Diario Ofical

Convênio

Como podemos ver na foto acima, foi firmado um convênio entre a prefeitura de Macaíba e a secretaria de segurança do estado. Como o documento mesmo mostra, isso é fato!

Convênio II

coronel-josimar-12

Neste convênio a Prefeitura tem algumas parcerias com a Polícia Civil e Militar e dentre elas o fornecimento de quentinhas, que não estão sendo fornecidas devido ao processo licitatório, que como todos sabem, esse processo exige que no mínimo três empresas apresentem suas proposta e o menor preço é o que ganha, só que esse sistema burocrático demanda um certo tempo, mais infelizmente ou felizmente é o que a lei exige que o gestor faça, pois se o mesmo não fizer, responderá processos.

 

Carro de som

Carro de som

Então, o carro de som não mentiu quando fala que o Prefeito conseguiu duas novas viaturas, que existe um convênio que paga o aluguel do comando, dentre outros benéficos; A alimentação dos policiais também está incluída nesta parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Segurança.

 

As declarações Dr. Rayff Targino

Rafy

 

Rayff não mentiu quando disse que a policia não estava recebendo as quentinhas, mas esse assunto já foi explicado logo no inicio da matéria. Então é bom reafirmar que esse convênio existe e que nele está incluída a alimentação dos policiais, que a prefeitura já está realizando uma licitação, onde logo iremos ter um fornecedor que será responsável pela alimentação dos policiais de Macaíba.

promo-frete-gratis-2014-loja

Macaíba pode estar ganhando três novas escolas em breve. Na manhã desta quarta feira (04/03) o prefeito Fernando Cunha participou de uma longa audiência com o secretário de Educação do Rio Grande do Norte, Francisco das Chagas Fernandes. Na reunião que contou com a presença da secretária Municipal de Educação, Márcia Portela e do secretário Municipal da Integração da Região Metropolitana, Sérgio Cunha, foram solicitados investimentos cruciais para a área da Educação do município.

O primeiro pedido do gestor municipal foi a reforma do CAIC e o funcionamento do ensino médio com cursos profissionalizantes nesta importante instituição estadual de ensino, localizada no bairro Campo das Mangueiras.  Além disso, a gestão macaibense pediu agilidade na construção do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica, que será erguido no distrito de Mangabeira.

A construção de outras duas novas escolas de ensino médio foram requisitadas.  A ideia da gestão é que o governo construa essas duas instituições de ensino no distrito de Cajazeiras e Traíras.

 Hoje, os jovens desses dois importantes distritos realizam o ensino médio nas suas respectivas regiões graças à parceria da Prefeitura com o Governo. Nesta sociedade que já conta com o transporte escolar, a Prefeitura também cede o CERU, em Traíras e o Alfredo Lyra, na localidade de As Marias.

Tudo isso, para evitar que os jovens dessas regiões, que passam, na sua maioria, o dia trabalhando não se desloquem até o centro de Macaíba à noite para concluir o nível médio. Gerando assim, mais comodidade, segurança e conforto que vai influenciar diretamente na qualidade do ensino – aprendizagem.

Frente-dolar-Agk-Corretora-grande

Com a valorização do dólar no início da tarde desta quarta-feira, que fez com que a moeda americana chegasse à marca dos 3 reais, ficou ainda mais caro para o viajante brasileiro sair do país.

O consumidor que ligou para casas de câmbio à procura de cotação da moeda americana encontrou o dólar saindo a uma média de 3,15 reais e o cartão pré-pago a 3,29 reais (já com o IOF de 0,38% em espécie e de 6,38% no cartão incluso).

A forte alta do dólar foi motivada pela piora da percepção sobre a economia brasileira, em meio a incertezas sobre o ajuste fiscal. A última vez que a moeda americana bateu o patamar de 3 reais foi em agosto de 2004, no segundo ano do governo Lula.

Blog do BG
dna

vigilantesnoar

Os vigilantes entraram no terceiro dia de greve nesta quarta-feira (4). Desde o início da semana, instituições que precisam dos serviços da segurança privada estão com atendimento reduzido, sendo que o maior atingido foram os bancos. Entretanto, a empresa Prosegur, responsável pela segurança de algumas agências privadas, como Itaú, Bradesco e HSBC, entrou com uma liminar na qual obrigou os vigilantes contratados a voltarem ao trabalho.

