65ii53i333

UM HOSPITAL PARA NATAL

Natal é a única capital do país que não possui um hospital municipal próprio, apesar de sofrer uma demanda expressiva de pacientes oriundos de outros municípios, numa prática pejorativamente denominada de ambulancioterapia, situação que agrava sobremaneira a atenção à saúde que temos dedicado a nossos cidadãos. Mas vamos mudar esta realidade em favor de nossa gente. Até o final deste ano, além de 4 Unidades de Pronto Atendimento, 3 maternidades, toda uma rede de unidades básicas que enfrenta o maior programa de reestruturação e reforma da história da cidade com mais da metade das unidades em obras, teremos por fim um hospital geral municipal com o arrendamento do Hospital Médico Cirúrgico.

Esta nova unidade vai assegurar mais de 50 leitos de internação clínica, leitos de cirurgia, bloco cirúrgico com 3 salas, UTI com 10 leitos, pronto socorro infantil com leitos de internação pediátrica, pronto socorro adulto, leitos de retaguarda da linha de cuidados psicossocial e urgência ambulatorial para traumato-ortopedia.

Por sinal, a prioridade que damos a esta área vem de longe. Na minha última gestão, deixei aprovada no Ministério da Saúde a construção de 4 UPAs. Hoje temos 2 em funcionamento, em Pajuçara e na Cidade da Esperança, que em 2013 teve as obras concluídas e colocamos para funcionar em janeiro de 2014. As duas UPAs funcionam 24 horas por dia e nos 5 primeiros meses do ano já registram 107 mil atendimentos. Agora no segundo semestre estaremos entregando as UPAs do Potengi e Cidade Satélite, com capacidade para atender 700 pacientes por dia cada uma. Tais unidades terão ainda leitos de observação para pacientes masculinos, femininos e infantis, o que se traduz em acolhimento total, em busca de um serviço de saúde cada vez mais digno. Ler mais…

A partir desta terça-feira (01/07), comerciários de Assú, Caicó, Macaíba, Mossoró e Natal podem se inscrever na 14ª edição dos Jogos dos Comerciários. A iniciativa do Sistema Fecomércio, realizada pelo Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), promoverá, de agosto a novembro, competições em dez modalidades esportivas, com expectativa de mobilizar 3.300 comerciários potiguares em torno do esporte.

O período de inscrições se estende até setembro, e varia de acordo com a cidade. Para efetivar a inscrição, basta ir às Centrais de Atendimento do Sesc, com exceção de Assú, onde são feitas no Sindicato do Comércio Varejista. O congresso técnico – no qual são discutidas regras e informações importantes sobre as competições – ocorre sempre na semana que antecede a competição. Os horários das partidas acontecem após a jornada de trabalho.

Detran

cajueiro-pirangi

O cajueiro de Pirangi, considerado o maior do mundo pelo Guinness Book, está com seu título ameaçado. De acordo com matéria publicada pela Folha de São Paulo nesta segunda-feira (29), o governo do Piauí contratou uma equipe de especialistas da Universidade Federal do Estado (UFPI) para analisar e provar que possui o maior cajueiro do mundo.

A decisão de desbancar o título da famosa árvore potiguar foi tomada após o engenheiro agrônomo Welington Rodrigues de Souza afirmar que o cajueiro piauiense, localizado na cidade de Cajueiro da Praia, é maior que o localizado no distrito de Pirangi. Atualmente o cajueiro potiguar tem 8,5 mil metros quadrados, já o piauiense tem 8,8 mil metros quadrados.

Prefeitura de Natal

164005

Enquanto a indústria do Rio Grande do Norte regrista um ritmo de crescimento tímido, com um desenvolvimento real pouco influente, as empresas do setor permanecem buscando alternativas para fomentar a produção e aumentar as receitas. Apesar disso, há dificuldades estruturantes na maioria dos distritos industriais do Estado. No Centro Industrial Avançado (CIA) em Macaíba, na Grande Natal, por exemplo, desde que foi implementado, ainda na década de 90, não foram construídos acessos pavimentados e a iluminação das vias é precária.

A nova administração governamental do Estado, segundo representantes do setor, têm se mostrado interessada em readequar as áreas e diminuir os entraves burocráticos para expansões. Contudo, até o momento, pouco foi feito. De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), atualmente, o RN conta com cinco distritos industriais, sendo dois deles em operação (Macaíba e Natal), dois em instalação (Goianinha e Parelhas) e um paralisado (Mossoró).

No CIA, instalado em Macaíba, conforme dados repassados pela Sedec, existem 12 fábricas em operação. São elas: Indústria e Comércio de Plásticos Jácome; Beneficiadora Têxtil Santo André; Asperbrás, Coteminas; Indústria de Bebidas Rio Grande; Mult Dia Indústria e Comércio; Nordeste Móveis; Toli; Premoldes Indústria e Comércio; Afical; Compremac; CLC Industrial.

