FAZ O L: Problema da Uber”, diz Ministro do Trabalho sobre eventual saída da empresa - Informativo Atitude

FAZ O L: Problema da Uber”, diz Ministro do Trabalho sobre eventual saída da empresa

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho disse que uma eventual saída da Uber do Brasil não causará problemas aos brasileiros, já que outras empresas do setor ocuparão esse mercado.  Ele participou nesta 4ª feira (4.out.2023) da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados.

“A Uber não vai sair do Brasil porque o número 1 da Uber é o Brasil. Se caso queira sair, o problema é só da [empresa], porque os concorrentes ocuparão esse espaço”,disse aos deputados.

O ministro disse que a jornada dos motoristas de aplicativos apresentam condições análogas à escravidão. Ele defendeu que a regulamentação do setor tem que assegurar o pagamento de um salário mínimo, o excesso da jornada de trabalho e a previdência e proteção social.

Marinho mencionou que o governo está mediando as negociações entre os aplicativos, entregadores e motoristas. Ele ressaltou que os aplicativos de entrega e os motociclistas não estão conseguindo chegar a um consenso.

“As empresas estão muito vorazes nesse processo de enriquecimento e de apropriação da força desse trabalho e não estão aceitando as reivindicações desses trabalhadores”, disse.

Quinta feira, 09 de Julho de 2020/Natal/Especial- Entregador por aplicativo/
Repórter Mariana Ceci
Foto.Magnus Nascimento

O aplicativo de transportes foi condenado pela Justiça do Trabalho a contratar todos os motoristas ativos em sua plataforma e a pagar R$ 1 bilhão em danos morais coletivos. Segundo a decisão da 4ª Vara do Trabalho de São Paulo, a empresa sonegou direitos mínimos e deixou seus colabores sem proteção social.

A empresa informou que vai recorrer da decisão da Justiça do Trabalho e que não vai adotar nenhuma das medidas ordenadas até que os recursos sejam esgotados.

O Grande problema é que grande parte dos trabalhadores destes aplitaivos são contra essa regulação proposta pelo governo.

Com informaçoes do Poder 360

About The Author