arq57489aefd0953

A mais recente edição da revista do Congresso Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) deu destaque ao município de Macaíba, principalmente pelo fato de haver o projeto Cultura Jovem na Praça, o qual foi criado pela Prefeitura e já percorreu diversas comunidades urbanas e rurais, oportunizando os jovens a exporem os seus talentos.

 “O projeto permite uma proximidade e interação com as comunidades através do incentivo ao protagonismo”, destacou a revista que também mencionou o apoio da gestão municipal à cultura da juventude e a criação de diversos grupos como Dialetos, Swinguetto de Macaíba, Grupo Cultural de Riacho do Sangue, dentre outros.

Vale lembrar que, no ano passado, a cidade de Macaíba venceu o Prêmio Boas Práticas do Congemas, sendo assim reconhecida nacionalmente pelo trabalho socioassistencial realizado junto à juventude local, através do projeto Cultura Jovem na Praça. A premiação ocorreu na cidade de Fortaleza/CE. Abaixo foto do prefeito Fernando recebendo das mãos dos coordenadores do projeto, Thiago Mafra e Thiago Sanderson, o troféu pelo reconhecimento do trabalho no âmbito cultural.

01 projeto-vencedor

Secretária de Assistência Social, Andrea Carla juntamente com os coordenadores no momento da premiação em Fortaleza/CE 

DSC_8763

A prefeitura de Macaíba, por meio da secretaria de Cultura estreou o projeto “Cinema na Praça”. A recém-inaugurada praça Manoel José de Araújo, localizada no distrito de Traíras, foi palco na noite da quarta-feira, 25 de maio, da reestreia do projeto. A sétima arte levou aos moradores de Traíras o filme “Capoeira dos negros, a terra que o tempo esqueceu”, contando a história da maior comunidade quilombola do Rio Grande do Norte, que fica pertinho de Traíras.

Antes, foi um exibido um curta-metragem sobre a vida da poetisa Auta de Souza.O projeto Cinema na Praça é itinerante e vai percorrer várias comunidades urbanas e rurais de Macaíba. Na semana que vem estará nas comunidades de Lagoa do Sítio I e Capoeiras, mais precisamente nos dias 01 e 02 de junho.

DSC_8731 DSC_8733

Capoeira

A partir das sete da noite a região circunvizinha ao Centro de Cultura de Macaíba é invadida por um som genuinamente afro-brasileiro: o berimbau, o pandeiro e o afoxé. Esses três instrumentos se juntam a grandes mestres de Macaíba que se encontram semanalmente no Centro de Cultura para dançar, cantar e fazer os suaves movimentos da capoeira. O responsável pela roda é o mestre Magão.

Entoando cantos e os grandes mestres de capoeira do Brasil, a “Roda” realizada no Centro conta com a participação dos amantes do esporte que vai desde as crianças aos adultos. Cantos consagrados da arte como ‘Paranauê’, ‘Zum Zum Zum’, ‘Hoje Tem Capoeira’, ‘O Navio Negreiro’ entre outros tornam o encontro ainda mais gingado. Na oportunidade, mestres como Bimba, João Capoeira e Pastinha são evidenciados.

No encontro sempre cabe mais um, é como coração mãe. Grupos ou adeptos da Capoeira que desejarem participar basta procurar o mestre Magão, no mototaxi, na Praça Augusto Severo (Praça ,do “M”). Além da grande roda de Capoeira, o Centro de Cultura de Macaíba é aberto diariamente a todas as manifestações artísticas.

O assentamento Eldorado dos Carajás, situado nas proximidades da comunidade rural de Tabatinga, irá ser palco de uma grande ação de saúde da Prefeitura de Macaíba, neste sábado (28). O evento terá início a partir das 7h30min. A ação inclui atendimentos do trailer odontológico, testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis, palestra da equipe do CAPS-AD (que trabalha contra o álcool e outras drogas) e mutirão do projeto “Caça ao Mosquito”, da Secretaria Municipal de Saúde.

luana-bruno

A juíza Uefla Fernandes, da Comarca de Areia Branca, não deu provimento a mandado de segurança da prefeita cassada e afastada do município, Luana Bruno (PMDB). Rejeitou pedido de liminar.

