greve-1-250x188Quarenta e oito das 63 universidades federais do país têm a rotina afetada por greves que começaram a ser deflagradas na quinta-feira (28), de acordo com dados dos sindicatos.

Balanço divulgado nesta sexta-feira (29) aponta que o movimento atinge instituições de 26 estados, segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e a Federação dos Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra).

CRIANÇAS

Uma foto de duas crianças doentes se abraçando comoveu a internet nesta semana. A imagem mostra duas meninas com câncer que, abraçadas, olham a vista do Hospital Infantil de Pittsburgh, no estado norte-americano da Pensilvânia.

Congresso Camara federal

Foi oficialmente criada nesta sexta-feira (29) a Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o comitê organizador local da Copa do Mundo Fifa 2014.

Segundo a Secretaria-Geral da Mesa do Senado, as 53 assinaturas reunidas pelo senador Romário (PSB-RJ) foram mantidas. Os parlamentares tiveram até meia-noite para retirar ou acrescentar assinaturas ao pedido. O início dos trabalhos, no entanto, ainda leva alguns dias. Respeitando a proporcionalidade das bancadas e dos partidos no Senado, os líderes partidários terão cinco dias para indicar os parlamentares que integrarão o colegiado e só depois disso é marcada uma reunião de instalação da comissão. Nela, serão eleitos presidente, vice-presidente e relator da CPI.

Prefeitura de Natal

THAMMY_3

Thammy Miranda estaria cobrando R$ 10 mil para mostrar o resultado da cirurgia de retirada dos seios à qual se submeteu no fim do ano passado.

De acordo com informações do jornal Extra, desta sexta-feira (29), a atriz e cantora pode faturar uma graninha se decidir mostrar o peitoral em alguma rede de televisão.

Segundo a publicação, Narcisa Tamborindeguy e Elke Maravilha também andam pedindo cachê para participar de programas.

Fonte: R7

dna

A galera do grupo teatral e cultural Filhos da Arte está realizando uma série de apresentações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti nas escolas municipais de Macaíba.

As crianças e adolescentes recebem informações sobre como ajudar na prevenção da proliferação do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e do vírus zika. A ideia de trabalhar o combate ao mosquito da dengue por meio de dramatizações é conscientizar as crianças de maneira mais interativa possível.

UFRN_3

O Teste do Coraçãozinho, ou Oximetria de Pulso, foi incorporado ao grupo dos procedimentos que devem ser realizados nas maternidades brasileiras em todos os recém-nascidos. Por determinação do Ministério da Saúde, o exame é obrigatório desde junho de 2014, e faz parte da triagem Neonatal no Sistema Único de Saúde (SUS).

Apesar da obrigatoriedade da realização do exame na rede de saúde do Brasil, muitas unidades ainda não realizam o teste após as primeiras 24 horas de vida e antes da alta hospitalar, como é recomendado. Entre os motivos está a falta de informação da população acerca da importância do teste.

Os estudantes de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Kaio Silva, Nathália Alves e Pedro Campos, realizaram nesta semana, o exame em crianças com até 3 meses de idade sob a orientação da professora do Departamento de Pediatria (DEPEd) da Universidade, a cardiopediatra Gisele Leite.

A ação foi desenvolvida como atividade da Semana do Bebê, iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) como estratégia de mobilização social, e junto à Unidade de Saúde Familiar Comunitária (USFC) localizada próximo ao Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL).

A Semana tem como objetivo tornar a promoção da saúde da criança em primeira infância – do nascimento aos seis anos de idade – uma prioridade em todos os municípios do Brasil, realizando ações de intervenção durante sete dias com programação definida por cada município.

Segundo a professora Gisele Leite, o objetivo da intervenção, além da realização do exame, é orientar a população e atender da melhor maneira a comunidade, diminuindo a incidência da mortalidade por cardiopatias congênitas. Ler mais…

tumblr_ma6937tKF01r2wtdzo1_500

Uma ameaça de bomba fez a Fifa esvaziar rapidamente o prédio onde será realizada nesta sexta-feira, na Suíça, a eleição para presidente da entidade.

