Henrique-Alves-triste

NOMEAÇÃO

Rei morto, rei posto. A situação do ex-deputado Henrique Alves é de constrangimento nacional. Sem mandato, o potiguar tem sido preterido publicamente pelo Governo através de recados pela imprensa, mas segue tentando ser nomeado ministro de quem já deu provas de que a nomeação só sairá na pressão.

FORÇA

As mudanças eleitorais também produzem modificações na vida do político. Há um ano, Henrique Alves era o terceiro homem mais poderoso da República; o homem mais forte do RN no cenário político nacional. Suas chances de permanecer presidente da Câmara eram grandes, justamente pelo seu poder de articulação.

MUDANÇA

Henrique deixou essa possibilidade real de se manter no cume da República, para disputar a eleição para governar um Estado pequeno, inexpressivo nacionalmente e praticamente falido financeiramente. São as escolhas que produzem as mudanças.

ATUAL

Político em atividade, mesmo sem mandato, não morre totalmente. Hoje, Henrique está enfraquecido, pedindo favor pra ser nomeado ministro e sem força política local ou nacional. Mas isso pode mudar; se for ministro, alguns bajuladores podem voltar ao convívio com o presidente do PMDB.

Prefeitura de Natal

maioridade

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou há pouco, por 32 votos a 15, a inversão de pauta, solicitada pelo deputado Felipe Maia (DEM-RN), para que a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, seja feita antes da análise da ata da reunião anterior.

Deputados do PT e do Psol questionaram a falta de orientação de partidos sobre a votação. “Todas as votações devem ter orientação de bancada. A orientação é para tentar avançar o debate”, afirmou o deputado Ivan Valente (Psol-SP). O presidente da comissão, deputado Arthur Lira (PP-AL), permitiu a orientação por bloco partidário. Com isso, foi reduzido o tempo de debate.

hermanoorcamento

Projeto de Lei de autoria do deputado Hermano Morais (PMDB) concede isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para a aquisição de veículos de passeio por deficientes físicos, independentemente da potência do motor. “Na legislação atualmente vigente, a isenção do IPVA é apenas para os veículos de passeio com motor até 120 HP de potência bruta, fator que discrimina de maneira infundada a aquisição do bem”, afirma Hermano.

O parlamentar argumenta ainda que outros estados da Federação já superaram essa limitação como forma de incentivar o mercado automobilístico à comercialização livre dos consumidores portadores de deficiência física. Ele lembra também que no Rio Grande do Norte, atualmente por meio da Lei 8.866, de junho de 2006, os deficientes físicos são isentos da taxa de licenciamento anual, independentemente da motorização.

Prefeitura de Natal

cunha-vaias-22

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), foi recebido com vaias e palavras de ordem do movimento LGBT na manhã desta segunda-feira (30) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O grupo interrompeu o cerimonial do evento, que debate a reforma política e tem ainda a presença do vice-presidente, o também peemedebista Michel Temer. Por causa do tumulto, o presidente da Casa, o deputado estadual Edson Brum (PMDB), encerrou a sessão e transferiu o evento para outro local dentro da Assembleia.

Segundo a Folha Press, antes da transferência do local, o auditório Dante Barone, com 660 lugares, já estava ocupado por manifestantes. Depois, centenas deles ficaram de fora do novo local, o próprio plenário da Assembleia, que tem 330 lugares. Manifestantes chegaram ao local antes das 9h e estenderam faixas com os dizeres “O Brasil vai ser governado pela Bíblia ou Constituição?”, entre outras.

Os ativista gritaram “fora, Cunha” e o acusaram de homofobia. A manifestação é parecida com a que realizou um beijaço na Assembleia Legislativa de São Paulo, na última sexta (27). Evangélico, Cunha chegou a dizer sobre os ativistas dos direitos gays, em um culto no início do mês, que é preciso “deixar que a maioria seja exercida, e não a minoria”. Os protestos são também uma referência às declarações de Cunha, de fevereiro deste ano, sobre evitar votação sobre legalização do aborto.

naruto

Dunga

Com oito vitórias em oito jogos, o técnico Dunga está perto de superar Saldanha e quebrar marca de 1969. Capitão do Tetra mantém base, recupera autoestima de jogadores e, aos poucos, devolve credibilidade ao futebol brasileiro.

São oito vitórias em oito jogos. Desde que herdou o comando e o caos deixado por Luiz Felipe Scolari, Dunga mantém 100% de aproveitamento. Este é o melhor início de um treinador à frente da seleção desde 1969, quando João Saldanha somou nove triunfos contras outras seleções nacionais.

