Macaíba foi a única cidade do Nordeste representada no evento

Representantes da Prefeitura de Macaíba, por intermédio da Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social participaram da Oficina Colaborativa: Desenvolvimento de Habilidades e Orientação para o mundo do trabalho, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social, ontem (15) e hoje (16), em Brasília.

Na ocasião, os representantes da administração municipal Iago Oliveira e Tiago Mafra apresentaram as experiências realizadas pela Prefeitura com o banco de oportunidades do programa Acessuas Trabalho e as oficinas dos grupos de mulheres do CRAS e do CREAS. Os trabalhos de Macaíba foram os únicos selecionados de toda a região Nordeste.

Técnicos e gestores em assistência social de todo o país estão participando do evento que tem como foco discutir o novo eixo de execução do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho).

Um dos representantes da Prefeitura no evento, Iago Oliveira declarou sobre a apresentação dos projetos macaibenses. “A aceitação foi excelente! Alguns municípios nos solicitaram a apresentação e pediram melhores explicações sobre o Banco de Oportunidades. Vale ressaltar, que a Vila Olímpica foi alvo de muito elogio e impressionou a todos que estavam na palestra. A importância do nosso trabalho é que as oficinas e o Banco de Oportunidades trazem para os usuários da assistência social do município, a oportunidade de se qualificar e acessar o mercado de trabalho”, afirmou Iago.

Assecom-PMM

 

A pesquisa DataPoder360 indica que se a disputa pelo Palácio do Planalto fosse hoje e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 71 anos, não disputasse, o maior beneficiado seria o deputado federal Jair Bolsonaro (RJ), 62 anos –de saída do PSC para filiar-se ao PEN, que deve mudar o nome para Patriota.

Com Lula no páreo, a corrida presidencial segue estável. O petista está consolidado e até mostrou 1 avanço, pontuando em agosto 31% e 32%, nos 2 cenários testados. Em julho, antes da sentença do juiz federal Sérgio Moro (responsável pela Lava Jato em 1ª Instância), Lula tinha 23% e 26%. A pena imposta pelo magistrado e a maior exposição pública parecem ter feito bem ao petista.

O fato incontestável deste momento é que Lula é o único pré-candidato que certamente iria para o 2º turno se a disputa fosse agora. A propósito desse fato, há que ser considerada a pendência judicial do petista: ele é réu em 5 processos e já foi condenado por Moro a 9 anos de prisão. O petista recorre em liberdade.

Embora as variações fiquem próximas da margem de erro máxima da pesquisa, é nítido que Lula está com 1 eleitorado cristalizado na faixa que vai de 25% a 30%, quando se observam os percentuais obtidos pelo petista desde abril –mês em que o DataPoder360 começou a fazer seus levantamentos mensais.

A pesquisa do DataPoder360 foi realizada por telefone (com ligações para aparelhos fixos e celulares) de 12 a 14 de agosto. Foram feitas 2.088 entrevistas em 197 cidades. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. Ou seja, 1 candidato com 25% está na faixa de 22% a 28%, aproximadamente.

Em alguns cenários, o total dos percentuais pode não ser 100% por causa do arredondamento dos resultados. Leia todos os estudos anteriores aqui.

BOLSONARO, DORIA E ALCKMIN
O deputado conservador pelo Rio de Janeiro pontua 18% e 25% quando Lula está entre os pré-candidatos. Se o petista sai da disputa, Jair Bolsonaro fica estável com 25% a 27%, quando os adversários do PSDB são João Doria, 59 anos, e Geraldo Alckmin, 64, respectivamente.

Quando o pré-candidato pelo PSDB é o prefeito de São Paulo, o líder Bolsonaro tem 25%. Na sequência, forma-se uma escada entre os que estão em 2º lugar, todos embolados na margem de erro da pesquisa. Mas o tucano Doria está numericamente à frente, com 12%. Depois, Ciro Gomes (PDT), 59 anos, com 9%. Marina Silva (Rede), 59, marca 6%. O lanterna é Fernando Haddad (PT), 54 anos, com 5%.

No outro cenário, com o governador paulista sendo o pré-candidato tucano, Bolsonaro vai a 27%. Já Alckmin registra 9% (3 pontos percentuais a menos do que Doria, exatamente no limite da margem de erro). Ciro e Marina ficam com 8% cada 1. E Haddad marca só 3%.