O episódio ocorreu horas antes da cerimônia oficial. A informação foi confirmada pela polícia de Zurique.

Todos os delegados e cartolas da entidade tiveram de deixar o local apressadamente, assim como os jornalistas, embora o espaço reservado para os repórteres trabalharem continuou em atividade.

Prefeitura de Natal

bombeiros_al

A Assembleia Legislativa realizou nesta sexta-feira (29) sessão solene em homenagem às equipes do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil que trabalharam no resgate do corpo do auxiliar de pedreiro Kleberson do Nascimento, que morreu quando tentava desobstruir um bueiro para passagem de água da chuva, na Rua Atalaia, bairro de Mãe Luíza, no dia 21 de março.

“Foram sete dias de trabalho intenso, envolvendo mais de 50 profissionais. Vale lembrar que muitos deles estavam de férias ou folga naquele período, mas, ainda assim, compareceram voluntariamente ao trabalho”, disse Jacó Jácome (PMN), propositor da homenagem.

De acordo com o parlamentar, a ação integrada das equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, vencendo os riscos de desabamentos e contaminações, foi fundamental para o êxito da missão. “O espírito de altruísmo de todos os envolvidos foi fundamental para o sucesso do resgate. Sentimo-nos protegidos pelos seus aguerridos e relevantes serviços”, declarou Jacó.

dna

Ademilson-dos-Santos-Rodrigues-765x1024

Uma equipe de policiais civis da Delegacia de Pipa prendeu, no início da tarde desta sexta-feira (29), Ademilson dos Santos Rodrigues, conhecido por “Índio de Umari”. Ele é suspeito de ter estuprado e ter tentado matar uma mulher, no dia 03 de maio deste ano.

No dia do crime, o suspeito usou uma faca e outros objetos contundentes para agredir a vítima. A prisão de Ademilson dos Santos foi resultado do cumprimento de um mandado de prisão preventiva, solicitado à Justiça pela Delegacia de Pipa.
Blog do BG

naruto

As inscrições para a segunda edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão abertas no dia 8 de junho e seguem até o dia 10 de junho, exclusivamente pela internet. Para se inscrever no Sisu o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e não ter zerado a redação. O cronograma do Sisu está publicado na edição de hoje (29) do Diário Oficial da União.

Por meio do Sisu, os estudantes participantes do Enem concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas. No endereço da página do Sisu, o estudante poderá se inscrever para até duas opções de vaga, especificando a ordem de preferência. Durante o período de inscrição é possível mudar as opções. O candidato também precisa definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas à lei federal de cotas ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições. O resultado será divulgado no dia 15 de junho em uma única chamada e a matrícula deverá ser feita na instituição de ensino nos dias 19, 22 e 23 de junho.

promo-frete-gratis-2014-loja

15mai2012-onibus-ficam-parados-no-patio-da-empresa-guanabara-na-av-cap-mor-gouveia-em-natal-motoristas-e-cobradores-de-onibus-entraram-em-greve-na-capital-do-rio-grande-do-norte-para-reivindicar-1337117025055_956x500

Rodoviários realizarão nova paralisação em Natal contra a insegurança do transporte público. O movimento está programado para às 15h desta sexta-feira(29), com caminhada dos trabalhadores pelas ruas do centro do capital.

Os trabalhadores do transporte rodoviário, inclusive, começaram a informar sobre a paralisação aos passageiros.