Após o fiasco da Copa do Mundo de 2014, que resultou na pior estatística defensiva do Brasil em todas as edições de Mundiais e colocou o futebol brasileiro em descrença, especialmente devido à impiedosa goleada por 7 a 1 contra a Alemanha, Dunga recuperou a autoestima da Seleção, trabalhou muito o lado psicológico dos jogadores, porém não deixou de fazer suas mudanças táticas e técnicas.

promo-frete-gratis-2014-loja

lider quadrilha

A Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) do Rio Grande do Norte, informou na manhã desta segunda-feira (30) que líder da quadrilha investigada na operação Hefesto, conduzida pela Divisão Especial de Investigação e de Combate ao Crime Organizado (Deicor) da  Polícia Civil do estado, está entre os mortos do confronto entre policiais e criminosos que ocorreu no último domingo (29), na cidade de Currais Novos, na região do Seridó potiguar.

De acordo com as informações da Sesed, Isaías Leandro Lopes seria o líder de uma organização criminosa que promovia assaltos a bancos e explodia caixas-eletrônicos. Além dele, um homem identificado como João Batista Nunes da Silva e outros cinco que ainda aguardam identificação, foram mortos em confronto com integrantes da Polícia Civil e do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (BOPE).

Segundo a delegada Danielle Filgueira, da Deicor, a operação Hefesto investigava a organização há dois meses. Ainda segundo a delegada, a Polícia Civil recebeu a informação de que a quadrilha estaria preparando uma ação na região do seridó entre o sábado (28) e o domingo (29).

De acordo com a polícia, os homens estavam em dois carros e quando viram os policiais abriram fogo. Os policiais reagiram. No interior dos veículos, foram encontrados explosivos e armas de fogo de diversos calibres, entre elas pistolas, revólveres e escopetas de calibre 12.

Além dos integrantes mortos, dois membros da quadrilha foram presos. João Maria da Rocha foi preso logo após a troca de tiros, em Currais Novos. Ele se identificou como taxista e que havia sido sequestrado pelo grupo e obrigado a dirigir, porém sua participação no grupo criminoso foi confirmado pela Polícia Civil. Enquanto isso, Kleiton Carrol Gomes de Albuquerque foi preso emNatal. Também segundo a polícia, Kleiton armazenaria armas para o grupo na capital potiguar.

Em entrevista a reportagem do RN TV 1ª Edição, a delegada Danielle Filgueira afirmou que as investigações devem continuar, uma vez que a quadrilha ainda tem mais membros. O grupo é suspeito de participar de ações criminosas em cidades do interior do Rio Grande do Norte e em outros estados.

Detran

seca

O governo do Rio Grande do Norte decretou calamidade pública em 153 municípios potiguares por causa da seca. O decreto foi publicado no Diário Oficial de sábado (28) e tem validade de 180 dias. Segundo o documento, as chuvas ocorridas no segundo semestre de 2014 e neste início de 2015 no RN foram insuficientes para a formação de estoques de água potável nos reservatórios que atendem parte da zona rural.

De acordo com a publicação, para decretar calamidade o governo considerou a previsão da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) de chuvas abaixo da média histórica para 2015 e ainda que os prejuízos financeiros ocasionados pela escassez hídrica verificada no ano de 2014, em todo o território do estado do Rio Grande do Norte, chegam a R$ 3.8 bilhões de reais.

Ainda segundo informações do governo, dos 167 municípios do estado, 120 são abastecidos por carros-pipa atualmente, o que corresponde a 260 mil pessoas abastecidas por carros-pipa.

O decreto permite que os municípios contratem com dispensa de licitação “as obras e os serviços que se mostrarem aptos a mitigar as consequências provocadas pela estiagem”.

Dentre os municípios incluídos no decreto estão Mossoró, Apodi, Nova Cruz, Currais Novos, Caicó e São Miguel do Gostoso.

2e

itep

Outros cinco integrantes da Força Nacional chegaram ao Itep para reforçar o quadro de especialistas. O novo reforço é de um perito criminal e quatro papiloscopistas. “O Itep tinha solicitado através da Sesed [Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social] o apoio de cinco peritos criminais, específicos para realizar um mutirão no setor de balística, mas esses que chegaram, com certeza, já vão ajudar e muito a suprir nossa carência de efetivo”, disse o capitão Franklin Ramalho, coordenador da Criminalística.

Atualmente, o efetivo da Força Nacional no Itep é de dois peritos criminais e seis papiloscopistas, que segundo o capitão, reforçam as escalas de plantão. Os peritos, analisando locais de crime e os papiloscopistas na identificação e coleta de digitais. A autorização de permanência do grupo no RN é de 180 dias podendo ser renovada por iguais períodos.

