Henrique-Alves-e-Renan-Calheiros-

MOEDA

Pela força que exerceu na política nacional nos últimos anos, o ex-deputado Henrique Alves jamais pensou que seria usado como moeda de pressão do Palácio do Planalto contra seu próprio partido. A presidente Dilma deixou o PMDB numa situação difícil: Nomeação de Henrique ou independência na Câmara.

DIFICULDADE

Dilma transforma Henrique em peso para o PMDB, justamente num momento em que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, aparenta postura de independência e de retaliação ao Governo. Os recados foram enviados pelo Planalto e deixaram os líderes do PMDB em situação delicada. Para Henrique, um constrangimento que não compensa e uma humilhação que ele não precisaria passar.

VAIDADE

Henrique é um homem rico e não precisaria passar por toda essa humilhação nacional por conta de um cargo. Mas a vaidade e o apego ao poder não permitem que o marido de Laurita rejeite esse cargo e viva sua vida sem ser considerado um peso para quem ontem lhe bajulava

dna

IMG-20150331-WA0010

A quarta ponte sobre o Rio Jundiaí foi mais uma vez tema de uma audiência com a superintendência do DNIT/RN e do DER/RN. Nesta terça-feira (31), o secretário Municipal de Integração da Região MetropolitaNA, Sérgio Cunha (que representou o prefeito Fernando cunha) juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Macaíba, Gelson Lima participaram de uma longa reunião com o diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Jorge Ernesto Pinto Fraxe e o superintendente do DNIT/RN, Walter Fernandes.

Na pauta, vários pontos de extrema importância para o município de Macaíba foram discutidos, dentre eles, a construção da quarta ponte sobre o Rio Jundiaí, a retomada das obras do acesso ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante, a recuperação da malha viária da RN-160, no trecho compreendido entre o distrito de cana Brava ao limite com a cidade de São Gonçalo do Amarante, melhorias na infraestrutura da rodoviária da cidade e mais eficácia no serviço do transporte intermunicipal realizado pela empresa Trampolim da Vitória.

O diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Jorge Ernesto Pinto Fraxe analisou cada ponto pleiteado e falou da importância de todos eles para a melhoria da mobilidade de Macaíba e garantiu analisar cada um junto com o governador Robinson Farias.

A Prefeitura iniciou a entrega dos peixes do programa Peixe na Mesa. Cerca de 40 toneladas de peixe do tipo castanha estão sendo distribuídas entre as famílias em estado de vulnerabilidade social no município. A entrega começou nesta terça (31) e segue até a quinta-feira. Milhares de famílias estão sendo beneficiadas com a ação. Nesta quarta (01/04), a entrega continua pelas comunidades rurais, começando pelo distrito de Mangabeira e finalizando em Jundiaí. Na próxima quinta será a vez da zona urbana.

Cleide Costa, moradora da comunidade quilombola de Capoeiras falou da importância do projeto para as famílias carentes de Macaíba. “O Peixe na Mesa é muito importante porque proporciona a todos nós a oportunidade de termos o nosso peixe na Semana Santa, principalmente para os que não tem condições de comprar o alimento neste período. É muito bom”.

Fique ligado!!!

Cuidado com a dengue. Gestos simples podem evitar que o mosquito transmissor da doença se prolifere.Evite acumulo de água em locais como vasos de plantas, pneus, vasilhas entre outros materiais.

A prevenção é a única solução!

cuidado com a dengue

arvore

Uma árvore caiu na Avenida Hermes da Fonseca por volta das 10h desta terça-feira (31) e interditou o trânsito na via no sentido Centro / Parnamirim. A árvore atingiu dois carros que passavam pelo local, mas ninguém ficou ferido. Agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) estão desviando o trânsito pela Avenida Alexandrino de Alencar.

A árvore caiu sobre a fiação elétrica e está faltando energia nas proximidades do local da queda. O Corpo de Bombeiros foi até o local para tentar remover a árvore.

O trânsito ficou complicado nas vias paralelas, já que o tráfego de veículos foi desviado. Há pouco mais um mês outra árvore caiu no mesmo trecho da avenida, mas no sentido oposto.

Prefeitura de Natal

luto-6

Com profunda consternação, externo meu pesar pela perda dos servidores da Secretaria de Estado da Infraestrutura, falecidos de forma trágica na tarde desta segunda-feira (30). Quero manifestar minha solidariedade e apoio aos familiares das vítimas: o motorista Maxwel Barbosa de Araújo, a engenheira Maria Lívia Oliveira Araújo e o engenheiro Rodolfo Campos Cavalcanti.