A noticia é destaque no blog do jornalista Carlos Santos. A prefeita afastada tentou desqualificar decisão da Comissão Especial de Investigação (CEI), que deu parecer à sua cassação por improbidade administrativa.

No último dia 10, o plenário da Câmara Municipal julgou por 8 votos a zero por seu banimento. Quem assumiu a Prefeitura foi a vice-prefeita Lidiane Garcia (PMN).

Fatalidade

Agora RN: Um jovem identificado como Carlos Eduardo, de 24 anos, morreu durante um ensaio da quadrilha junina “Explosão Junina” na última terça-feira (25), no município de Governador Dix-Sept Rosado, região Oeste potiguar.

Carlos foi rapidamente levado pelos amigos para a unidade de saúde da cidade para os procedimentos médicos de reanimação, mas o jovem chegou a óbito.

Através das redes sociais vários amigos lamentaram a morte precoce do jovem.

CAERN

waldir_maranhao

A coluna Esplanada revelou que, opositor ao PMDB e contra o impeachment da presidente Dilma, o presidente interino da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), fechou aliança com o Governo Michel Temer.

Pesou a mão oculta de Eduardo Cunha, seu padrinho.

A despeito de alguns opositores, a maioria dos partidos aceitou o acordão, e Maranhão deve ficar. O parlamentar foi humilde e pediu desculpas pela trapalhada do cancelamento da sessão do impeachment de Dilma.

Agora, avisa que pretende tocar uma pauta governista aliada às demandas do colégio de líderes. Diz que vai priorizar projetos que gerem emprego. “Não serei obstáculo, serei solução”, repete.

DNA CENTER

SEM CHANCES

MArilia

Segundo fontes ligadas à ex-prefeita Marília Dias, a única chance de haver uma união entre ela e o delegado Normando, é com a possibilidade de o delegado ser vice na chapa encabeçada por ela. Continuando com o relato, o interlocutor assegurou que no último encontro entre os dois, a ex-prefeita teria convidado o delegado para ser seu vice, porém, de imediato, o convite foi recusado.

Após isso, uma segunda proposta foi lançada: seria a realização de uma pesquisa para analisar o cenário político de ambos, onde a ex-prefeita se colocaria como vice, caso, na pesquisa, os números a apontassem abaixo de Normando ou vice e versa. O acordo foi fechado. A pesquisa que será realizada definirá quem será o vice de quem.

 QUESTIONAMENTO

Será que o acordo entre os dois pré-candidatos se manterá de pé quando os números forem revelados? O que chama atenção é que os dois políticos afirmam por toda Macaíba que serão candidatíssimos ao executivo. Sendo assim, quem cederá?

O fato é que até o momento, em todas as pesquisas realizadas tanto pela oposição quanto situação Marília é muita mais bem avaliada do que o delegado.  Os números mostram certa distância entre ambos, com a ex-prefeita liderando.  Por saber desta realidade, o que fez o delegado Normando aceitar o acordo?

PODER DE BARGANHA

Barganha

Se dentro da oposição a ex-prefeita Marília Dias aparece liderando, o Delegado Normando Feitosa tem um grupo, fato que até o momento a ex-prefeita não conseguiu formar. No entanto, ambos têm poder de barganhar: Marília tem os números e Feitosa tem o grupo.

REDE DE BOATOS

fofoca

Embora alguns canais de comunicação afirmem como certa a união entre Marília e Normando, interlocutores de ambos os lados asseguram que essa união é pouco provável. Segundo nossas fontes, as matérias lançadas por blogs e sites alimentam apenas uma rede de boatos.

ESTRATÉGIA

Exercito estrategia

Se de um lado a oposição lança matérias fantasiosas e discutem política nas esquinas, becos e vielas, a situação discute estratégias baseadas em realidades mostradas por meio de pesquisas, criando uma verdadeira força tarefa que está extraindo de muitos setores a raiz dos problemas, tendo, inclusive como aliada, muitas vezes, a própria oposição.