As agências de instituições públicas, como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste, ainda continuam sem funcionar. Alguns vigilantes, que não quiseram ser identificados, comentaram que algumas empresas estão ameaçando demitir os vigilantes caso eles não retornem as atividades.

Com a falta de seguranças, apenas a parte de caixas eletrônicos está funcionando. De acordo com a lei nº 7.102/1983, a parte interna dos bancos só funciona com a presença de apenas um vigilante privado. “Nós queremos um diálogo com os patrões, mas até agora não tivemos. A greve só vai terminar após uma negociação”, disse Francisco Benedito, coordenador geral do Sindicato Intermunicipal dos Vigilantes (Sindsegur). As filas nas agências públicas ainda estavam enormes.

Nesta quarta-feira foi realizada a Oficina de Pactuação do Pronatec Brasil Sem Miséria, no auditório do Senac, em Macaíba. Na oportunidade estiveram presentes o prefeito Fernando Cunha; a secretária municipal Assistência Social, Andrea Carla Ferreira; o diretor da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social, Luiz Muller; representantes da Sethas (Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social) e representantes do Senac; Fiern; EAJ; Senai; empresariado local; técnicos de Assistência Social e gestores da área de Assistência Social de 35 municípios potiguares.

Sobre o trabalho realizado pela Semtas no município, o representante do Ministério do Desenvolvimento Social, Luiz Muller afirmou: “Em primeiro lugar quero dizer da importância do município, do prefeito de Macaíba compreender a Assistência Social como uma política para beneficiar a cidadania do município, principalmente aqueles que mais precisam. Isso pode ser demonstrado na fala da equipe de Macaíba durante a oficina”, disse.

 “É muito positivo que Macaíba tenha se disposto a chamar para cá não só ofertantes para discutir as demandas do Pronatec, como também outros municípios para poder estruturar não só o programa mais a própria Assistência Social. Só tenho que agradecer ao prefeito, a equipe da Assistência e a cidade”, afirmou.

O objetivo geral do evento foi propiciar aos participantes o entendimento sobre os procedimentos de implementação dos cursos de qualificação profissional nos municípios. Em 2014, cerca de 600 pessoas que fizeram os cursos do Pronatec em Macaíba conseguiram empregos.

leite-250x187

O Programa do Leite terá gestão compartilhada entre Secretaria de Assistência Social (Sethas-RN) e Emater. Desde 2013, o programa estava completamente sob a responsabilidade da Emater, mas agora será integrado à política de Assistência Social do Governo do Estado, no âmbito da segurança alimentar. “O objetivo é fazermos a integração de ações para garantirmos a melhoria desse importante programa, com eficiência e eficácia”, explicou a secretária da Sethas-RN, Julianne Faria.

A mudança foi definida em reunião entre o governador Robinson Faria, a secretária Julianne Faria, o diretor da Emater, César Oliveira, o secretário de Agricultura, Haroldo Abuana, e a secretária adjunta da Sethas-RN, Maira Almeida. A partir de agora serão realizadas reuniões periódicas para definirem as providências no que diz respeito ao novo modelo de gestão do Programa do Leite.

Prefeitura de Natal

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) criou oficialmente, na manhã desta quarta-feira, 4, a Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE).

Presidida pelo professor José Luíz da Silva Júnior, do Departamento de Engenharia Elétrica, a comissão será composta por nove integrantes e terá como missão elaborar políticas de redução de consumo, sugerir ações a serem adotadas e acompanhar o cumprimento das metas propostas. O mandato é de dois anos.

promo-frete-gratis-2014-loja

8_691

Está no Jornal de Hoje

Uma briga por causa do WhatsApp terminou na Delegacia de Plantão da Zona Sul (DPZS) na noite desta terça-feira (3). Segundo policiais das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), eles chegaram a uma residência no bairro de Monte Castelo, no município de Parnamirim após uma denúncia via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), de que uma pessoa estaria sofrendo ameaças em casa.

Ao chegar ao local, os policiais se depararam com um casal, em que o homem estava levemente embriagado e de posse de um revólver calibre .38 com duas munições. Ao ser questionado, ele explicou que tem a arma por motivos de segurança, pois “a localidade onde o casal reside é conhecida por vários assaltos”, segundo ele.

Em seguida os policiais questionaram a esposa sobre a ligação e ela admitiu que viu uma conversa do marido com outra mulher no WhatsApp e ligou para o Ciosp. O marido foi conduzido a Delegacia de Plantão da Zona Sul é será autuado por porte ilegal de arma.naruto

54f5fab518f61903047206

Ontem (02), foi realizado o acolhimento dos futuros estagiários, docentes, preceptores e profissionais de saúde em Macaíba. O evento foi realizado no Centro de Convivência de Idosos (CCI), com organização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A Prefeitura ampliou o convênio que mantém com instituições de ensino superior do Rio Grande do Norte. Neste ano de 2015, Macaíba receberá estudantes de três faculdades privadas, além daqueles que virão da UFRN. Em anos anteriores, recebia de uma universidade privada e da UFRN.

Sobre o convênio, o prefeito Fernando Cunha comentou: “Temos a satisfação de contribuir na formação de futuros profissionais de saúde para o Estado do Rio Grande do Norte e o País”. Já o representante de uma das faculdades privadas completou: “Muito importante a preocupação do município com a educação permanente, tendo em vista que todos ganham, população, servidores e a sociedade”. Os campos de atuação para estágios em saúde serão as seguintes unidades: Centro de Saúde Luiz Antônio Fonseca Santos (Posto da Maré), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Serviços de Saúde Mental (CAPS –Ad e Caps II).

Conforme a SMS, um dos fatores que levaram a essa ampliação foi a estrutura da rede de saúde do município, considerada por discentes e docentes como uma das melhores do RN, sendo bem organizada em seus níveis de atenção primária, secundária e terciária. Atualmente, existem 23 unidades Estratégia de Saúde da Família (ESF) e um centro especializado (Posto da Maré) com 26 especialidades médicas, além de outros atendimentos em saúde, psicologia, fisioterapia, exames laboratoriais e complementares.

2e

MG_1571-630x420 MG_1588 MG_15581

Manoela Alves estudante 20 anos representante do Bairro de Pirangi e Rodrigo Galvão estudante de 19 anos, representante da cidade de São Gonçalo do Amarante, foram eleitos Miss Natal e Mister RN 2015, respectivamente. O evento foi realizado na noite desta terça-feira (4) no La Mouette Recepções, em Candelária. . Rodrigo vai representar o Rio Grande do Norte no Miss Universo Brasil e Manoela representará a capital potiguar no Miss RN 2015 que será realizado no mês de julho.

Lavíla Carnier representante do Bairro de Ponta Negra ficou com o 2º lugar, Amanda Guedes (Planalto) 3ª colocada, Ana Marisa (Pitimbu) 4ª colocada e Larissa Lima (Nova Natal) foi a 5ª colocada.

O concurso contou com a presença de convidados especiais que participaram do júri oficial. A apresentação do evento foi do cerimonialista Markus Guedes e a apresentadora da Band, Priscilla Freire.

Com informações da Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Detran

 

 

 

Um boato sobre a dengue está causando comoção nas redes sociais nos últimos dias. O responsável por disseminar o medo é um vídeo no qual uma mulher diz que se reuniu com o secretário de Saúde de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, e afirma ter ouvido dele que um vírus mutante está chegando. A informação é falsa e não tem nenhum embasamento científico, como mostrou o SPTV.

No vídeo, a mulher diz que o mosquito agora se reproduz em água suja e água salgada. Em outro trecho, afirma que ele só pica na parte de baixo do corpo. As duas informações, segundo o médico Jean Gorinchteyn, estão erradas: “Para que haja o desenvolvimento do ovo e a formação do mosquito, ele precisa de um mínimo teor de oxigênio, e essas águas insalubres não tem esse oxigênio”, explica.

B_Q8akzVEAAk1lf

A informação sobre o local da picada, segundo ele, também está errada, já que ela pode ocorrer em qualquer local descoberto. “A fêmea do Aedes aegypti, que dá a picada, não escolhe áreas específicas”.

Para evitar uma onda de pânico, o médico infectologista e secretário estadual da saúde, David Uip, tratou de desmentir logo a gravação. Ele fez um vídeo e colocou nas redes sociais para esclarecer a população. “Esses boatos que estão circulando são mentirosos, o que sabemos é que o número de casos aumentou e isso é próprio dessa época do ano.”

 Casos

O número de contágios confirmados com o vírus da dengue disparou no começo deste ano na capital. Só nos meses de janeiro e fevereiro, foram 563 casos, mais que o dobro dos 214 registrados no mesmo período do ano passado.

A Zona Norte é onde mais gente contraiu a doença. O bairro do Jaraguá teve 92 casos confirmados, e o da Brasilândia 82.

Globo

dna

material_escolar_3

A partir deste mês, materiais escolares só podem ser vendidos ao consumidor se tiverem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O diretor de Avaliação da Conformidade do órgão, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alfredo Lobo, recomendou aos pais e responsáveis que “passem a exigir, no ato da compra, a marca do Inmetro”.

DNA CENTER

Carlos eduaro e outros

A resolução do PT em relação ao posicionamento do partido em Natal é só o começo das mudanças que deverão ocorrer também nos demais partidos, com vistas ao pleito do próximo ano. O PT oficializou o rompimento e lançou Mineiro como pré-candidato do partido.

MUDANÇAS

Também haverá mudanças no PSDB, que tem dois vereadores na Câmara de Natal e terá Rogério Marinho como candidato do partido contra Carlos Eduardo. O Solidariedade tem uma vereadora e poderá lançar Kelps Lima como candidato.

SUCESSÃO

O quadro municipal partidário poderá sofrer também mudanças com influência em relação ao prefeito Carlos Eduardo. O PC do B, por exemplo, que faz parte da base do Governo Robinson Faria, poderá romper com o prefeito para apoiar a candidatura do grupo do governador, que deverá ser Mineiro.

INFLUÊNCIA

Por enquanto, Mineiro é pré-candidato de seu partido, o PT; mas deverá conversar com os demais que integram o Governo Robinson Faria, o que vai certamente incrementar seu palanque. De início, ele contará com o PT, PSD e PC do B, mas deverá agregar outras legendas da base governista. A influência do grupo será medida no momento oportuno.

FAVORITO

Hoje, Carlos Eduardo continua sendo o candidato favorito. Sua gestão não sofre desgaste profundo e sua imagem tem sido preservada. Porém, a Prefeitura enfrenta dificuldades financeiras que poderão ter reflexo negativo no resultado administrativo.

APOIOS

O prefeito Carlos Eduardo perde um apoio importante e que o ajudou bastante durante a gestão anterior: O PT. Sem o partido em sua base, haverá dificuldades para a vinda de recursos federais. Sem dinheiro, é inevitável o desgaste. O prefeito vai precisar aumentar sua capacidade de arrecadação própria para sobreviver à crise e superar as dificuldades para se manter competitivo.

PMDB

O partido comandado no RN pelo ex-deputado Henrique Alves deverá manter aliança com o prefeito Carlos Eduardo. Os entraves e as arestas estão sendo superadas e o partido não criará dificuldades para o filho de Agnelo. Pelo contrário. Vai participar da gestão municipal com indicações de cargos até no primeiro escalão.

Detran

milionario-e-jose-rico

O corpo do cantor José Rico, que fazia dupla com o sertanejo Milionário, será sepultado na manhã desta quarta-feira (4), em Americana (SP), por volta das 10h. O músico morreu após um infarto na terça-feira (3) e o velório teve início às 19h na Câmara de Vereadores. No início,  foi restrito à família e aos amigos próximos. O parceiro Milionário foi até o local se despedir do amigo e se emocionou. Ele ficou horas sentado ao lado do caixão. Também comparecerem os sertanejos Leonardo, Cézar Menotti e Dalvan. “Foi um choque muito grande, não dá para acreditar”, disse Leonardo.Os portões foram abertos para os fãs às 21h. A previsão é que 15 mil pessoas passem pelo velório, já que 13 mil já haviam se despedido do artista até as 7h.

