dezembro 6, 2023

Foto: Anadolu Agency via Getty Images

O Hamas está tentando impedir que civis palestinos deixem o norte de Gaza, transformando-os em “escudos humanos”, disse o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), tenente-coronel Jonathan Conricus, neste sábado (14).

As FDI ordenaram os civis dentro e ao redor da Cidade de Gaza, o equivalente a mais de 1 milhão de pessoas, a se deslocarem para áreas ao sul do enclave.

Conricus afirmou ser “preocupante” que o Hamas “tenha parado” e “tente impedir a evacuação de civis palestinos” no norte de Gaza usando mensagens, postos de controle e paradas no terreno, de acordo com relatos da mídia internacional.

Questionado pela CNN se a evacuação sugeria que Israel estava abrindo caminho para uma incursão terrestre, e quanto tempo os militares esperariam para iniciar a ofensiva, Conricus respondeu que as FDI iriam “avaliar a situação no terreno”.

“[Precisamos] ver quantos civis restam na área. E entender quantos deles foram impedidos pelo Hamas de evacuar”, ressaltou.

“E temos visto esforços ativos por parte do Hamas para impedir a saída destas pessoas, o que considero terrível a um nível totalmente novo. E assim que virmos que a situação permita operações de combate significativas, então elas começarão”, explicou.

Ele disse ainda que os civis devem deixar a área para sua própria segurança “e retornar apenas quando lhes dissermos que é seguro fazê-lo”.

As FDI viram “um movimento significativo de civis palestinos em direção ao sul”, acrescentou Conricus, destacnado que os residentes de Gaza estão “fazendo a coisa certa, saindo de uma área perigosa”.

CNN Brasil

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *