20150803134644

A Delegacia de Polícia de Ceará-Mirim solicita a colaboração da comunidade diante do desaparecimento de Yuri Williams Araújo da Rocha, de 24 anos, visto pela última vez às 17h do último sábado, dia 1º de agosto.

Qualquer informação que ajude o trabalho policial na localização do mesmo podem ser passadas de maneira anônima através do Disque Denúncia 181 ou diretamente para a Delegacia de Ceará-Mirim pelo telefone: 3274-5990

naruto

A Prefeitura de Macaíba realizou atividades alusivas a Ação Mundial de Luta contra às Hepatites Virais, no Centro de Saúde Luiz Antônio Fonseca Santos (Posto da Maré) e nas unidades de saúde do município.

No sábado (1º), último dia das atividades intensivas 135 pessoas realizaram testes rápidos de hepatites.

Palestras, distribuição de panfletos, exposição de vídeos e esclarecimento de dúvidas foram realizadas de 27 a 31 de julho.

Caso alguém não tenha realizado os testes ou recebido orientações durante os dias de ação pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para obter os serviços.

Fotos: Arquivo – PMM

Assecom – PMM

promo-frete-gratis-2014-loja

robinson f

O governador Robinson Faria entregará nesta terça-feira, 04, à Assembleia Legislativa, uma prestação de contas dos seis primeiros meses da gestão estadual. A visita, que será às 10h, é uma iniciativa do próprio Governador, que se propôs a entregar aos parlamentares uma compilação das principais ações da atual gestão e os efeitos práticos dessas medidas na administração do estado e na prestação de serviços à população.

O documento relata ações executadas e resultados alcançados em todas as áreas do governo, com destaque para segurança pública, saúde, educação, convivência com a seca, planejamento, eficiência e desenvolvimento, transparência e cidadania. Por meio dele, é possível se informar sobre as prioridades da gestão e a atuação nas diversas frentes que demandam a presença governamental.

2e

img
Cursos envolvem áreas de trabalhos manuais, beleza e culinária
Estão abertas até dia 19/08 as inscrições para os cursos gratuitos oferecidos mensalmente pelo Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN). Os cursos, integrantes do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), oferecem 307 vagas paras as cidades de Natal, Mossoró, Caicó e São Paulo do Potengi, com início em setembro. O edital com todas as informações está disponível aqui.São 12 opções de cursos disponíveis nas áreas de trabalhos manuais, beleza (em parceria com o Senac RN) e culinária, entre eles o de “Decoração para o quarto do bebê”, “Docinhos funcionais diet e light”, “Automaquiagem” e “Bolos e brigadeiros gourmet”.

Sobre as inscrições

Após o período de inscrição, ocorre o processo seletivo, que acontece de 20 a 25/08/15 e leva em consideração as informações prestadas no ato da inscrição. A lista com os aprovados estará disponível no dia 26/08 (quarta-feira) no site do Sesc RN, e as aulas têm início a partir do dia 01/08.

Comerciários e seus dependentes, além de estudantes de escolas públicas cuja renda familiar mensal não ultrapasse três salários mínimos nacionais, podem se inscrever nos cursos gratuitos. No ato da inscrição, é preciso levar os documentos originais (com cópias): RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência (com emissão inferior a 60 dias) e de escolaridade, e ainda, caso necessário, documento que comprove deficiência física ou mental.

Também deverá ser entregue a autodeclaração de renda familiar e o questionário socioeconômico. Caso o interessado em fazer o curso seja menor de idade, deverá estar acompanhado do responsável.

Serviço:

O quê? Sesc RN abre inscrições para cursos gratuitos de setembro
Quando? Até dia 19/08
Como se inscrever?

NATAL
Sesc Centro (Av. Cel. Bezerra, 33, Cidade Alta). Telefone: 3133-0360

CAICÓ
Sesc Seridó (Rua Washington Luiz, nº. 55, Boa Passagem, Caicó). Telefone: (84) 3421–2337

MOSSORÓ
Sesc Mossoró (Rua Dr. João Marcelino, S/N, Nova Betânia). Telefone: (84) 3316-3665

SÃO PAULO DO POTENGI
Sesc São Paulo do Potengi (Avenida Ouro Branco, nº. 297, Novo Juremal). Telefone: (84) 3251–2798

Edital completo: clique aqui

dna

55bfb0b2e0aa1525807999

A Prefeitura de Macaíba realizou na tarde do último domingo (02) mais uma edição do projeto Cultura Jovem na Praça. O evento ocorreu na Praça Augusto Severo, mais conhecida como Praça do M e mais uma vez foi sucesso absoluto de público.