Música em luto e repercussão

O cantor Cezar, da dupla Cezar & Paulinho, afirmou a música sertaneja está em luto. “O Brasil perdeu hoje um dos maiores ícones da música. José Rico nos deixou, de forma inesperada. Nossa família lamenta a sua partida e, assim como todos os seus fãs, deseja que o amigo Zé Rico descanse em paz. Que Deus, na sua infinita bondade, dê forças para sua família neste momento difícil. O seu legado será eterno”, afirma.

Os cantores Chitãozinho e Xororó também lamentaram a morte de José Rico. “Com grande tristeza recebemos a notícia de que ícone da música sertaneja e parceiro de tantos momento, José Rico (da dupla Milionário e José Rico) falecera”, dizia a nota oficial enviada pelos músicos.

Prefeitura de Natal

carlos-e-wilma

Do Portal no Ar: A relação conflituosa do prefeito Carlos Eduardo (PDT) com os vereadores de Natal tem provocado dificuldades para o pedetista encontrar um novo líder que substitua o vereador Júlio Protásio (PSB) na Casa. Ele deixou a liderança após divergências com o gestor em relação à participação na administração municipal. Nos bastidores, comenta-se que o parlamentar se sentiu preterido quando o prefeito decidiu entregar a Secretaria de Defesa Social ao PMN, que fazia oposição à sua gestão, em detrimento do grupo do pessebista.

Em entrevista ao portalnoar.com, a vereadora Júlia Arruda (PSB) disse que foi convidada para assumir a função. Mas recusou o convite. “Naquele momento, externei ao prefeito a dificuldade de conciliar as agendas acumuladas do meu mandato com as atribuições de líder, que precisaria de uma dedicação se não exclusiva, quase exclusiva. Espero que nos próximos dias possa ser definido e os trabalhos voltem a acontecer naturalmente”, explicou. Ler mais…

Os prefeitos de todos os municípios do Brasil realizarão uma marcha nacional no mês de maio com objetivo de realizar um pacto federativo. A medida visa combater o desequilíbrio financeiro das cidades. O aumento dos problemas nos municípios e a redução dos recursos têm afetado as prefeituras, diz a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn).

economialuz

Para tentar conter a inflação e controlar os gastos do setor elétrico em 2015, o governo decidiu fazer um pente fino no cadastro do programa Tarifa Social e vai excluir cinco milhões de famílias até o final deste ano. Elas representam 38% das 13,1 milhões de famílias que, em dezembro, eram beneficiadas com descontos na tarifa de luz. Para ter direito ao benefício, é necessário estar abaixo de determinado nível de renda e de consumo.

De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), são casos que não se enquadravam nas regras do programa, seja por erro de cadastro ou por mudança no perfil econômico ou de consumo da família. O corte representará uma redução de aproximadamente R$ 600 milhões neste ano no custo do programa, que é repassado às tarifas de todos os consumidores.

Radares-de-Trânsito-Equipamento-de-Fiscalização-Eletrônica-do-Trânsito-WM-12

A Secretaria de Mobilidade Urbana do Município (SEMOB) finalmente liberou o balanço contendo os dados referentes à aplicação das multas de trânsito na cidade em 2014. R$ 2.492.454,57 foi o total bruto que o município deveria arrecadar com as 57.428 multas registradas pela Semob.

De acordo com o secretário da Semob, Charlejandro Rustayne, desse total de multas conferidas, apenas 24.831 foram pagas até agora. As demais fazem parte da parcela dos motoristas que entram com recurso durante o processo e ainda daqueles que não pagaram a dívida em atraso.

11023237_968485443163330_279952340_n

Pesquisa realizada pelo Instituto Agorasei em parceria com o Panorama 95 (Rural FM) e o Blog do Marcos Dantas, entre os dias 26 e 28 de fevereiro passado, aponta que 43% da população entrevistada aprovam os primeiros dias do Governo Robinson Faria.

O número é a soma de 9% que responderam ótimo e 34% como bom a seguinte pergunta: no aspecto geral, como você avalia este início de administração do governador Robinson Faria? Aqueles que avaliam como regular são 32% e os que consideram ruim ou péssimo somam apenas 5%. As pessoas que não souberam responder totalizam 20%.