O poeta Swammy Hwygen Araújo de Oliveira, de 31 anos, foi alvejado e morreu com ao menos seis tiros no peito, depois que ele, armado com uma faca, invadiu o 37° Batalhão da Polícia Militar, na Zona Sul de São Paulo. Familiares relatam que ele sofria de esquizofrenia paranóica. O caso, que foi revelado pela Folha de S. Paulo, aconteceu na última sexta-feira (17).
A notícia é da CNN Brasil. De acordo com a PM, o homem entrou na sede do batalhão e chegou a atingir um policial na região do pescoço antes de ser alvejado e morrer. O DelegaciaDHPP irá investigar a ocorrência, que foi registrada como resistência e morte decorrente de intervenção policial. A Polícia Militar também apura todas as circunstâncias da ocorrência por meio de inquérito.
A CNN conversou com Florentino Martins, pai do jovem, que questiona a conduta dos policiais. “Várias vezes ele já surtou aqui. Eu mesmo conseguia pegar a faca dele. Imagina um policial preparado?, diz.
Martins explicou que Swammy havia conseguido o direito de aposentadoria por invalidez há cerca de seis meses e que convive com a doença do filho, que evoluiu de transtorno afetivo bipolar para esquizofrenia paranóica, ao menos há 10 anos.
O pai do jovem explicou que o filho estava em “um surto silencioso” na última sexta-feira (17). Ele relata que Swammy saiu de casa sem pegar a carteira e que não percebeu que ele levava consigo uma faca de cozinha.