Blog do BG

2e

Onibus

Dois ônibus foram assaltados na noite desta quinta-feira (28) em Natal. De acordo com a Polícia Militar, uma passageira ficou ferida. Ela teve a mão cortada com uma faca por um dos criminosos. Somente nesta semana, são nove os casos registrados de violência contra motoristas, cobradores e usuários do sistema de transporte público na região Metropolitana da capital potiguar. Segundo o sindicato da categoria,

Ainda de acordo com a PM, o primeiro assalto aconteceu na linha 73 (Santarém/Ponta Negra), ônibus que já havia sido alvo de ladrões. Na lataria do veículo, inclusive, ainda está a marca de um tiro próximo à porta de entrada. O assaltante embarcou no coletivo na avenida Bernardo Vieira, no bairro das Quintas, na Zona Oeste da cidade. O motorista contou que, desta vez, o assaltante não tirou a arma da cintura, mas fez ameaças. Ele levou o dinheiro do caixa. Os poucos passageiros que estavam no ônibus não foram roubados.

O segundo roubo aconteceu no bairro Pajuçara, na Zona Norte. Dois criminosos entraram no ônibus, que faz a linha 60 (Pajuçara/Mirassol), e anunciaram o assalto. Um deles estava armado com um revólver e o outro com uma faca. Eles recolheram o dinheiro do cobrador e os pertences dos passageiros. Foi neste momento que uma das passageiras teve a mão cortada pelo ladrão. A mulher foi atendida e passa bem.

Nos dois assaltos, os criminosos fugiram. A PM disse que fez buscas, mas não encontrou nenhum suspeito.

Estatísticas
Quanto ao número de assaltos ocorridos ao longo deste ano, há duas estatísticas. Segundo o Sindicato dos Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro/RN), já contando com os dois casos registrados na noite desta quinta (28), são 207 assaltos em Natal e outros 48 nas linhas intermunicipais que circulam na região Metropolitana da capital. Para a Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), a quantidade é bem menor: 122 assaltos em toda a Grande Natal, segundo dados registrados até o dia 20 de maio.

No início da semana, a Sesed e o Sintro se reuniram para discutir medidas de combate a onda de assaltos no sistema de transporte coletivo da Grande Natal. De acordo com a assessoria de comunicação da Sesed, durante a reunião foi proposta a formação de um Fórum Permanente e a criação de um Banco de Dados.

Detran

cigarro

Números divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (28), mostraram que 7,6% dos natalenses são fumantes. Segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico de 2014 (Vigitel), foi registrada uma redução de 30,7% no número de fumantes no Brasil, desde 2006, quando o número era de 15,6%.

Apesar de estar abaixo da média nacional, que é de 10,8%, a capital potiguar está empatada com Fortaleza em terceiro lugar dentre as capitais do nordeste com maior percentual de fumantes, com 7,6%. Acima estão João Pessoa, com 8,4% e Recife, com 10,3%. São Luís, com 5,5 % e Aracajú, com 6,6% são as cidades com menor percentual de fumantes no nordeste e no Brasil.

De acordo com o Ministério da Saúde, 23 mil equipes de saúde na família estão prontas para oferecer o tratamento ao tabagismo em 5.460 municípios. Em 2013 e 2014, o ministério destinou R$ 41 milhões para compra de medicamentos (adesivos, gomas e pastilhas de nicotina e bupropiona) ofertados no tratamento contra o tabagismo.

Prefeitura de Natal

nono digitoPara simplificar a atualização da agenda do celular, a Oi está lançando nova versão do aplicativo gratuito Oi 9º Dígito, que insere automaticamente o dígito 9 na frente dos números que sofrerão alteração a partir do dia 31 de maio. Com o aplicativo, que poderá ser utilizado por clientes de qualquer operadora, o usuário pode formatar os contatos e inserir o código do estado, facilitando as chamadas quando ele estiver fora de sua cidade.  O aplicativo está disponível para download no site da Apple Store, para usuários do iOS, e no site do Google Play, para usuários do Android.

Nesta nova versão, o usuário poderá programar a inclusão do código do país 55 na sua agenda para efetuar chamadas do exterior no período de sua viagem. Basta indicar no próprio aplicativo a data limite para a duração desta configuração. Nesta data o aplicativo irá emitir uma notificação lembrando o usuário de voltar ao padrão original da agenda, sem o 55.

