MUNDO: Autoridades de saúde da Suécia estão sob proteção policial após ameaças de morte - Informativo Atitude

MUNDO: Autoridades de saúde da Suécia estão sob proteção policial após ameaças de morte

Ameaças têm sido registradas desde os primeiros tempos da pandemia. A Suécia manteve lojas, restaurantes, cafés, creches e escolas do ensino primário abertas e não introduziu a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Imagem do metrô de Estocolmo em 7 de janeiro de 2021 — Foto: Jessica Gow/Reuters

A partir desta sexta-feira (19), diversos integrantes da Autoridade Nacional de Saúde Pública da Suécia passam a atuar sob proteção policial: a decisão foi tomada diante da escalada de episódios de ameaças de morte dirigidas contra funcionários da agência, que é o órgão responsável pela controversa estratégia sueca de combate ao Covid-19.

“Você merece ser punido”, diz o texto de um email direcionado a Anders Tegnell, epidemiologista-chefe da Suécia e principal arquiteto do plano de ação contra o novo coronavírus: “De preferência, ser fuzilado ao vivo na SVT (TV pública sueca)”.

Ameaças têm sido registradas desde os primeiros tempos da pandemia, em face da dissonante estratégia adotada pelas autoridades suecas. Ao contrário da maioria dos países, a Suécia manteve lojas, restaurantes, cafés, creches e escolas do ensino primário abertas e não introduziu a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Fonte: G1