PREPARATIVOS PARA GUERRA

Candidatos

Não podemos negar que a campanha de 2016 será uma verdadeira guerra de nervos, quem for franco que se segure, pois os pré-candidatos não estão para brincadeiras. Hoje ainda estão de pé quatro pré-candidatos a prefeito, são eles: Marília Dias, que busca o seu segundo mandato; Katia Sena, que por não conseguir um grupo para auxiliar no seu retorno a Câmara lançou sua pré-candidatura a prefeita; Normando Feitosa, delegado de Macaíba, que chegou ao município através do atual prefeito Dr. Fernando, lança sua pré-candidatura ao PR, devendo se afastar da função de delegado nesta terça-feira dia 31, para se dedicar a sua pré-candidatura; e o atual Prefeito Dr. Fernando, que pegou o munícipio cheio de dívidas deixadas pela ex-prefeita Marília Dias e enfrenta um das piores crises que esse país já viveu. São essas as pré-candidaturas que devem ir até o fim na disputa municipal.

CAMINHANDO

A ex-prefeita Marilia Dias foi vista hoje no Conjunto Campos das Mangueiras, conversando com populares e afirmando sua pré-candidatura ao executivo Municipal. Já o delegado foi visto hoje na cavalgada da paz ao lado de Igor Targino. Ambos os pré-candidatos estão correndo para melhorar suas pontuações nas pesquisas que estão prestes a acontecer.

LIDERANÇA

Fernando Cunha

 O atual Prefeito Dr. Fernando já estaria parecendo como favorito nas pesquisas de consumo interno da situação e da oposição, o desempenho do atual gestor é visto com espanto pela própria oposição.

dna

Dilma

O PT está contando votos para reverter o processo de impeachment no Senado. A estratégia é retomar o discurso de novas eleições e convencer a presidente afastada Dilma Rousseff a se comprometer com a proposta, caso ela volte ao poder. Assim, petistas dizem acreditar que será mais fácil fazer com que alguns senadores que votaram pela abertura do processo mudem de voto na fase final.

Para que a presidente seja definitivamente afastada são necessários 54 votos. Na sessão de admissibilidade, 55 senadores votaram pela abertura do processo. O PT calcula entre dez e 13 senadores considerados “potenciais” para mudar de voto, mas para garantir a permanência de Dilma só precisaria reverter de fato quatro posicionamentos.

Os nomes favoritos dos petistas para reverter a votação são os senadores do Distrito Federal, Cristovam Buarque (PPS-DF), Antônio Reguffe (sem partido) e Hélio José (PMDB-DF). O entendimento é que as medidas de Temer com cortes no serviço público, concursos e reforma da Previdência enfraquece o eleitorado brasiliense de classe média.

Tanto Cristovam quanto José afirmaram na primeira sessão que votavam apenas pela abertura do processo e que poderiam mudar de opinião. Reguffe foi mais crítico em seu discurso contra o governo Dilma, mas ele faz parte do grupo de senadores que defendem a PEC das novas eleições. Ler mais…

Menina teria sido abusada por cerca de 30 homens. Avó diz que jovem sofreu ‘apagão’ durante abusos.

estupro_coletivo_500

A jovem de 16 anos que teria sido vítima de um estupro coletivo em uma comunidade da Zona Oeste do Rio foi levada a um hospital na manhã desta quinta-feira (26) para fazer exames e ser medicada. Segundo a avó da adolescente, ela teria sofrido um apagão durante os abusos.

“O vídeo é chocante, eu assisti. Ela está completamente desligada”, diz a avó. “Ela tem umas coleguinhas lá, mas nessa hora nenhuma apareceu”, disse a avó da adolescente em entrevista à rádio CBN, após saber que a neta pode ter sido violentada por cerca de 30 homens. De acordo com a avó, a garota foi localizada por um agente comunitário e levada para casa.

