Pioneirismo: Macaíba sediará 1ª Copa Quilombola Intermunicipal de Futebol Amador do RN

Representantes das equipes e organização reunidos para detalhamentos da competição

O futebol como instrumento de promoção à tolerância e quebra preconceitos. É com esse objetivo que será realizada a 1ª Copa Quilombola Intermunicipal de Futebol Amador do RN. A competição pioneira acontecerá especialmente no quilombo de Capoeiras, maior remanescente de negros do estado do Rio Grande do Norte, situada no município de Macaíba, a partir do dia 25 de janeiro.

Idealizada pelo jornalista Sérgio Nascimento e organizada por jovens da localidade, a Copa contará com a participação de 14 equipes tradicionais do futebol amador dos municípios de Macaíba, Bom Jesus e Vera Cruz. Contundo, há expectativa de que atletas amadores de várias partes do estado defendam os times participantes.

É a primeira vez, no RN, que se tem notícia de um campeonato de futebol intermunicipal realizado numa comunidade negra, sobretudo com a proposta da inclusão e combate à discriminação. Todo o certame será disputo nos dois campos de futebol do quilombo Capoeiras, nos sábados à tarde e no domingo pela manhã. O jornalista Nascimento falou sobre o projeto.

“A história afirma aos brasileiros a forte parcela de contribuição do povo africano na formação da cultura nacional. E, como não podia deixar de ser, no futebol, esporte mais popular do país e de forte expressão da cultura brasileira, o negro também teve participação importantíssima. Pensando nisso, idealizamos esta competição com o objetivo da conscientização pela igualdade racial, pelo não à discriminação no campo esportivo e em sociedade”.

Outro ponto destacado pela organização é o fato de que o evento vai proporcionar geração de renda para a população de Capoeiras e outras regiões. “Muita gente está ligando querendo saber do início da competição para organizar seus produtos para vender nos dias de jogos. O vendedor de sorvete, de bebidas, do churrasquinho, o dono do bar, da cigarreira, enfim, todos ganharão com a promoção da competição. Será uma forma de incrementar a renda neste momento de dificuldade econômica nacional”, pontuou Sérgio.

Capoeiras dos Negros

Localizada na área rural de Macaíba e distante aproximadamente 65 km de Natal, é considerada a maior comunidade quilombola do estado do RN. Atualmente, conta com uma faixa 350 a 400 famílias em seu território. Formada no século XIX por negros libertos do interior do estado, Capoeiras, no campo futebolístico, detém a marca de ser um dos centros mais forte da modalidade no município de Auta de Souza, inclusive o atual campeão macaibense é o Bangu do referido lugar.