Com ações positivas, que visam afastar os jovens das drogas e do crime, o projeto é sucesso entre os adolescentes.  Com o tema de “Negro Atitude”, o projeto levou música, dança e teatro para os jovens, que ainda contaram com a realização de oficinas temáticas de artes visuais e artesanato.

Participando pela segunda vez do projeto, o jovem Mario Alexandre falou sobre o evento, “O projeto é muito importante para a cidade, pois ocupa a mente do jovem com cultura e educação. Podemos mostrar mais um lado bom da cidade”, Completou.

O Cultura Jovem na Praça faz parte das ações do programa Juventude Viva. As atividades do projeto já foram realizadas em várias locais do município como os distritos de Traíras e Cajazeiras; a comunidade de Riacho do Sangue; o bairro Morada da Fé e a Praça Paulo Holanda (Pista Nova).

Texto: Jomar Freitas

Fotos: Márcio Lucas

Detran

Amamentação, banco de leite, Varginha (Foto: Reprodução/ EPTV)

A Secretaria de Saúde de Natal (SMS) deu início nesta segunda (3) e segue até a sexta-feira (7) à Semana Mundial do Aleitamento Materno. As atividades, que são realizadas nas unidades de saúde municipais, fazem parte de uma mobilização que busca a sobrevivência, proteção e o desenvolvimento das crianças. A abertura oficial acontece nesta terça-feira (4) na maternidade Leide Morais, na Zona Norte da cidade.

De acordo com a coordenadora da Saúde da Criança e Aleitamento Materno da Secretaria Municipal de Saúde, Isabel Lima, a temática trabalhada neste ano será a ‘Mulher trabalhadora que amamenta’. “O objetivo é incentivar as empresas públicas e privadas quanto ao respeito, apoio e valorização da amamentação como forma de promoção a saúde da mulher trabalhadora e do seu bebê”, ressalta Isabel.

A diretora da maternidade Leide Moraes, Rosário Bezerra conta que além da maternidade as demais unidades de saúde do município também realizarão atividades em alusão à data. “A ideia é desenvolver ações dentro ou fora das unidades de saúde, com o objetivo de evidenciar as reflexões necessárias para o incentivo do aleitamento materno, seja através de palestras, vídeos educativos, doações do leite materno, ou mesmo, diante da sensibilização da população”, complementa.

Muitas vezes, seja por um problema de saúde ou mesmo por um parto prematuro, algumas mães têm dificuldades ou não produzem o leite necessário para oferecer ao recém-nascido. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde tem buscado desenvolver campanhas voltadas também a arrecadação de frascos. De acordo com a coordenadora das Ações Programáticas de Saúde, da SMS, Ana Paula Queiroz, outra grande problemática é a perda de leite, devido a falta de recipientes.

“Muitas mães têm o leite, ligam pro banco, porém tem dificuldade para a obtenção dos frascos. Por este motivo será realizada também, durante o mês de agosto, uma campanha para solicitar a comunidade a doação de recipientes para coleta do leite humano. A doação é muito importante, pois ajuda, principalmente, alguns bebês que nasceram prematuros e estão nas UTIs”, explica Ana Paula Queiroz.

Prefeitura de Natal

Brasília – O ex-ministro José Dirceu vai passar a noite desta segunda-feira, 3, na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, apesar da decisão do ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a transferência de Dirceu para Curitiba, no Paraná. O deslocamento será realizado amanhã, dia 4, mas ainda não há um horário previsto.

De acordo com o delegado responsável pela prisão de Dirceu, Luciano Flores de Lima, apesar da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de autorizar a transferência do ex-ministro, não havia mais condições logísticas para o deslocamento na noite de hoje.

O delegado disse que Dirceu chegou na PF se queixando de mal estar. Foi então solicitada a presença de um médico da confiança do ex-ministro, que constatou pressão alta. Agora, o ex-ministro passa bem.

