Em Macaíba, postos de saúde realizam ações voltadas ao Novembro Azul

As unidades básicas de saúde de Macaíba estão mobilizadas para lidar com o tema “Novembro Azul”, campanha voltada para ações à saúde do homem. Uma programação especial com consultas, encaminhamento para o urologista e solicitação de exame de PSA, roda de conversa, palestras, realização de testes de HIV/sífilis e hepatites virais, entre outras ações, está sendo desenvolvida nos postos da rede municipal.

O horário de funcionamento das unidades é das 7h às 11h30min/13h30min às 17h, em áreas urbanas, e das 7h30min às 11h30min/13h30min às 16h, em áreas rurais. A prioridade neste mês é atender aos homens dos chamados grupos de risco: com mais de 40 anos de idade, com histórico familiar da doença, fumantes e que trabalham muito expostos ao sol.

Novembro Azul

É um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Assecom-PMM