exatamente pelo fato da empresa não entregar o material que foi especificado no Termo de Referência e na proposta apresentada, entregando um de menor qualidade técnica. Mesmo com este e outros dois pareceres no processo, inclusive da Controladoria, recomendando a não contratação da Leão e Serviços, ela foi contratada, sem licitação, por mais de um milhão e duzentos mil reais.

A Empresa Leão Serviços e Comércio é investigada na Paraíba, onde tem sede, por suspeita de superfaturamento na venda de produtos para a Prefeitura da cidade do Conde.