De acordo com a avó da menina, ela costuma ir para comunidades desde os 13 anos e, às vezes, passa alguns dias sem dar notícias. Ainda segundo a avó, a garota é usuária de drogas há cerca de quatro anos. No entanto, segundo ela, nunca recebeu notícias de que a neta tenha sido vítima de outros abusos. A jovem é mãe de um menino de 3 anos. Ler mais…

xuxa e Malandro

“Eu fui beijada de língua pelo Sergio, cheio de baba, que nojo. Ele baba muito. Quando fala com você, ele [cospe] sempre. Tinha um selinho para ele me dar e me acordar [no filme]. Quando ele colocou a língua, dei na cara. Falei ‘qual é, Sérgio? De língua?!’ Que nojo, que nojo. Saí e fui lavar a boca” , revelou ela.

O filme em questão conta a história da jovem Maria das Graças, que vive um amor de conto de fadas com um rapaz desajeitado que trabalha como funcionário de uma lanchonete. Na cena, o personagem de Mallandro a desperta com um selinho. E Mallandro, ao UOL, contou que se lembra do episódio constrangedor.

“Eu fui dar um beijo e meti a língua. A Xuxa não gostou. Ficou puta, falou pra mim ‘O que é isso, cara?’. Beijo para mim tem que ser de língua. Como vou ressuscitar uma pessoa só com selinho? A diretora falou ‘Beija mesmo, mas tem que ser beijo técnico’. Foi muito engraçado”, lembrou ele.

naruto

Lula Renan

Nos últimos meses, vários personagens da política foram flagrados falando o que realmente pensam sobre as investigações da operação Lava Jato e foram acusados de tentarem “melar” as investigações conduzidas primorosamente pelo juiz federal Sérgio Moro e pelos procuradores do Ministério Público Federal do Paraná, capitaneados por Deltan Dallagnol. Além do incômodo demonstrado por todos os flagrados em conversas nada republicanas, todos eles têm outra coisa em comum: fracassaram.

O primeiro deles foi o senador cassado Delcídio do Amaral (ex-PT-MS) gravado por Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, arquitetando um plano de fuga envolvendo jatinho particular para tirá-lo do País e evitar o acordo de delação premiada com a Justiça. Delcídio chegou a oferecer R$ 50 mil mensais como ajuda de custo, mas não sabia que o acordo já havia sido fechado e a gravação da conversa era parte dele. Delcídio acabou preso.

Do Estadão:
Renan deverá prestar depoimento pessoalmente à PF na Lava Jato
Brasília – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, determinou que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), seja ouvido pessoalmente pela Polícia Federal em um dos nove inquéritos contra o congressista que tramitam na Corte no âmbito da Lava Jato.
O ministro negou um pedido formulado pela defesa de Renan, que pediu ao STF para enviar as explicações sobre o caso por escrito. A Procuradoria-Geral da República havia se manifestado contrária à solicitação. A Polícia Federal afirma que falta apenas o depoimento do presidente do Senado para concluir o inquérito.
O inquérito investiga suposto pagamento de propina em acordo da Petrobras com o Sindicato dos Práticos, categoria de profissionais que atua em portos. O deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE) também é alvo da investigação, que surgiu a partir da delação do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa.
Os dois são investigados por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Tanto a defesa de Renan quanto a de Aníbal negam envolvimento no caso.

TRANSIÇÃO

renan_senado

Em conversa gravada pelo ex-presidente do Transpetro Sérgio Machado, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sugeriu que poderia “negociar” com os ministros do STF uma “transição” para Dilma e acrescenta que o impeachment da presidente Dilma Rousseff seria o plano B para uma proposta de semiparlamentarismo.

DEFESA

Dilma 6

Em mais um bate papo nas redes sociais, a presidente afastada Dilma Rousseff confirmou que as gravações envolvendo o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, e caciques peemedebistas serão usadas em sua defesa para rebater a legitimidade do processo de impeachment.