 Tribuna do Norte

2e

fabio_al

O governador em exercício, Fábio Dantas (PCdoB), encaminhou à Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (29), um projeto de lei de Segurança Pública, que dispõe sobre a designação de policiais militares da reserva remunerada para o serviço ativo.

“Os servidores militares vão poder sair voluntariamente das reservas e voltar à ativa, exercendo as atividades com farda. Com a saída da reserva, será decidido onde ficarão e quais atividades vão exercer”, disse Fábio Dantas. De acordo com o projeto, o comandante da Polícia Militar poderá designar, para o serviço ativo, militares da reserva com até 65 anos de idade, para o caso dos homens, ou até 60 anos, se mulheres, para promover a segurança dos imóveis pertencentes ao patrimônio do Estado.

dna

lume da fogueira

Lume da Fogueira ficou em terceiro lugar na etapa Nordeste (Foto: Rafael Pereira/G1)

A quadrilha junina Lume da Fogueira, de Mossoró, que ganhou o Festival de Quadrilhas da Inter TV Cabugi, ficou em terceiro lugar no festival regional promovido pela Globo Nordeste. A grande final regional aconteceu na noite deste domingo (28) na cidade de Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, e contou com a participação de dez quadrilhas do Nordeste. A grande campeã da etapa Nordeste foi a Moleka 100 Vergonha, da Paraíba.

O evento aconteceu no Sesc de Goiana e começou por volta das 17h. Cada quadrilha teve 45 minutos para se apresentar ao júri. A Lume da Fogueira foi a oitava quadrilha a se apresentar. Com a terecira colocação, a quadrilha de Mossoró recebeu uma premiação de R$ 6 mil.

Confira a classificação final:
1º Moleka 100 Vergonha, Paraíba
2º Amanhecer no Sertão, Alagoas
3º Lume da Fogueira, Rio Grande do Norte
4º Origem Nordestina, Pernambuco
5º Raio de Sol, Pernambuco
6º Luar do São João, Piauí
7º Pioneiros da Roça, Sergipe
8º Luar do Sertão, Ceará
9º Matutos do Rei, Maranhão
10º Girassol do Iguape, Bahia

G1 RN

promo-frete-gratis-2014-loja

 Samuel

A polícia ainda não identificou o responsável pela morte do funcionário da TAM, Samuel Albuquerque, assassinado na madrugada deste domingo, após reagir assalto em Cidade Verde, em Parnamirim. A vítima teria sido abordada por uma dupla de assaltantes na saída de uma festa. Samuel, também conhecido pelos amigos como Samuca, foi baleado e morreu próximo ao carro. Um fato curiosos é que nenhum pertence da vítima foi levado pelos bandidos.

Samuel 2

Nas redes sociais, amigos se despendem e dizem não acreditar na notícia. Todos ressaltam que o mesmo era um jovem trabalhador e cheio de vida, amigo, um cara do bem, que teve sua vida ceifada por bandidos. Pelos depoimentos, dar  para notar o sentimento de revolta e insegurança que todos vivemos hoje. Leiam os relatos abaixo extraídos do Facebook:

Netania Netania 2

Detran

escoterios 8 escoterios 7 Escoterios 6  escoterios 4 escoterios 3

escoterios 5

Com várias atividades que testaram chefes e escotistas, aconteceu neste fim de semana na praia de São Miguel do Gostoso o acampamento de tropa sênior do Grupo de Escoteiros Augusto Severo. As atividades permitem aos jovens, testarem suas habilidades e desenvolver a convivência fraterna. O acampamento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Macaiba.

Confira algumas fotos:

Cardial

Lucas Matheus, Kalysson Kewen, Jussier Cabral e Stephany Germano (Foto: Raquel Melo)

Finalizado a modalidade de Xadrez de 12 a 14 anos dos IV JUVERN´s 2015. A prova transcorreu na mais perfeita tranquilidade, nas dependências do Aeroclube do RN, ao comando do AN Maximo Macedo e equipe. Ao final das 05 rodadas, venceu de forma isolada no feminino, a enxadrista macaibense, Stephany Germano, aluna da E.M. Auta de Souza, com total aproveitamento. Já pelo Masculino, a prova teve um numero elevado de participantes, o que levou ao seu final, um empate com 5.0/5 entre Lucas Matheus, aluno do Contemporâneo e o atual Campeão, o macaibense Kalysson Kewen, aluno da E.E. Dr. Severiano, aplicando-se os critérios de desempate, venceu Lucas Matheus, que juntamente com Stephany Germano e o técnico Jussier Cabral, integrarão a delegação do RN na etapa nacional, que acontecerá no mês de Setembro em Fortaleza. De nossa parte, ficam os agradecimentos a comissão organizadora do evento e ao total apoio da Prefeitura Municipal de Macaíba.O NEM/Projeto Xadrez na Escola, mais uma vez elevou o nome de Macaíba no cenário enxadristico Potiguar.

nucleoenxadristicomacaiba.blogspot.com.br

Grecia

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, anunciou que os bancos gregos estarão fechados hoje (29). Ele assegurou que estão garantidas as poupanças, salários e pensões dos cidadãos. A medida foi tomada após uma corrida dos gregos aos bancos para retirar dinheiro diante da incerteza da situação financeira da Grécia.