Lima informou também que Dirceu se alimentou como os demais presos, com a diferença de que sua comida estava sem sal, devido ao diagnóstico. Ele relatou ainda que o ex-ministro se manteve calmo o tempo todo. “Ele já estava esperando (a prisão) e disse que todos os dias havia jornalistas na frente da casa dele”, disse o delegado.

naruto

governo_MST

O governador Robinson Faria recebeu representantes do Movimento Sem-terra (MST), no início da noite desta segunda-feira (3). Contrários aos cortes previstos no orçamento federal da reforma agrária, o MST fez manifestações em várias cidades brasileiras. No Rio Grande do Norte, bloquearam o principal acesso do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e, apesar de seguirem a uma pauta nacional, reivindicaram a oportunidade de dialogar com o líder do Executivo estadual.

Acompanhado da chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, e de secretários de estado de várias pastas, Robinson Faria ouviu representes dos sem-terra e se comprometeu a atender alguns pontos inerentes à gestão estadual. A audiência aconteceu na Escola de Governo Dom Eugênio Sales, no Centro Administrativo.

“Tivemos uma conversa muito amistosa, com muita compreensão dos dois lados e boa vontade. O governo já assumiu o compromisso com a perfuração de poços em áreas de assentamento, vamos montar uma equipe técnica para dar apoio aos sem-terra, adquirir também kits para irrigação e vamos incluir o MST no grupo de gestão da Central de Abastecimento”, assinalou o governador, que destacou ainda o diálogo contínuo com o MST na área de Educação, que já teve muitas reivindicações atendidas.

Participaram do encontro os secretários da Segurança Pública, Kalina Leite, da Agricultura, Haroldo Abuana, e de assuntos Fundiários, Raimundo Costa, além do Comandante Geral da Polícia, Coronel Ângelo Dantas, do vice-governador Fábio Dantas e do diretor geral da Emater, César Oliveira.

Prefeitura de Natal

José Dirceu, preso na 17ª fase da Lava Jato, é levado pela PF (Foto: Reprodução/TV Globo)

José Dirceu, preso na 17ª fase da Lava Jato, é levado pela PF (Foto: Reprodução/TV Globo)

O Partido dos Trabalhadores divulgou nota, nesta segunda-feira (3), em que reafirma que as doações feitas à legenda aconteceram dentro da legalidade.

Além disso, a sigla refuta as acusações de que teria realizado operações financeiras ilegais ou tenha participado de qualquer esquema de corrupção.

Na manhã desta segunda, o ex-ministro da Casa Civil e ex-presidente do partido José Dirceu foi preso em um dos desdobramentos da Operação Lava Jato.

Leia a nota, na íntegra:

“Nota oficial

O Partido dos Trabalhadores refuta as acusações de que teria realizado operações financeiras ilegais ou participado de qualquer esquema de corrupção. Todas as doações feitas ao PT ocorreram estritamente dentro da legalidade, por intermédio de transferências bancárias, e foram posteriormente declaradas à Justiça Eleitoral.

Rui Falcão, presidente nacional do PT”

DETRAN RN

Filha que mandou Matar a mãe
Portal BO – A estudante de técnica de enfermagem Taliany Mesquita de Freitas Lourenço, de 22 anos, que está presa desde o sábado (1º), suspeita de encomendar a morte da própria mãe nega envolvimento no crime. Normalice de Freitas Lourenço, de 49 anos, foi morta com golpes de marreta na noite da quinta-feira, em Macaíba, e o suspeito de ser autor do crime relatou para a polícia que teria praticado o crime a pedido da filha da vítima.
Taliany Mesquita disse ao Portal BO que o pedreiro Geraldo José Amaro do Nascimento a apontou como mandante em seu depoimento porque ela era a única pessoa que sabia da relação próxima entre ele e a mãe e que poderia ajudar a polícia a esclarecer o crime.
A jovem relatou que não tem nenhuma participação nem direta ou indiretamente. “Minha mãe e o Geraldo discutiam muito, porque ela era muito exigente com os serviços feitos na casa”, comentou.
Taliany disse também que Geraldo matou a mãe por dinheiro porque só ele sabia onde estava o dinheiro guardado pela mãe. “Na manhã do crime eu escutei um barulho, como se fosse alguém caindo e também um grito. Depois disso, procurei saber o que tinha acontecido e encontrei com Geraldo, que perguntou se tinha café”.
De acordo com a suspeita, ao conversar com o pedreiro ela então que acabou esquecendo do barulho e não foi mais atrás. Somente a noite ela sentiu falta da mãe e então foi com o marido na casa de Geraldo saber se a mãe estava lá e, depois, eles chegaram a arrombar a porta da casa da mãe e a encontraram morta enrolada em um lençol.
O advogado João Maria Pegado, que defende Taliany Mesquita, afirmou que houve falha no flagrante da prisão da cliente e relatou que ela poderá ser solta a qualquer momento.
dna
Governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria anuncia lançamento do projeto Ronda Cidadã (Foto: Augusto Gomes/G1)

Governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria anuncia lançamento do projeto Ronda Cidadã (Foto: Augusto Gomes/G1)

O projeto de lei foi de autoria do hoje deputado federal Walter Alves (PMDB), aprovado na legislatura passada da Assembleia Legislativa – quando ele ainda era deputado estadual – e já está em vigor. Diz que o governo do Rio Grande do Norte deve aplicar um percentual mínimo de 9,5% do orçamento geral do Estado em segurança pública.

Nesta tarde, o governador do Estado, Robinson Faria, se reuniu com o representante do Ministério Público, procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima, para tratar da aplicação desses recursos. Na oportunidade, Robinson informou que sua gestão na área de Segurança Pública já aplica acima do percentual previsto o montante necessário para o setor.

Além de Robinson e Rinaldo, participaram do encontro a secretária de Segurança Pública, Kalina Leite, e o secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira.

dna

Lazaro

Nos últimos dias, um certo cidadão das terras macaibenses vem tentando ganhar notoriedade nas redes sociais com um discurso destorcido e raivoso. Nenhuma surpresa para quem conhece a figura. Traçar a personalidade deste cidadão é complicado, um caso a parte da psicologia.

Na sua infância foi coroinha, depois dizia aos quatro cantos que teria virado roqueiro. Mais tarde ingressou na faculdade, onde mais uma vez teria mostrado dificuldade em saber o que queria, trocando de cursos como quem troca de roupa.

Até de sobrenome ele trocou. Usava até bem pouco tempo atrás em um dos seus perfis nas redes sociais, o sobrenome “Roussef”. A campanha terminou e o nome ficou. Foi retirado meses depois.

Como todos podemos ver, ele não quer enxergar o que acontece em nível nacional.

Dizem que o lado “revolucionário” do jovem, foi descoberto no período de universidade. Na verdade, até hoje não se sabe que revolução é essa.

Subir em mesas e gritar palavras de ordem, invadir um restaurante universitário, depredar o patrimônio público e gritar com funcionários da universidade, são algumas das atividades do cidadão, como podemos ver nestes vídeos.

Veja a nota que a UFRN emitiu sobre os atos cometidos pelo “revolucionário” e alguns de seus companheiros:

Direção e Membros do Informativo Atitude

capture-20150803-170456

Veja a nota na íntegra aqui: http://www.sistemas.ufrn.br/portal/PT/noticia/15068372#.Vb_IJLVChIN

DSC_5677

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gelson Lima informa que a audiência pública sobre a situação dos agentes de saúde e de endemias do município, marcada para o dia 5 de agosto de 2015 foi remarcada para o dia 11 do mesmo mês, às 10h30, na sede da Câmara.

A audiência foi remarcada devido à impossibilidade da presença da secretária municipal de Saúde, que estará participando de um congresso em outro estado no período.

Em mais um fim de semana de muito futebol na Vila Olímpica de Macaíba, o Campeonato da Zona Rural do município conheceu suas equipes finalistas. Na categoria aspirante, o Bangu de Capoeiras e o CRB de Cajazeiras empataram no tempo normal por 1 a 1. Nos pênaltis, o Bangu venceu por 3 a 2. Pela categoria adulto, o CRB venceu o Palmeiras de Cana Brava por 1 a 0.

O primeiro jogo da final da categoria aspirante será disputada entre o Botafogo de Lagoa do Lima e o Bangu de Capoeiras, no dia 16 deste mês, na Vila Olímpica. No mesmo dia e local, na categoria adulto, CRB de Cajazeiras e Independente de Capoeiras disputarão a primeira partida da decisão.

f1

Disciplina, solidariedade, companheirismo e dedicação. Foi com este espírito que aconteceu a formatura dos alunos do projeto social denominado Grupo Pré-Militar Falcão Negro, no ginásio Edilson de Albuquerque, na noite da última sexta-feira (31).  Quinze garotos foram condecorados às novas patentes militares e homenageados. O Falcão Negro é um grupo que além de preparar os jovens macaibenses para uma possível carreira militar, visa principalmente educar os garotos (as) com disciplina, coleguismo e respeito. O grupo foi criado no ano de 2014 e já colhe bons frutos.  Para o ex-militar do Exercito Brasileiro e fundador do grupo, Magno de Morais, o objetivo principal da iniciativa é educar os jovens de hoje para se tornarem “adultos do bem”. “Precisamos educar a criança hoje para não perder um adulto amanhã. Essa é a iniciativa central do projeto”.