“Desde o início, temos alegado que este processo de impeachment foi realizado com desvio de poder, ou seja, buscando-se finalidades totalmente estranhas à lei. Agora, com estas gravações, isto fica ainda mais claro. Se pretendeu o impeachment para impedir que as investigações da operação Lava Jato prosseguissem normalmente”, disse a presidente afastada.

DELAÇÃO AMPLA

Dono da Engevix, José Antunes Sobrinho está preso desde setembro. Ele delatou Renan Calheiros, Erenice Guerra e Dilma, a “honesta”.

GELADEIRA

temer-henrique-212x250

Assessores do presidente interino, Michel Temer, relatam um clima de apreensão no governo depois de receberem a informação de que o Ministério Público pode ter mais gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado reforçando suspeitas de que a cúpula do PMDB estaria atuando para tentar brecar a Operação Lava Jato.

Como “vacina”, auxiliares de Temer defendem à Folha de São Paulo que ele se blinde de potenciais dores de cabeça e afaste em até 30 dias ministros citados na Operação Lava Jato ou que respondam a acusações judiciais, como Henrique Eduardo Alves (Turismo) e Maurício Quintella (Transportes).

Alves é alvo de dois pedidos de inquérito, ainda sem aval da Justiça, por suposto envolvimento no esquema de desvios ligados à Petrobras. Quintella (PR) é suspeito de participação em desvios de verba destinados ao pagamento de merenda escolar em Alagoas. Ambos negam as acusações. Porém devem permanecer na Geladeira até as coisas ficarem esclarecidas.

2e

Bandidos presos

Dois assaltantes foram presos em flagrante na tarde desta quarta-feira (25) após renderem uma mulher e roubarem seu veículo no Conjunto Cidade Satélite, no Bairro Pitimbú, em Natal. Policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) agiram rápido e montaram uma barreira para interceptar os criminosos que ao avistarem a blitz abandonaram o automóvel, modelo Jimmy, de cor prata, na estrada, que dá acesso a cidade de Monte Alegre, e tentaram fugir por uma área de mata.

A dupla foi alcançada e detida portando dois revólveres calibre 38, bolsas e documentos da vítima, além de um rádio comunicador que permite copiar a frequência da Polícia Militar. Ambos estavam sem documentos e apresentaram pelos nomes de Leandro Alves da Costa Silva, de 20 anos e João Maria daSilva, de 37 anos.Essa identificação ainda está sendo confirmada pela DelegaciaEspecializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas da Polícia Civil.

detran

Pedal Macaiba

O grupo de ciclistas Pedal do Bom promove no próximo dia 05 de junho o III Pedala Macaíba. Assim como na edição anterior, a concentração será na Praça Paulo Holanda Paz (Pista Nova) a partir das 7h30min. Já a largada está prevista para as 8h15min.

Para participar do evento, os interessados devem efetuar suas inscrições pessoalmente na rede de lojas “O bom dos ciclistas” ou também pela internet, através do endereço: https://www.e-inscricao.com/pedalamacaiba2016/2016.

A inscrição é consolidada mediante a doação de 3kg de alimentos não perecíveis ou uma lata de leite. Mais informações podem ser adquiridas através dos números: 99405-1581 ou 99656-7111. Não poderão ser feitas inscrições no dia do evento.

Os 400 primeiros inscritos receberão uma camiseta do evento. Os produtos arrecadados serão doados para instituições filantrópicas locais como Abrigo Deus e Caridade, AMAI e LAE. O grupo Pedal do Bom é formado por ciclistas de diversas cidades do nosso estado. Em Macaíba, é representado através das irmãs Jany e Idayhanne Saraiva.

Andry Morais (Macaíba na Net)

Foto gentilmente cedida pelo grupo Pedal do Bom

CAERN

estupro

O presidente da Indonésia assinou um decreto, nesta quarta-feira, para punir com mais rigor os estupradores de criança com castração química.

Além disso, os condenados que forem deixarem a prisão sob liberdade condicional terão que usar dispositivos de monitoramento eletrônico.

De acordo com o presidente Joko “Jokowi” Widodo, a ordem administrativa é uma resposta à crescente violência sexual contra crianças no país.