Blog do BG

dna

Macaiba Connect: E dando a continuidade a operação “Templo” nesta Segunda-feira (30) outra apreensão foi registrada na rua Tenente Geraldo Cavalcante, na vila de João Maria, localizada no bairro da Aliança. Normando relatou que após o agentes entrar na residencia encontraram uma pistola 380 e uma ponto 40, uma grande quantidade de drogas, munições e uma motocicleta. O proprietário por desses produtos encontrados identificado por nome de Júlio Cesar de Macedo, 29 anos, após perceber a presença da Policia Civil conseguiu fugir adentrando dentro do matagal que fica por trás da residencia onde o mesmo estava.

caes funeral

Cães de rua foram ao funeral de uma mulher no México para prestar suas homenagens, segundo informações publicadas pelo Daily Mail. De acordo com a publicação, a senhora, que morreu no início deste mês após enfrentar uma doença, era conhecida pelo carinho com os animais e todas as manhãs alimentava os cães e gatos de rua que apareciam na porta de sua casa.

De acordo com a publicação, a mulher costumava andar pelas ruas com um saco de comida para tratar dos animais abandonados. Os familiares ficaram surpresos quando os cães apareceram no local onde o corpo da mulher era velado. Trabalhadores da casa funerária teriam afirmado que nunca tinham visto aqueles animais antes. Ler mais…

Nono-dígito-rn1

A partir de 31 de maio 2015, os telefones celulares com DDD 84 receberão mais um número. Quem for fazer ligação deve colocar como prefixo, o dígito 9. A inclusão  faz parte de uma mudança que começou em julho do ano passado e só deve ser concluída no fim de 2016. Com isso todo o Estado do Rio Grande do Norte passa a incluir o dígito nove às ligações.

A partir da mudança, o dígito 9 (nove) será acrescentado à esquerda dos atuais números de celular, que passarão a ter o seguinte formato: 9xxxx-xxxx. No momento da discagem, o nono dígito deverá ser acrescentado por todos os usuários de telefone fixo e móvel que liguem para telefones móveis dos Estados em que ocorreu a mudança, independentemente do local de origem da chamada.

Por um tempo determinado, as ligações discadas com oito dígitos ainda serão completadas, para adaptação das redes e dos usuários. Gradualmente, haverá interceptações das chamadas e os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período de transição, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas.

Além das adequações técnicas por parte das prestadoras de serviço de telecomunicações, essa medida demandará da sociedade a realização de eventuais ajustes em equipamentos e sistemas privados como, por exemplo, equipamentos de PABX e agendas de contatos.

Além do Rio Grande do Norte, os telefones celulares de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Ceará e Piauí também vão receber mais um dígito a partir de 31 de maio.

Blog do Sidney Silva

promo-frete-gratis-2014-loja

Daniel Bramatti e Valmar Hupsel Filho, O Estado de S. Paulo

O conjunto das empreiteiras investigadas pela Operação Lava Jato foi responsável, em média, pela doação de 40% dos recursos privados canalizados para os cofres dos três principais partidos do País – PT, PMDB e PSDB – entre 2007 e 2013. No período, as legendas, somadas, receberam pelo menos R$ 557 milhões de 21 empresas envolvidas no escândalo.

Em valores absolutos, o PT foi o principal beneficiado pelos repasses oficiais do cartel acusado de superfaturar obras na Petrobrás. Mas o cerco ao grupo também ameaça as finanças do maior partido de oposição: 42% das doações privadas recebidas pelo PSDB vieram das empresas investigadas.

É nesse contexto de crise de financiadores que o Congresso decidiu triplicar a destinação de recursos públicos para o Fundo Partidário, que banca parcialmente o funcionamento das legendas. Na votação do Orçamento da União, há duas semanas, a dotação do fundo foi elevada de R$ 290 milhões para R$ 868 milhões.

No período de sete anos analisado pelo Estadão Dados, o PT recebeu R$ 321,9 milhões das empreiteiras investigadas, em valores atualizados pela inflação. O PSDB recebeu menos da metade: R$ 137,9 milhões. Os dados se referem somente às doações feitas aos diretórios nacionais dos partidos.

Blog do BG
2e

terremoto

Um terremoto de magnitude 7,5 foi registrado na costa da Papua-Nova Guiné na noite deste domingo (29) (manhã de segunda-feira, no horário local), informou o Serviço Sismológico americano (USGS, na sigla em inglês).

De acordo com o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, “perigosas” ondas de tsunami são possíveis em um raio de 1.000 km do epicentro do sismo.

