
As competições da XIII Olimpíadas Especiais das APAEs do RN de 2025 continuaram na manhã desta sexta-feira (01), no ginásio poliesportivo Edilson de Albuquerque, movimentando e emocionando todos os presentes com as finais de futsal, capoeira e bocha. Já no início da tarde, foi realizada a solenidade de encerramento, com a entrega das medalhas dos atletas que subiram ao pódio e, por fim, o show musical com a cantora local, Paulinha Medeiros.
O evento é promovido pela Federação das APAEs do Rio Grande do Norte, com o apoio integral da prefeitura de Macaíba e tem como objetivo fortalecer a inclusão e a autonomia das pessoas com deficiência por meio do esporte, promovendo o protagonismo e o desenvolvimento físico e social dos atletas.
Além de movimentar cerca de 235 atletas com deficiência intelectual e múltipla e profissionais que atuam nas APAEs de todo o Estado. O evento foi um grande sucesso em nossa cidade, que foi sede pela primeira vez e deixou um capítulo gravado na memória de quem participou direta ou indiretamente.
O prefeito Emídio Jr. prestigiou a solenidade e abriu aspas: “Ficamos muito felizes com o que vimos nesses dois dias de Olimpíadas, atletas, familiares e profissionais das Apaes, juntamente com nossa equipe da Prefeitura comprometidos para fazer o melhor, com momentos de integração e de superação de limites. Nossa cidade é referência em inclusão e vivenciar essa experiência, com representações de todo o Estado, ficará marcado nas nossas memórias e na história de Macaíba”.
Tatiana Benévolo, presidente das APAEs no RN elogiou o empenho e a performance dos atletas e expressou sua gratidão a todos que auxiliaram na realização edição exitosa: “Vocês são gigantes! Parabéns! Macaíba foi o melhor lugar para fazer essas olimpíadas com vocês. Comprovou que aqui dava certo. Quero agradecer a todos os professores, ao prefeito Emídio, à federação, aos nossos patrocinadores, muito obrigado!”
Estiveram presentes ao lado do prefeito no ensejo: os vereadores Érika Emídio (presidente da Câmara Municipal), Edi do Posto e Venício Filho.
Fotos: Edeilson Morais
Secom-PMM
