Prefeitura entrega kits para gestantes de Macaíba

A Prefeitura de Macaíba promoveu a solenidade de encerramento da Semana do Bebê 2019, na tarde desta quarta-feira (23), no centro de convivência Pax Club. O prefeito Fernando Cunha prestigiou o evento ao lado das secretárias municipais de Trabalho e Assistência Social, Andrea Carla Ferreira e de Saúde, Gysleine Karla; da coordenadora do Selo UNICEF em Macaíba, Glória Bezerra e Renata Dutra Simplício, coordenadora do NASF.

Na oportunidade foram entregues 50 kits de gestantes para mães macaibenses, com vários itens, banheira, toalha, bolsa, colônia, sabonete entre outros. Também foi realizada a escolha do “Bebê Prefeito” da campanha.  Os critérios para a escolha foram a realização do pré-natal com no mínimo sete consultas, a amamentação contínua do bebê e os fatos dele ter nascido em Macaíba, de parto normal e ter sido registrado no cartório dias após o nascimento.

O vencedor foi Iago Soares Passos, que nasceu na última segunda-feira (21). Maria das Vitórias Soares, 25 anos, moradora de Mangabeira e mãe de Iago aprovou a iniciativa da Prefeitura e destacou o atendimento que recebeu das equipes da administração municipal durante a gestação. “Gostei muito, o atendimento foi ótimo. É muito emocionante para as mães de Macaíba, de Mangabeira”, declarou.

O título “Bebê Prefeito” simboliza o compromisso com a garantia dos direitos das crianças do município e incentiva as mães a realizarem o pré-natal. o aleitamento materno e o registro civil. O objetivo da Semana do Bebê é enfatizar os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem estar das crianças até os seis anos de idade, permitindo o seu desenvolvimento integral.

Uma série de atividades foram promovidas para as gestantes durante a Semana como ensaio fotográfico, capacitação sobre primeiros socorros para mães, ministrada pela equipe do SAMU, oficina sobre aleitamento materno, introdução alimentar saudável e treinamento com fonoaudióloga.

As Estratégias de Saúde da Família de Macaíba realizaram ações relativas à ação, tanto na zona urbana como na zona rural do município. O trabalho da Prefeitura na Semana é resultado das discussões e desenvolvimento de ações da Comissão do Selo UNICEF 2017-2020, atitude integrada entre as várias secretarias municipais.

Macaíba conquistou a última edição do Selo UNICEF Município Aprovado 2013-2016 devido às ações para a melhoria dos índices de qualidade de vida das crianças e dos adolescentes desenvolvidas pela Prefeitura. O município também recebeu o Selo na edição de 2008, na segunda administração do prefeito Fernando Cunha.

Fotos: Márcio Lucas

Assecom-PMM