No último dia 14 de abril, uma adolescente de 14 anos foi estuprada e morta quando voltava para casa na ilha de Sumatra, no país asiático. Sete garotos adolescentes foram condenados a 10 anos de cadeia pelo crime, que causou uma onda de comoção nacional, reascendendo demandas anteriores por castração química de estupradores.

Na castração química, drogas são usadas para reduzir o desejo sexual de uma pessoa. Países como Rússia, Austrália, Coreia do Sul e Estados Unidos já empregaram essa punição, em alguns casos como forma de reduzir o tempo de prisão.

O presidente Widodo já tinha deixado claro, anteriormente, que agressões contra crianças são um crime particularmente sério proque coloca em perigo a vida da criança e o seu bem-estar.

O Globo

Policial rodoviário Walter Júnior, de 52 anos, que já atuou no RN trabalhou com a cadela e conta história da ‘estrela’ da PRF

labrador da Federal

Do Estadão: Brigitte já apareceu na televisão. Não por ser uma estrela do cinema, como o nome sugere, mas pela sua façanha. Em 2005, a labradora de pelos cor de café foi responsável pela prisão em flagrante de três pessoas que não se conheciam e, por acaso, estavam no mesmo ônibus. Uma com 10 kg de maconha, a outra com 6 kg de pasta base de cocaína e a última com cerca de 150 frascos de lança-perfume. Antes de se aposentar, Brigitte foi policial: o primeiro animal do canil da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de São Paulo.

Aos 14 anos, Brigitte morreu nesta segunda-feira, 23, por causa de um tumor. “Ela era muito focada, parecia que tinha um radar: levantava a fuça e varria o ar inteiro. Encontrava droga com muita facilidade”, conta o policial rodoviário Walter Júnior, de 52 anos, do Grupo de Operações com Cães (GOC) e um dos idealizadores do canil da PRF.

Júnior calcula que, durante a carreira na polícia, Brigitte tenha sido responsável por mais de 60 flagrantes e apreensão de mais de uma tonelada de droga.

Quando os dois se conheceram, em 2002, a labradora tinha apenas três meses. Júnior foi buscá-la em um quartel do Exército em Osasco, na Grande São Paulo, que havia aceitado doar um dos filhotes para a PRF. Foi lá que Brigitte nasceu. “Estava ela e uma irmã. Escolhi a primeira que veio para cima de mim, para brincar”, diz o policial. Os meses seguintes seriam destinados a torná-la uma especialista em descobrir entorpecentes escondidos e à construção do canil, inaugurado no mesmo ano.

Fora do trabalho, Brigitte é lembrada por ser muito dócil. Como gostava de criança, era sempre escolhida para participar de palestras promovidas pela PRF em escolas. “Ela chamava muita atenção pela beleza. Nunca houve nenhum incidente”, afirma Júnior. Ler mais…

Robinson

O governador Robinson Faria começou o dia hoje visitando hospitais na companhia da secretária de Saúde, Eulália Alves.
Primeiro os dois foram ao Walfredo Gurgel onde visitaram as alas, conversaram com pacientes, e no final se reuniram com a direção do hospital.

Concluída a agenda no Walfredo Gurgel, Robinson e Eulália seguiram para a zona Norte, para uma visita ao Hospital Infantil Maria Alice Fernandes

promo-frete-gratis-2014-loja

Ladrão

Policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar (1ºBPM) e da Companhia Independente de Polícia Ambiental (CIPAM) prenderam na noite desta terça-feira (24) um homem identificado como Elias Galvão Siríaco, com 21 anos, após roubar um veículo na zona norte de Natal.

A PM foi informada que três homens armados teriam roubado um taxi e teriam empreendido fuga. De posse das características, o veículo foi visualizado pelos militares que iniciaram uma perseguição até os criminosos perderem o controle do taxi e colidirem em um muro na Avenida Antonio Basílio. Houve troca de tiros e dois conseguiram se evadir pulando muros e um foi detido. Uma arma utilizada na ação também foi apreendida.

detran