Outra nova funcionalidade é a possibilidade do usuário escolher qual será o DDD que o aplicativo irá acrescentar nos contatos da agenda que estão salvos sem o DDD. Por exemplo, uma pessoa do Rio de Janeiro (DDD 21), que mora temporariamente em outra região, São Paulo, poderá optar por incluir DDD 11 nos telefones de sua agenda que estão sem o DDD. O aplicativo sugere também a inserção do código da operadora (31).

A alteração do número de telefone celular de oito para nove dígitos acontece a partir de 31 maio, nos estados de Alagoas (DDD 82), Ceará (DDD 85, 88), Paraíba (DDD 83), Pernambuco (DDD 81, 87), Piauí (DDD 86, 89) e Rio Grande do Norte (DDD 84). A companhia está trabalhando na alteração desde o início do ano e mobilizou equipe multidisciplinar das áreas de Engenharia, TI, Novos Negócios, Comunicação e Relacionamento com o Cliente para garantir o bom funcionamento dos serviços e o atendimento durante a transição do sistema.

Na primeira fase de implantação, as chamadas para telefones celulares realizadas com apenas oito dígitos serão completadas para adaptação das redes. Numa segunda etapa o usuário ouvirá uma mensagem orientando sobre o novo formato de discagem, mas a chamada ainda será completada. Numa terceira etapa, o cliente ainda ouvirá uma mensagem de orientação, porém a chamada não será completada. E após o período de transição, as discagens com oito dígitos não serão mais permitidas.

A mudança, que já foi feita nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima, atende a resolução nº 553 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de 14 de dezembro de 2010. O nono dígito na telefonia móvel será implementado em todo o Brasil até o fim de 2016.

O Jornal de Hoje

dna

eneminte15

Mais de 2.530.000 candidatos se inscreveram na edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até as 11h desta sexta-feira (29).

O balanço parcial divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) equivale às inscrições feitas entre as 10h de segunda-feira (25) e as 11h desta sexta.

O número de inscrições, até o momento, é menor que os de períodos equivalentes em 2013 e 2014. Na edição de 2014, às 7h30 do quinto dia do prazo, 2.655.111 de estudantes já haviam completado o processo de inscrição.

Em 2013, as inscrições foram abertas por volta das 9h30 e, às 10h30 do quarto dia o sistema já registrava 2 milhões de participantes.

Os candidatos têm até o dia 5 de junho para fazer sua inscrição no site do exame.

Lentidão no site
O grande número de acessos deixou a página do Enem instável. Com a falha, estudantes madrugaram para fazer a inscrição.

Na quarta-feira (27), o Inep informou que o sistema estava instável por causa dos acessos concentrados entre 8h e 19h. Nas redes sociais, o instituto sugeriu que os alunos façam a inscrição em horários alternativos.

G1

naruto

ezequiel_98021

O trânsito está cada vez mais intenso em Natal e na Grande Natal. As principais ruas da cidade de Macaíba também vêm sofrendo com um tráfego caótico. Esse problema tem se agravado após o início do funcionamento do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. Diante dessa realidade, o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, pede a retomada das obras de acesso no sentido sul.

“Peço agilidade do Departamento de Estradas e Rodagens do Rio Grande do Norte no reinício das obras do acesso sul, que passará ao lado de Macaíba, eliminando o tráfego intenso de veículos pesados pelas ruas centrais da cidade”, disse Ezequiel Ferreira.

O acesso foi planejado para facilitar o trânsito e impulsionar o crescimento da Grande Natal, sendo um atrativo para a possibilidade do hub da TAM ser instalado no Estado.

