Brasil está perto de ter embaixador na Coreia do Norte após 4 anos - Informativo Atitude

Brasil está perto de ter embaixador na Coreia do Norte após 4 anos

Foto: Divulgação

Quatro anos depois, o governo brasileiro está perto de ter novamente um embaixador na Coreia do Norte. O diplomata Luis Felipe Fortuna não consegue voltar para o país desde janeiro de 2020, início da onda de Covid.

Fortuna é embaixador da Coreia do Norte desde dezembro de 2018, final do governo Temer. Quando a Coreia do Norte fechou as fronteiras do país no começo de 2020, o diplomata estava de férias no Brasil. Desde então, o embaixador está em Seul, capital da Coreia do Sul.

A Embaixada da Coreia do Norte em Brasília indicou recentemente que concederia um visto diplomático ao embaixador. A expectativa é que Fortuna retorne à capital Pyongyang em breve.

A relação entre as Coreias voltou a se desgastar nos últimos dias. Na quarta-feira (29/5), a imprensa estatal norte-coreana confirmou que o governo enviou cerca de 250 balões com lixo e fezes à Coreia do Sul, o que classificou de “presente de sinceridade”.

Segundo o comunicado, a medida foi uma retaliação a balões enviados por sul-coreanos que chegam à Coreia do Norte com panfletos anti-Pyongyang, rádios, alimentos e pen drives com músicas k-pop.

Guilherme Amado – Metrópoles

About The Author