Na maioria das caixas multibanco do centro de Atenas hoje (28) não havia mais dinheiro disponível, enquanto as filas cresciam.

A Grécia termina na terça-feira (30) o seu programa de resgate e o Eurogrupo recusou alargar o prazo até ser conhecido o resultado do referendo aprovado pelos gregos e agendado para o dia 5 de julho. No referendo, o povo grego vai dizer se aceita ou não as condições dos credores internacionais para um acordo com Atenas.

O Banco Central Europeu anunciou ter decidido manter os empréstimos de emergência aos bancos gregos nos atuais níveis, enquanto o banco nacional grego se comprometeu a adotar todas as medidas necessárias para garantir a segurança financeira.

O Fundo Monetário Internacional reafirmou também o empenho em continuar a colaborar com as autoridades gregas, embora manifestando desapontamento com os resultados inconclusivos das negociações entre Atenas e os credores internacionais.

Agência Brasil

Prefeitura de Natal

buraco-cdp

Pelo menos cinco presos conseguiram fugir do centro de Detenção Provisória (CDP) de Pirangi, na zona Sul de Natal, na madrugada desta segunda-feira (29).

Os detentos aproveitaram o momento em que a guarda na unidade prisional fica reduzida e abriram um buraco na parede que dá acesso à área externa. Os agentes penitenciários realizam uma contagem para a identificação dos presos fugitivos.

190RN

dna

RUSSO

O ex-assistente de palco da TV Globo, Russo, 83 anos, sofreu um AVC e está internado em estado grave no Hospital Pasteur, na Tijuca, Zona Norte, do Rio de Janeiro. De acordo com o jornal ‘Extra’, ele sentiu fortes câimbras nas mãos na última sexta-feira (26) e ao ser atendido teve uma convulsão. Por conta disso, Russo foi colocado em coma induzido.

De acordo com Bruna Bergamin, neta do ex-assistente, o avô estava muito estressado ultimamente. “Cois normal da idade, ele se estressa com tudo e com todos”, contou ela à publicação, que ainda não sabe se Russo terá alguma sequela do AVC.

“A única coisa que sabemos é que ele está em coma induzido, sedado e entubado. Vão tentar tirar o sedativo dele para ver como se comporta. Mas quando ele acorda fica nervoso demais”, explica.

iBahia

Prefeitura de Natal

machida

O lutador brasileiro Lyoto Machida deixou o octógono do UFC em Hollywood com o rosto bastante inchado após ser nocauteado pelo cubano Yoel Romero no terceiro round, na madrugada de sábado para domingo. Com suspeita de fratura na face, o ex-campeão dos pesos-meio-pesados do Ultimate foi dispensado da coletiva de imprensa pós-luta e enviado diretamente ao hospital para exames.

Treinador de jiu-jítsu de Lyoto, Rener Gracie confirmou em sua conta no Twitter que o lutador quebrou o nariz. “Perder nunca é fácil. Seu nariz está quebrado, mas seu espírito é forte. Mantenha a cabeça erguida, Lyoto Machida”, escreveu Rener.

naruto

malafaia

Dois anos depois de elogiar os Estados Unidos e classificá-los como “maior democracia do mundo” e “baseada em princípios cristãos”, o pastor Silas Malafaia veio a público nesta sexta-feira afirmar que o país vive uma “decadência moral”. As críticas do pastor, líder da igreja evangélica Assembleia de Deus, tiveram como alvo a aprovação, pela Suprema Corte americana, do casamento entre pessoas do mesmo sexo. A decisão, considerada histórica, foi tomada ontem por cinco votos a quatro e vale para todos os 50 Estados americanos.

A legalização do casamento LGBT gerou uma reação de apoio em todo o mundo, de personalidades públicas a engajamento de usuários em redes sociais em prol da campanha.

Em seu perfil no Twitter, Malafaia se mostrou surpreso com a reação da comunidade LGBT no Brasil – onde, aliás, a união civil entre pessoas do mesmo sexo foi aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) já em 2013.

“Porque (sic) os gays no Brasil estão alegres com a aprovação do casamento gay nos EUA? Diferente do Brasil, a constituição americana não prevê casamento entre homem e mulher, por isso, a Suprema Corte teve que decidir. No Brasil, o artigo 226 parágrafo 3º determina o que é família e a permissão para o casamento. Se o ativismo gay quer mudar isso, tem que propor uma PEC no congresso nacional. Aqui ñ é EUA”, escreveu.

