RN realiza IV Conferência de Promoção da Igualdade Racial nos dias 29 e 30/11

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COEPPIR) da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC), promoverá, nos dias 29 e 30 de novembro, em Natal/RN, a IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, com o tema “O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade dos direitos”.

Na quarta (29), no Hotel D Beach Resort, haverá o credenciamento dos delegados e participantes, das 13h às 18h, e a abertura do evento será às 15h, em seguida com a Palestra Magna sobre o tema central da Conferência. Na quinta (30), o encontro continua no Hotel D Beach Resort e ocorrerá das 8h às 17h:30, com leitura e aprovação de regimento interno e apresentação e discussão dos grupos de trabalho.

No último dia de evento, também será realizada a eleição de delegados que representarão o Rio Grande do Norte na Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que será realizada em maio de 2018.

O objetivo da conferência é avaliar avanços, desafios e perspectivas de políticas da igualdade racial, e também discutir diretrizes para implementar políticas de enfrentamento ao racismo nos âmbitos regional, estadual e nacional. Participarão da conferência 120 delegados, eleitos nas etapas municipais e intermunicipais realizadas de julho a outubro de 2017.

“Apesar da metade da população do Rio Grande do Norte ser formada por pardos e negros, o racismo e a intolerância religiosa ainda estão impregnados em nossa sociedade e por isso a Conferência é fundamental para construirmos um RN sem racismo”, afirma Sargento Regina, Coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da SEJUC.

Durante as etapas municipais e intermunicipais, realizadas em 15 municípios, foram aprovadas propostas para o fortalecimento das políticas de promoção da igualdade racial. As propostas escolhidas serão levadas para serem discutidas na IV Conferência Nacional.

Confira, abaixo, a programação completa da IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Rio Grande do Norte:

Programação

DIA 29/11/2017 – QUARTA FEIRA

13h às 18h – Credenciamento

15h – Mesa de Abertura

Apresentação de cânticos com Babá Cláudio de Oxalá

17h – Palestra Magna “O Brasil na década dos afrodescentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos” – Iyaroba Elizabeth, Andreia, Mãe Lúcia e Giselma;

18h – Lançamento pela COEPPIR/SEJUC da Campanha RN SEM RACISMO;

18h: 15 – Leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência Estadual;

19h – Encerramento

Coffee break

Apresentação Cultural

DIA 30/11/2017 – QUINTA FEIRA

08h – Painel 01 – Do reconhecimento e do desenvolvimento dos afrodescentes

Coordenação:

EXPOSITORES

  • Nuno Coelho – CNPIR
  • Luis Assunção – UFRN
  • Renato Santos – CONSEPPIR

10h – Lanche

10h: 15 – Painel 02 – Da justiça e da discriminação múltipla ou agravada dos afro descentes

Coordenação:

EXPOSITORES

  • Luana Paula
  • Leilane Assunção – UFRN
  • Daniela Veras – MPRN

12h – Intervalo para almoço;

13h: 30 – Grupos de Trabalho / Discussão;

16h – Plenária Final;

17h – Eleição de delegadas e delegados para a Etapa Nacional da Conferência;

17h: 30 – Encerramento.

COEPPIR/RN

Administrador

Deixe uma resposta