É importante notar que as pesquisas do DataPoder360 têm demonstrado que há 3 pré-candidatos aparentemente mais competitivos até agora, todos quase sempre pontuando numericamente acima de 10%: Lula (o líder disparado), Bolsonaro (o 2º colocado, em alta na evolução das pesquisas) e Doria (na faixa 1 pouco acima de 10%).

Todos os demais pré-candidatos ainda lutam para sair de uma espécie de lanterna embolada, na faixa de 5% –levemente acima ou abaixo desse patamar. Ler mais…

Uma perseguição policial foi registrada na tarde desta quarta-feira (16) no bairro do Igapó, zona norte de Natal. Segundo informações repassadas a página Na Ficha da Polícia RN, o fato ocorreu por volta das 13h40m, quando dois meliantes foram alvejados durante uma troca de tiros com PM’s na rua santo Agostinho. Muitas viaturas estiveram no local para dar apoio a ocorrência. A dupla foi socorrida até o hospital.

Se a polícia não chega na hora, o jeito é agir – matar para não morrer! Pelo menos é assim que pensa a maioria dos internautas, nas dezenas de comentários publicados nas redes sociais do portal Agora RN, diante da insegurança que assola a capital potiguar.

Ontem, em dois assaltos distintos, no Tirol e Morro Branco, houve reação imediata. No primeiro, o bandido foi baleado pela vítima e socorrido ao pronto-socorro; No outro, uma testemunha atropelou o suspeito, que morreu na avenida. Os justiceiros, claro, viraram heróis na web.

Embora tal defesa seja intrínseca ao instinto humano, fazer justiça com as próprias mãos é sempre uma medida de alto risco. Para o delegado aposentado, Maurílio Pinto de Medeiros, nem mesmo a polícia, treinada para agir nesse tipo de situação, está imune a um desfecho fatal. Tudo é muito imprevisível.

Segundo ele, o governo deveria reduzir o custo para a retirada do porte de arma, mas não revogar o estatuto do desarmamento. “Apesar da burocracia atual, não seria boa ideia anular o referendo. Por vezes, o criminoso só fica preso porque foi flagrado portando, ilegalmente, uma arma de fogo”, justificou.

Ainda de acordo com o ‘Xerife’, o governador Robinson Faria se preocupa de verdade com a segurança pública e vem lutando com os recursos que têm, diante da crise financeira. Ele acredita que as polícias civil e militar vêm desempenhando bem o papel a que são atribuídas. Contudo, o efetivo está aquém do ideal. “É preciso que haja concurso público para aumentar o quadro de policiais nas ruas. Mas, paralelo a isso, o governo também terá que investir em armamentos mais modernos, coletes e viaturas. As delegacias precisam de reparos e de melhor infraestrutura”.

Mas, como só prender não adianta, outra urgência governamental é a construção de novos presídios em Natal, Grande Natal e Interior. “Tudo isso é dinheiro, muito dinheiro. Infelizmente, não apostaram na educação e a criminalidade aumentou. Além disso, o governo sucumbiu o poder de organização das facções. Hoje, esses grupos estão disseminados em todo o país. Agora, o trabalho vem em triplo para garantir a segurança do cidadão”, observou Maurílio.

Agora RN

Um motorista de Uber, identificado como Carlos Felipe de Góis foi preso nesta terça-feira (15) após assaltar uma loja de rações na zona norte de Natal.

O motorista usou o veículo no qual trabalhava para praticar o assalto, juntamente com outros três elementos.

A polícia conseguiu chegar até o suspeito através da placa do veículo que foi anotada por uma testemunha do crime.

Capturado pela polícia, Carlos levou a polícia até o bairro do Gramoré onde os outros tres suspeitos estavam escondidos.

Eles foram levados para a Delegacia de Plantão da zona norte.

Dois estudantes de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que lidam com instrumentos de sopro irão realizar o sonho que muitas pessoas almejam atingir: estudar fora do Brasil. Eles foram selecionados para estudar na Finlândia, país da Escandinávia, região que pertence à Europa. Confira abaixo o vídeo da matéria:

http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/bom-dia-rn/videos/t/edicoes/v/estudantes-da-ufrn-sao-selecionados-para-estudar-na-finlandia/6081741/

Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar com a Força Nacional foi deflagrada no final da manhã desta quarta-feira (16)em Ceará-Mirim. A ação, que também conta com a participação do Ministério Público, tem como objetivo coibir os crimes de homicídios na cidade.

Segundo as informações preliminares, a operação faz parte de uma força-tarefa, liderada pela Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), que foi criada para investigar e solucionar os casos de homicídios no município. Neste momento, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão. As informações detalhadas sobre a operação serão divulgadas ainda nesta quarta-feira. 

Condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o ex-presidente Lula (PT) está enfrentando dificuldades para realizar uma caravana expressiva pelo Nordeste. A receptividade não está sendo a esperada. Em Currais Novos mesmo, por onde ele vai passar, uma vereadora chegou a desistir de homenageá-lo com o título de cidadão após perceber a rejeição à iniciativa.

Em reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira (16), na sede da Prefeitura de Macaíba, os membros presentes que integram o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) aprovaram por unanimidade a aquisição da Fazenda Esperança, que possui uma área de 96 hectares e está localizada na comunidade de Curral das Juntas, próxima ao distrito de Canabrava.

Com a aquisição através do Crédito Fundiário, a área passará a assentar 19 famílias de Trabalhadores Rurais Sem Terra da comunidade. É importante frisar que o CMDS é composto por 30 membros, sendo 15 titulares e 15 suplentes, incluindo representantes de órgãos públicos como Prefeitura de Macaíba e EMATER/RN, assentamentos, associações comunitárias e colônia de pescadores, Igreja Católica, dentre outros.

O presidente do CMDS e secretário municipal da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SEMAPE), Francisco Maia, coordenou a reunião de hoje. Com relação ao processo referente à implantação do novo assentamento, este deverá ser concluído nos próximos meses.

Assecom-PMM

Uma professora teve o carro tomado de assalto nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (16) no bairro Campo da Santa Cruz.

A vítima estava chegando na escola Pinheiro Borges aonde trabalha, quando bandidos tomaram o veículo de assalto.

O carro que foi levado pelos os criminosos é um Corola de placas QGU-1111. Qualquer informação acionar a polícia pelo o 190.

Na tarde de ontem (15), um homem ficou ferido após ser esfaqueado em Macaíba.

O crime ocorreu nas mediações de um dos mercado público localizado no centro da cidade. Segundo informações repassadas a CONNECTTV, a vítima conhecida pelo o apelido de “Coronel”, foi ferido por um desconhecido que fugiu logo em seguida após o atentado.

Ainda não se sabe ao certo o que poderia ter motivado a ação violenta. A vítima foi socorrida por uma ambulância do SAMU até uma unidade hospitalar

Equipes da Força Nacional, Polícia Militar e Polícia Civil deflagraram na manhã desta quarta-feira (16) uma operação conjunta para combater crimes de homicídio na cidade de Ceará-Mirim, na Grande Natal.

A operação é coordenada por uma força-tarefa composta para a elucidação dos assassinatos que vêm ocorrendo no município. Equipes da Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) participam do cumprimento de pelo menos 24 mandados de prisão, busca e apreensão.

O Ministério Público Estadual também participa. O resultado da operação deve ser divulgado ainda nesta quarta.

 

A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) promove, no segundo semestre deste ano, o curso de Iniciação ao Piano, que tem como objetivo proporcionar aos alunos o acesso à música e à arte pianística por meio de aulas coletivas. Oferecido desde 2013 como projeto de extensão, o curso oportuniza à comunidade acadêmica a continuidade dos estudos desenvolvidos nos módulos anteriores. Além disso, o projeto visa à divulgação do piano  e  de  seu  amplo repertório,  contribuindo  para  a  formação  de  um  público apreciador  de  música  nas  suas variadas vertentes, funcionando também como laboratório, no qual alunos da graduação da UFRN são inseridos na prática docente.

O curso, ministrado por quatro professores e dois monitores, terá continuidade semestral por meio de renovação e também com a inserção de outros módulos. O começo das aulas está previsto para o dia 25 de agosto, na sala de  piano coletivo nº 19 da EMUFRN, a  qual contém oito pianos digitais, sendo um  para cada  aluno.

O valor do investimento é 380,00 reais à vista ou em duas parcelas de R$190,00 pagos por boleto bancário.

As inscrições serão no dia 17 de agosto na Secretaria de Extensão da Escola de Música que funciona das 08h às 12h e das 13h às 17h.

As turmas oferecidas são as seguintes:

  • Criança (8 vagas):

Sexta-feira as 08 horas.

  • Adulto (8 vagas):

Sexta-feira as 09 horas.