Terra

2e

revolver3

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte registrou dois homicídios na Zona Oeste de Natal na madrugada deste domingo (28). De acordo com a PM, os crimes aconteceram nos bairros Bom Pastor e Felipe Camaraão.

No bairro Bom Pastor um jovem foi morto com tiros nas costas e na cabeça. A vítima foi identificada como Maxwell de Oliveira Teixeira, de 23 anos. De acordo com a PM, o crime tem características de execução.

Já por volta das 5h deste domingo, Anderson Nascimento da Silva, de 21 anos, foi morto com vários tiros nas costas, na Avenida Antônio Trigueiro, em Felipe Camarão. O crime, de acordo com a PM, também tem característica de execução. Nos dois casos os criminosos fugiram

promo-frete-gratis-2014-loja

Dunga

O balanço feito pelo treinador após a eliminação da Copa América nos pênaltis para o Paraguai, neste sábado, se baseia, sobretudo, no ganho de experiência pelos atletas da seleção brasileira pensando nas Eliminatórias para o Mundial-2018. Antes do início da competição, somente seis haviam disputado um torneio continental.

“Acho que todos vamos tirar lições da Copa América. As Eliminatórias são complicadas, você tem que jogar no seu limite, muitas vezes no aspecto físico, mas não podemos deixar o técnico do lado. Sem a bola, lutar a todo instante. Com ela, colocar a nossa qualidade. Acho que foi ótima (a Copa América)”, analisou.

“Poucos jogadores haviam jogado a Copa América e as Eliminatórias, agora vão saber o que encontrarão mais para frente e poderão se preparar individualmente”, prosseguiu.

O discurso foi repetido pelo técnico ao longo de toda a campanha no Chile.

Foi um de seus mantras.

Ele ressaltou também a todo o momento que, mesmo com “gerações fantásticas”, o Brasil passou mais de 40 anos sem faturar o título do campeonato, em uma tentativa de tirar a pressão de seu grupo.

“Historicamente, a Copa América sempre foi complicada. Brasil ganhou poucas vezes, Argentina e Uruguai estão à frente. Quando se ganha, ninguém fala que faltou isso. Quando se perde, acontece o contrário. Logicamente, não preciso dizer, Neymar é importante para a seleção, mas temos outros excelentes jogadores. Falta um pouco de experiência em Copa América e Libertadores. Foi um torneio importante par a gente ir se ambientando”, completou.

A delegação brasileira deixa Concepción na manhã deste domingo.

ESPN

dna

secaCalor prolongado e falta de chuva preocupam sistema de abastecimento em todo o estado, reservatório em baixíssimo nível, municípios em sistema de rodízio ou colapso de abastecimento. Esse é o quadro vivido pelo Rio Grande do Norte.

Para evitar que a água falte nas torneiras, a orientação é que a população contribua usando apenas o necessário.

Evite banhos demorados

Não use o vaso sanitário como lixeira

Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes

Antes de lavar os pratos e panelas, retire os restos de comida e jogue-os no lixo

Deixe a louça de molho na pia, com água e detergente, por uns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágue

Use a vassoura, não a mangueira, para limpar a calçada e o quintal

Use balde e pano para lavar o carro, ao invés de uma mangueira. Evite lavar o carro durante a estiagem

Use regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira

No verão, as plantas devem ser molhadas de manhã cedo ou à noite. Nestes períodos, a perda de água por evaporação é reduzida

Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total

Feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa

Dilma Preocupada

Por O Globo

A presidente Dilma Rousseff atrasou o embarque para os Estados Unidos, previsto para as 9h, e convocou ministros para uma nova reunião nesta manhã de sábado para avaliar o impacto do conteúdo da delação premiada do empresário Ricardo Pessoa, da UTC. A reunião da presidente com os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Aloízio Mercadante (Casa Civil) e Edinho Silva (Secom) terminou por volta de 10h20. A presidente já embarcou para os EUA, em meio ao clima de apreensão provocado pelas denúncias. O Planalto deve se pronunciar oficialmente ainda neste sábado sobre as denúncias do empreiteiro.

Esta foi a segunda reunião de Dilma sobre o assunto em menos de 24 horas. O ministro Edinho Silva, que iria viajar a São Paulo na noite de sexta-feira, foi obrigado a ficar em Brasília e também participou do encontro.

Dilma deixou o Palácio da Alvorada, às 10h20, acompanhada apenas da filha Paula, em direção à Base Aérea de Brasília, de onde embarca para os EUA, em visita na qual terá encontro com o presidente Barack Obama, entre outros compromissos. Ler mais…