O fenômeno atingiu uma profundidade de 65 km, a pelo menos 54 km da cidade mais próxima de Kokopo Panguna, na ilha Nova Bretanha, e a 789 km da capital, Port Moresby, acrescentou o USGS.

Terra

Detran

Henrique-Alves-e-Renan-Calheiros-

Está no Blog de Ilimar Franco no O Globo

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acaba de negar, por telefone, que tenha qualquer responsabilidade no impasse na nomeação de um novo ou confirmação do atual ministro do Turismo. Renan disse que já tratou do assunto com a presidente Dilma e o vice Michel Temer. Mesmo tendo sido padrinho do ministro Vinícius Lages, informou que já conversou com o ex-presidente da Câmara Henrique Alves, quando afirmou que não se opunha à sua eventual nomeação.

– Nomear ou exonerar ou pedir me coloca em contradição com a defesa que tenho feito da redução de Ministérios. Seria uma incoerência inominável. Não posso entrar no processo. Já falei com ela (presidente Dilma). A decisão não é minha!

Blog do BG

DNA CENTER

lula-campanha-241x2502

O PT aposta na figura do ex-presidente Lula para convocar movimentos sociais a defender o mandato de Dilma Rousseff, em meio a uma crise política derivada do escândalo de corrupção na Petrobras, garantiu à Agência Efe o deputado federal Paulo Teixeira, sexto mais votado da legenda em São Paulo.

“Lula tem capacidade de orientar para buscar uma unidade no discurso de defender o PT. E também tem a capacidade de orientar mudanças no PT, de exigir maior transparência no partido e defender o governo de Dilma”, disse o parlamentar.

O ex-presidente será a principal figura na reunião convocada para segunda-feira na capital paulista pela direção nacional do partido que dará iniciou a uma série de atividades para defender o governo em manifestações populares.

Em 15 de março, quase 2 milhões de pessoas realizaram protestos nas maiores cidades, o principal deles em São Paulo, contra o governo da presidente Dilma Rousseff, muitas das quais reivindicavam o impeachment por conta do escândalo de corrupção na Petrobras.

Segundo Teixeira, Lula deverá dar impulso ao projeto do PT de fazer uma reforma política que elimine o financiamento privado de empresas em campanhas políticas.

Nesse marco e frente ao avanço das manifestações opositoras, o presidente do PT, Rui Falcão, divulgou um vídeo convocando à militância a iniciar a partir de segunda-feira “uma verdadeira mobilização popular” em todos os estados para defender o partido que comanda o país desde 2003. Ler mais…

juan-camilo-zuniga-entra-forte-em-neymar-na-partida-no-castelao-o-brasileiro-sofreu-lesao-no-lance-foi-encaminhado-ao-hospital-e-ficara-de-fora-dos-proximos-jogos-da-copa-1404517986750_956x500

Caçado em campo pelos marcadores chilenos, Neymar reclamou durante e na saída do jogo do que definiu como violência da equipe de Jorge Sampaoli. Isso a pouco mais de dois meses do início da Copa América, quando vai voltar a encontrar os marcadores latino-americanos, a exemplo de Zuñiga, o colombiano que o tirou da Copa do Mundo de 2014 com uma joelhada nas costas.

Ao longo de todo o jogo, em Londres, vencido pelo Brasil por 1 a 0, o camisa 10 da seleção sofreu faltas e, a cada queda, reclamava e deixava clara a sua insatisfação contra a pegada excessiva do time do Chile. No final da partida, desabafou nos microfones: “Se isso for do jogo tem de mudar o nome para UFC”.

Apesar de ter tido uma atuação mais discreta do que a contra a França, no Stade de France, o craque do Barcelona comemorou o resultado e a preparação para a primeira competição oficial sob a direção de Dunga. “Tivemos uma oportunidade e fizemos o gol”, reconheceu, relativizando a importância da atuação abaixo da média neste domingo.

Segundo Neymar, o Brasil vai para o torneio no Chile com o desejo da vitória, maior até mesmo do que a obrigação. “É sempre bom vencer, ainda mais antes de uma Copa América. Os que estiverem (na competição) vão querer (vencer) de qualquer jeito.”

Parceiro de ataque de Neymar contra a França e autor do gol contra o Chile, atuações que devem garantir seu nome na lista de Dunga, Firmino estava satisfeito com os dois gols marcados em quatro jogos pela seleção, tendo começado só uma partida. “Eu espero que, depois da boa impressão que deixei aqui com a camiseta da seleção, possa voltar mais vezes”, afirmou na saída do jogo. “Está dando tudo certo. A bola está entrando. Eu também estou ajudando bastante, e quem trabalha Deus ajuda.” Ler mais…

brasil1

A Seleção Brasileira venceu seu último amistoso antes da Copa América neste domingo (29), em amistoso disputado em Londres, Inglaterra. O time de Dunga bateu o Chile por 1 a 0, com gol de Firmino. A partida foi dura e de poucas jogadas de criatividade. Brigado, o jogo terminou com muitas faltas. O craque brasileiro Neymar foi o principal alvo das fautas chilenas, mas no final a Seleção foi a equipe mais faltosa.