O Jornal de Hoje

promo-frete-gratis-2014-loja

IMG000000000077216Assim como em anos anteriores, o Hemonorte precisará da participação da população para aumentar seus estoques de sangue para os festejos juninos. A campanha educativa e de sensibilização “Neste São João esquente seu coração – doe sangue / 2015, será desenvolvida durante todo o mês de junho, se caracterizando como um convite às  pessoas para fortalecer essa corrente de solidariedade.

Todos os anos, neste período, as necessidades transfusionais  aumentam devido a  acidentes com fogos e várias situações de emergência, além dos pacientes hematológicos que fazem uso constante do sangue. Atualmente o Hemonorte conta com 450 bolsas em estoque, número considerado baixo para atender as demandas do período. A meta é atingir de 800 a 1000 bolsas/dia.

Visando incrementar o estoque de bolsas de sangue, vários parceiros do Hemonorte aderiram a esta corrente de solidariedade, entre eles a Aeronáutica, através da Barreira do Inferno, Secretaria de Saúde de São Paulo do Potengi, Equipe Superação Eventos e Secretaria de Saúde de Tibau do Sul.

Toda a hemorrede pública precisa equilibrar seus estoques, portanto quem estiver interessado em doar procure a unidade de coleta de sangue mais próxima. Além das unidades de Natal,  as doações podem ser feitas no Hemocentros  de Caicó e Mossoró  e nas Unidades de coleta e Transfusão de  Currais Novos e Pau dos Ferros.

Podem doar sangue pessoas saudáveis entre 16 e 69 anos de idade ( quem for menor de 18 anos precisa de autorização prévia do responsável legal),  pesar acima de 50kg, repouso mínimo de 6 horas na noite anterior, evitar alimentos gordurosos antes da doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e portar um documento oficial com foto.

As doações em Natal poderão ser realizadas no Hemonorte (Av. Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, próximo ao Parque das Dunas/Bosque dos Namorados) – de segunda a sábado, das 07h às 18h; Posto Fixo de Coleta da Zona Norte (Biblioteca Américo de Oliveira Costa – Av. Itapetinga, 1430 – Conjunto Santarém) – de segunda à sexta, das 8h às 17h e sábado de 8:00h às 12:00h e Posto Fixo de coleta da SESAP – Av. Deodoro , 730, Centro – de segunda à sexta, das 8:00h às 17:00h.

Hemonorte

DNA CENTER

A TAM negou já ter escolhido a cidade que vai sediar o novo hub da companhia. Uma nota na coluna Painel, da  edição desta quinta-feira (28) do jornal Folha de S. Paulo, afirmava que a empresa aérea já havia escolhido Fortaleza e que Natal e Recife estavam fora da disputa.

Segundo a assessoria de imprensa do Governo do Estado, a Gerência de Relações Institucionais e Governamentais da TAM informou ao governador Robinson Faria que continuava o estudo de viabilidade da instalação do hub. De acordo com o representante da companhia, a empresa está na fase das reuniões técnicas e a previsão é que a definição só seja informada no fim deste ano.

Procurada pela TRIBUNA DO NORTE, a empresa também negou que a cidade tenha sido definida. “A companhia segue com o estudo de viabilidade do novo hub no Nordeste, considerando três cidades: Fortaleza, Natal e Recife. A previsão é que a escolha seja definida após o estudo ser concluído, o que deverá ocorrer até o fim de 2015”, diz a nota enviada pela assessoria de imprensa.

O objetivo da TAM é que o hub opere destinos na Europa e também voos internacionais na América do Sul, além das operações dentro do Brasil. O investimento disputados pelas três capitais nordestinas alcança o valor de US$ 1,5 bilhão. Segundo a companhia, o novo hub traz oportunidades de novos voos, destinos, rotas e conexões para o Norte e Nordeste.

Os critérios para a definição das cidades são: localização geográfica, infraestrutura aeroportuária e seu potencial de desenvolvimento, e ainda, que ofereça uma melhor experiência ao cliente.

Tribuna do Norte

2e