Será aberto teste de nivelamento para crianças e adolescentes de nível intermediário em Piano para as seguintes turmas:
Criança V – Sexta-feira as 10 horas
Adolescente VII – Sexta-feira as 15 horas

Maiores informações pelos números 99193-6429/ 3342-2229 (ramal 102) ou pelo e-mail extensão.emufrn@gmail.com

Escola de Música UFRN

A Associação Norte Rio-Grandense de Gestores de Previdência (ANORPREV) promoveu na manhã da sexta-feira (11/08), um curso de capacitação sobre créditos financeiros referentes ao COMPREV – Sistema de Compensação Previdenciária. A Compensação Previdenciária é um acerto de contas entre o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), conforme consta no Portal da Confederação Nacional de Municípios.

A ANORPREV é um órgão presidido por Audrey Suelen, que também é presidente do MacaíbaPREV, órgão previdenciário próprio do município de Macaíba. O referido curso contou com a participação de servidores públicos oriundos de vários municípios do Rio Grande do Norte, a exemplo de Mossoró, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Lajes, Riachuelo, Senador Elói de Souza, Serra Caiada, além da capital potiguar – Natal e da própria cidade de Macaíba, com a equipe do MacaíbaPREV. Representantes da Caixa Econômica Federal, INSS e TCE/RN também marcaram presença no ensejo.

O foco da capacitação foi a operacionalização da Compensação Previdenciária entre o Regime Geral de Previdência Social e os Regimes Próprios de Previdência Social dos Servidores Públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nos casos de contagem recíproca de tempo de contribuição para efeito de aposentadorias e pensões e outros benefícios previdenciários.

Vale salientar que o instituto previdenciário de Macaíba tem sido uma referência para outras cidades do estado. Vários gestores municipais interessados em implantar sistemas previdenciários próprios em suas cidades já procuraram o instituto macaibense para trocar experiências relacionadas ao tema, inclusive solicitando audiências em suas cidades para debatê-lo.

Assecom-PMM

Macaíba – A quantidade de visitas ao mais reconhecido ponto turístico, histórico e cultural da nossa cidade não para de crescer a cada dia. Hoje, 16 de agosto, foi a vez do Museu Solar Ferreiro Torto receber a visita de uma turma de bombeiros mirins, que assim como as caravanas escolares ficou encantada com a paisagem e as histórias do local. O secretário municipal Marcelo Augusto, de Cultura e Turismo, acompanhou os visitantes e transmitiu-lhes informações relevantes.

O projeto Bombeiro Mirim é  fruto de uma iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte – CBMRN e atende a alunos da rede pública. Os bombeiros mirins recebem uniformes, aprendem sobre respeito, conduta, companheirismo, ordem, natação, primeiros socorros, salvamento em altura, educação de trânsito e outras atividades, tudo em ações e linguagem específicas para a juventude.

Rio – Uma mulher, de 21 anos, que transportava mais de 20 kg de maconha em um ônibus foi presa no fim da tarde desta terça-feira. A jovem foi abordada por policiais rodoviários federais na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), na altura de Itatiaia, dentro de um ônibus que fazia o itinerário Campinas x Rio de Janeiro.

Em fiscalização com ênfase no combate ao narcotráfico, policiais do grupo de operações com cães abordaram um ônibus, vindo de Campinas, São Paulo, no pedágio de Itatiaia na Dutra.  Após vistoria no bagageiro externo, o cão de faro da PRF indicou a presença de ilícito em uma mala de cor preta, com identificação da proprietária.

A partir da sinalização, os policiais verificaram a mala e constataram que havia 28 tabletes de maconha, dando um total de aproximadamente 24 kg. Em seguida junto ao motorista do ônibus, foi identificado a dona da bagagem.

A passageira confessou que receberia a quantia de R$1,5 mil pelo transporte da droga até Vitória, no Espírito Santo e que ela faria conexão no Rio de Janeiro para depois seguir até o destino. A ocorrência foi encaminhada a 99ºDP (Itatiaia).

O Dia

Com o objetivo de atrair olhares e buscar a valorização dos músicos, compositores e interpretes que compõem o cenário musical do Rio Grande do Norte, que na maior parte das vezes não recebem a visibilidade merecida, o Som sem Plugs apresenta a mais nova edição do edital “Música é Energia”. O Som sem Plugs é um espaço virtual multimídia que reverencia a cultura e o entretenimento com foco em produções audiovisuais independentes para web. Em cinco anos de estrada já produziu mais de 270 vídeos, registrando e propagando, sem exceções de estilos musicais, o trabalho de mais de 90 artistas, divulgando assim, a música potiguar para o mundo.