O primeiro tempo terminou sem gols. No segundo tempo, Dunga substituiu o atacante Luiz Adriano por Roberto Firmino. Foi Firmino quem decidiu a partida. Aos 27 minutos do segundo tempo, ele recebeu um ótimo lançamento em profundidade de Danilo, driblou o goleiro e marcou o gol.

Dunga usará as duas partidas amistosas disputada nessa semana – esse contra o Chile e a vitória contra a França – para definir a escalação dos jogadores na Copa América. Os convocados deverão ser anunciados em junho. A Copa América de 2015 será disputada entre 11 de junho e 4 de julho, no Chile. O Brasil enfrentará, na primeira fase, Colômbia, Peru e Venezuela.

naruto

beatriz

A jornalista Beatriz Thielmann, da TV Globo, morreu neste domingo, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vítima de um câncer no peritônio, aos 63 anos. O corpo deverá ser trazido nos próximos dias para o Rio de Janeiro e cremado.

A repórter tinha mais de três décadas de carreira. Cobriu momentos importantes da História do país, como a promulgação da Assembleia Nacional Constituinte, em 1988, a eleição e a morte de Tancredo Neves, a Eco-92, a Rio+20 e a visita do Papa Francisco. Recebeu o Prêmio Ibero-Americano do Unicef por uma reportagem sobre turismo sexual infantil. “O meu jeito de ser jornalista é o inconformismo. Acho que nasci para buscar as coisas, para escutar, para falar. O meu estilo é o de ser repórter”, afirmou, em entrevista ao site Memória Globo.

Na TV Globo, a jornalista passou pelos telejornais “Bom Dia Brasil”, “Jornal da Globo”, “Jornal Nacional”, “Globo Repórter”, além da “GloboNews”. Beatriz foi a primeira repórter da emissora a entrevistar Fidel Castro, em 1987. Ela viajou junto com o ministro das Relações Exteriores na época, Abreu Sodré, e mais uma equipe de sete jornalistas e colunistas. Era a única repórter de televisão.

Nos últimos anos, a jornalista cobriu para o “Jornal Nacional” a morte de colegas, como Chico Anysio, José Wilker e Hugo Carvana. Acompanhou os preparativos para o debate entre os candidatos à Presidência da República, em 2014, no Projac. Informou aos telespectadores a renúncia do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade; a inauguração do Museu de Arte do Rio, o Mar e a exposição sobre Roberto Marinho que mostrou a vida e a obra do jornalista.

Para a jornalista Mônica Waldvogel, amiga de Beatriz desde 1987, a perda é gigantesca.

— Nós nos conhecemos em Brasília, trabalhando. Ela era mineira, mas se considerava carioca de alma. Beatriz sempre teve um olhar para o mundo voltado para o que estava sendo consertado, e não destruído. Era diferente de mim nesse sentido e, por isso, tínhamos uma amizade que me completava. Alguém com a visão de vida que ela tinha sempre recebe a admiração de todos que estão à sua volta. Com a Beatriz era assim — disse Mônica, ainda bastante emocionada.

Beatriz deixa dois filhos.

O Globo

Blog do BG:

promo-frete-gratis-2014-loja

Nesta segunda-feira (30), às 10hs, a Secretaria de Segurança fará uma coletiva de imprensa para detalhar informações da Operação Hefesto. A ação policial ocorreu, neste domingo (29), na cidade de Currais Novos.

A coletiva será realizada no 1º. Andar do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), localizado no Centro Administrativo.

Blog do BG:

2e

operação

Por volta das 02h30 da madrugada de hoje (29/03/15) uma operação da secretaria de segurança pública do RN coordenada pela DEICOR e o BOPE resultou numa grande troca de tiros e 07 suspeitos mortos. O confronto aconteceu na entrada de Currais Novos, de frente a empresa VVC distribuidora. 05 revólveres, 01 pistola, uma escopeta calibre 12 e muito material explosivo (usado para estourar caixas eletrônicos) foram apreendidos com a quadrilha.

Não vamos divulgar mais notícias para não atrapalhar as investigações, mais tarde a secretaria de segurança pública do RN dará uma coletiva a imprensa com todas as informações.

PM Currais Novos

Detran