O prefeito Dr. Fernando Cunha falou sobre o trabalho social desenvolvido em parceria com a Prefeitura.  “É gratificante ver o brilhantismo desta ideia. Parabenizo o trabalho, a dedicação, a disciplina, o esforço de Magno, de todos os garotos do Falcão Negro e as famílias destes jovens. Aproveito e digo que estamos à disposição do grupo sempre que necessitar”.   Garotos e garotas a partir dos 13 anos podem participar do grupo. Para realizar a inscrição basta se dirigir à escola José Arinaldo (local escolhido para o funcionamento do projeto), aos sábados, a partir das 14 horas levando a fotocópia dos documentos e duas fotos 3×4. Além do prefeito estiveram na formatura as secretárias de Educação, Márcia Portela e de Tributação, Ulibna Kelry, o Diácono Sérgio Antônio, a direção e os professores da escola José Arinaldo e os familiares dos jovens do Falcão Negro.

Página que Klébia mantém no Facebook foi atualizada no último sábado, dia 1ºde agosto (Foto: Reprodução/Facebook)

Página que Klébia mantém no Facebook foi atualizada no último sábado, dia 1ºde agosto (Foto: Reprodução/Facebook)

A Coordenadoria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte está apurando se a detenta Klébia Monteiro Anulino, de 28 anos – presa desde fevereiro do ano passado suspeita de integrar uma quadrilha de traficantes de drogas na região Seridó do Rio Grande do Norte – está fazendo uso de telefones celulares ou algum outro aparelho com conexão à internet, já que a página que a mulher mantém em uma rede social está sendo atualizada.

O G1 acessou o perfil de Klébia no Facebook e constatou que duas novas fotos foram postadas no sábado passado, dia 1º: uma na capa, na qual ela aparece em meio a uma festa de aniversário, e outra no próprio perfil, na qual ela comenta: “Vivos somos traídos, presos somos esquecidos, mortos deixamos saudades”.

Segundo Durval Oliveira Franco, coordenador da Coape, a presa encontra-se detida na Ala Feminina do Complexo Penal Dr. João Chaves, em Natal. “A direção da unidade já foi comunicada para que as medidas cabíveis sejam tomadas”, afirmou.

Além da suspeita de tráfico de drogas, Klébia ainda responde a outros três processos na comarca de Florânia. Dois são por homicídio e um por desacato.

Operação Coiteiros
Klébia é natural de Florânia, cidade da região Seridó. Ela foi presa no dia 25 de fevereiro de 2014 durante a Operação Coiteiros, deflagrada pelo Ministério Público Estadual. A ação recebeu este nome em alusão aos indivíduos que dão asilo, favorecem ou protegem malfeitores.

Durante o cumprimento dos mandados, onze pessoas foram detidas por envolvimento com o tráfico de drogas e duas por porte ilegal de arma de fogo. Entre os alvos da operação estão soldados e um sargento da PM, um agente penitenciário e empresários que atuam na região.

Ainda segundo o MP, o grupo também é suspeito de formação de milícia privada, cuja pena pode chegar a oito anos de cadeia. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Caicó, Jardim do Seridó, Jucurutu, Jardim de Piranhas, Tenente Laurentino Cruz e Florânia.

G1 RN

promo-frete-gratis-2014-loja

Instalados em maio, equipamentos começam a multar nesta segunda (3) (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Instalados em maio, equipamentos começam a multar nesta segunda (3) (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Os radares instalados em maio nos trechos urbanos da BR-101, em Natal, começam a multar nesta segunda-feira (3). Ao todo, são cinco radares instalados em dois trechos: próximo a Arena das Dunas e outro perto do pórtico dos Reis Magos. Na marginal, a velocidade máxima permitida é de 6okm/h. Já via principal o limite de velocidade é de 80 km/h.

Os valores das multas variam. Quando a velocidade for superior em até 20% a permitida a infração é considerada média e vai custar ao motorista R$ 85,13. Quando superar os 20%, mas não passar dos 50% da velocidade permitida a multa é grave e o valor R$ 127,69.