Através do website oficial do projeto, www.somsemplugs.com.br, reconhecido como o “portal da música potiguar”, o público tem acesso, não somente às produções audiovisuais, mas também, aos perfis de todos os artistas contemplados pelo projeto, ensaios fotográficos, entrevistas e matérias que tratam do universo musical e cultural do Rio Grande do Norte e do Brasil.

A atual temporada do Som sem Plugs, é patrocinada pela Petrobras, como apresentadora do projeto e conta com o patrocínio da Cosern-Neoenergia, através da Fundação José Augusto e a Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e conta com a realização da BetaPro Produtora e apoio da Camaleãoart, Social Soma, Original Marketing & Eventos, G7 Comunicação, Estúdios Megafone e da TV Universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Um bandido foi ferido na manhã desta quarta-feira (16) ao ser baleado por um popular na Rua Edgar Dantas, no centro da cidade de Parnamirim. Segundo a Polícia, dois homens teriam tomado de assalto uma motocicleta nas primeiras horas do dia e estariam praticando assaltos no centro. Um popular viu a ação e atirou baleando os dois suspeitos. Um caiu ao chão. O outro abandonou a motocicleta, roubou outra, e fugiu. A Polícia ainda não tem a identificação do suspeito. Diligências ainda estão sendo realizadas.

Na Ficha da Polícia RN

Com as frustrações de receitas, o governo anunciou o aumento da meta de déficit fiscal do Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) para R$ 159 bilhões este ano. A meta para o próximo ano também foi revista para R$ 159 bilhões.

O déficit primário é o resultado das despesas maiores que as receitas, sem considerar os gastos com juros da dívida pública. O anúncio foi feito há pouco pelos ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e do Planejamento, Dyogo Oliveira.

A alteração das metas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional. Em 12 meses encerrados em junho, o déficit primário ficou em R$ 167,198 bilhões, o que corresponde a 2,62% do Produto Interno Bruto (PIB) , a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, de acordo com dados do Banco Central (BC).

Originalmente, a meta de déficit estava fixada em R$ 139 bilhões para este ano e em R$ 129 bilhões para 2018. No entanto, a arrecadação ainda em queda, e uma série de frustrações de receitas dificultaram o cumprimento da meta original.

O governo também revisou as projeções para 2019 e 2020. Para 2019, a estimativa de déficit passou de R$ 65 bilhões para R$ 139 bilhões. Para 2020, o resultado passou de superávit de R$ 10 bilhões para déficit de R$ 65 bilhões.

A equipe econômica revisou ainda para baixo as projeções para o PIB e a inflação em 2018 em relação aos parâmetros definidos na LDO de 2018. A previsão de crescimento caiu de 2,5% para 2%. Em relação ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a projeção passou de 4,5% para 4,2%. Os números para 2017 – crescimento de 0,5% do PIB e inflação oficial de 3,7% – foram mantidos.

Frustração de receitas

Primeiramente, o Tribunal de Contas da União (TCU) mandou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) refazer o edital do leilão de renovação de concessão de usinas hidrelétricas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que renderia R$ 11 bilhões aos cofres federais este ano.

A segunda versão do programa de regularização de ativos no exterior, conhecida como repatriação, arrecadou apenas R$ 1,61 bilhão, em vez dos R$ 13 bilhões inicialmente previstos. As alterações na medida provisória que criou a renegociação especial de dívidas com a União também podem diminuir a previsão de arrecadação, caso o governo não consiga reverter essas mudanças.

Por fim, o governo teve de recuar de medidas que elevariam as receitas. O aumento do Programa de Integração Social e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (PIS/Cofins) sobre o etanol foi parcialmente revertido, reduzindo a previsão de arrecadação em R$ 501 milhões.

Agência Brasil

Um homem assassinado na sede de uma torcida organizada do América-RN nesta terça-feira (15), identificado como Al Unser Ayslan Silva do Nascimento, de 24 anos, era suspeito de ter matado um torcedor do CRB, em Maceió, no ano de 2012. A vítima é o alagoano Jônatas Daniel dos Santos, de 24 anos e o homicídio aconteceu durante um confronto entre as torcidas de América-RN e CRB ao final de um jogo pelo Brasileirão Série B. Jônatas foi morto com disparo de arma de fogo.

De acordo com a Polícia Militar, Al Unser Ayslan foi executado nesta terça a tiros dentro do galpão em que fica a sede da torcida organizada da qual fazia parte, no bairro Alecrim, Zona Leste de Natal. A polícia ainda não tem informações sobre como aconteceu o crime, registrado no início da tarde. Ler mais…