Se passar dos 5o% da velocidade permitida a infração é gravíssima e o condutor pode desembolsar até R$ 574,62, além da suspensão imediata do direito de dirigir e apreensão da carteira de habilitação.

G1 RN

DETRAN RN

FIES-NOVO-2

Começam hoje (3) as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ao todo, serão ofertadas 61,5 mil vagas. O período de inscrição vai até o dia 6, pela internet. A partir desta edição, passam a valer as novas regras do Fies. Os juros passarão dos atuais 3,4% para 6,5% e os estudantes pagarão parte da mensalidade, de acordo com a renda. Como contrapartida, os participantes do Fies terão um desconto de 5% nas mensalidades.

Para concorrer, os estudantes precisam ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São aceitas todas as edições do Enem a partir de 2010. O candidato também tem que ter tirado nota maior que 0 na redação. Além disso, precisa ter renda familiar por pessoa de até 2,5 salários mínimos por mês, ou seja, R$ 1.970.

A oferta de vagas vai priorizar cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, excluído o Distrito Federal. Os cursos das áreas de engenharia e saúde e a formação de professores também serão priorizados, assim como aqueles com conceitos 4 e 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), que vai até 5.

Com as novas normas, os financiamentos não serão concedidos por ordem de inscrição, mas por concorrência. Dessa forma, os candidados não precisam ter pressa para acessar o sistema. O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 10 de agosto, em chamada única.

Os estudantes pré-selecionados deverão concluir a inscrição na internet e completar o processo no estabelecimento de ensino e na instituição financeira. Quem não for pré-selecionado passa a integrar a lista de espera.

Renovações

Além das novas inscrições, os estudantes que já têm o financiamento devem fazer o aditamento dos contratos. O prazo começa dia 10 e, para esses estudantes, vai até o dia 31 de outubro. As renovações devem ser feitas a cada seis meses.

Os estudantes que, por alguma razão, não renovaram os contratos no prazo estipulado no semestre passado terão a chance de fazê-lo também a partir do dia 10. O prazo para que os estudantes fizessem o aditamento dos contratos vigentes no primeiro semestre terminou no último dia 20, após ser prorrogado mais de uma vez. Segundo o MEC, menos de 100 mil estudantes não renovaram o financiamento no primeiro semestre.

O Fies é um programa do governo que oferece financiamento em instituições privadas de ensino superior com juros mais baixos. Atualmente, cerca de 2,1 milhões de contratos estão ativos.

Agência Brasil

Prefeitura de Natal

 

hsbc_home

O HSBC anunciou nesta segunda-feira (3) que vendeu sua subsidiária brasileira para o Banco Bradesco em uma operação que movimentou US$ 5,2 bilhões, o equivalente a R$ 17,6 bilhões.

Com a operação, o Bradesco encosta em seu maior concorrente, o Itaú, maior banco privado do país, com ativos de R$ 1,2 trilhão.

“Temos a grata satisfação de anunciar que nós chegamos a um bom termo”, afirmou, em teconferência, o presidente do Bradesco Luiz Carlos Trabuco Cappi. “O Bradesco desde 1943 já realizou 48 aquisições. A relevância da presença do HSBC no mercado brasileiro supera todas as aquisições anteriores”.

De acordo com comunicado do Bradeso, com a aquisição, o banco assumirá todas as operações do HSBC no Brasil, incluindo varejo, seguros e administração de ativos, bem como todas as agências e clientes.

O HSBC manterá sua presença no Brasil para as grandes empresas.

O Bradesco informa que os clientes do HSBC continuarão a ser atendidos “da forma habitual” e, após a conclusão da operação, passarão a contar com todos os produtos, serviços e comodidades oferecidos pelo Bradesco.

“A aquisição proporcionará vários benefícios para os clientes de ambas as instituições, tais como o aumento da cobertura e da rede de atendimento em todo território nacional e acesso aos produtos distribuídos pelas duas instituições”, afirma comunicado do Bradesco.

A venda ao Bradesco de sua filial “constitui uma etapa importante na execução das medidas anunciadas aos acionistas em 9 de junho”, afirma o HSBC em um comunicado.

O presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, havia anunciado em 17 de junho que o banco faria uma oferta vinculante pela unidade brasileira do HSBC em julho. Segundo a Reuters, a disputa pelo HSBC no Brasil avançou rapidamente desde que os planos da instituição foram anunciados.

A operação ainda terá de ser aprovada pelos órgãos reguladores.

G1

dna