Neste momento de profunda dor, unimos nossos pensamentos e elevamos nossas orações a Deus, pedindo o conforto necessário aos parentes e amigos. Também manifesto solidariedade e apoio à concluinte de arquitetura Ana Beatriz Lima Câmara, que sobreviveu. Em sinal de respeito aos que se foram, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte decreta luto oficial de três dias.

naruto

gado

O Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), em parceria com a Associação Norte-rio-grandense de Criadores (ANORC), lançará oficialmente, nesta quarta-feira, 8h30, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, o Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias 2015. A iniciativa, que reunirá os principais atores do agronegócio num café da manhã, visa promover e estimular a cadeia produtiva da agropecuária potiguar. Na ocasião, o governador do Estado, Robinson Faria, anunciará novidades programadas para este ano no segmento e entregará seis veículos novos para compor a frota de inspeção e fiscalização agropecuária do IDIARN (Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN).

O Circuito de Exposições 2015 contará com 14 eventos/feiras agropecuários, com destaque para as exposições de São Paulo do Potengi, Lajes, Caicó e Currais Novos, além da Festa do Bode em Mossoró, e da Festa do Boi 2015, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. O Governo do RN está apoiando a participação dos criadores, fomentando a cadeia produtiva e investindo nos eventos durante todo o ano, em diversificadas regiões, destinando R$ 1 milhão do orçamento para estes investimentos. “O agronegócio é o principal motor da nossa economia, sendo responsáveis pelas exportações e por gerar renda e emprego no campo. O Estado tem vocação natural para produzir. Isso precisa ser estimulado e resgatado através de ações como estas de Governo”, destacou o governador Robinson Faria.

promo-frete-gratis-2014-loja

peixe 1

O acesso ao peixe, prato principal do período da Páscoa, será facilitado pelo Governo do Estado, através da Emater-RN, que vai adquirir 120 toneladas de pescado para serem distribuídos às famílias cadastradas em programas sociais. A ação acontecerá amanhã (1º de abril) em vários municípios do Rio Grande do Norte. “Esta ação tem um valor social muito importante, já que o peixe é prato indispensável nesse período. Unimos esforços e conseguimos, este ano, ampliar o número de beneficiados”, afirmou o governador Robinson Faria.

Serão investidos R$ 1,2 milhão provenientes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), através do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Compra Direta, executado no estado pela Emater-RN. A entrega do pescado ficará sob a responsabilidade das secretarias de ação social nos municípios contemplados.

Detran

maioridadecamara

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta terça-feira o voto em separado do deputado Marcos Rogério (PDT-RO), favorável à admissibilidade da PEC 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. Foram 42 votos a favor e 17 contra – resultado que gerou protesto de manifestantes presentes na reunião. Antes, havia sido rejeitado o relatório do Luiz Couto (PT-PB), que era contrário à proposta. Couto argumentou que a proposta fere cláusula pétrea da Constituição, o que a tornaria inconstitucional.

No parecer vencedor, Marcos Rogério afirma que a redução da maioridade penal “tem como objetivo evitar que jovens cometam crimes na certeza da impunidade”. Ele defendeu que a idade para a imputação penal não é imutável. “Não entendo que o preceito a ser mudado seja uma cláusula pétrea, porque esse é um direito que muda na sociedade, dentro de certos limites, e que pode ser estudado pelos deputados”, disse.

Já o deputado Alessandro Molon (PT-RJ) lamentou o resultado: “Estamos decidindo mandar para um sistema falido, com altíssimas taxas de reincidência, adolescentes que a sociedade quer supostamente recuperar. É um enorme contrassenso.”

2e

robinson-hg-250x153

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN realiza no dia 13 de abril, ao meio dia, no Versailles Cidade Jardim, mais uma edição do projeto “RN Em Foco”. Na oportunidade, o governador Robinson Faria irá apresentar aos empresários o balanço dos cem dias de sua gestão à frente do Executivo Estadual, que se completam no dia 10 de abril.

Esta será a primeira edição do RN Em Foco em 2015. O objetivo do projeto é debater temas de interesse de empresários dos setores de Comércio, Serviços e Turismo que estejam em evidência nos cenários municipal, estadual ou nacional. Em anos anteriores, já foram discutidos temas como “Obras de Mobilidade Urbana”, “200 dias da Gestão Carlos Eduardo”, “Insegurança no Comércio”, entre outros.

dna

aerea-arena8_n1

A OAS apresentou nesta terça-feira (31) pedido de Recuperação Judicial de nove de suas empresas à Justiça do Estado de São Paulo. Segundo a Construtora, a iniciativa foi o melhor caminho encontrado pelo Grupo para renegociar suas dívidas com credores e fornecedores diante da intensa restrição de crédito verificada desde o final do ano passado.Também serão negociados ativos (participação) do grupo em vários empreendimentos.

Blog do BG

Detran

digital

A equipe de Necropapiloscopia já identificou quatro dos sete suspeitos mortos em uma intensa troca de tiros com policiais civis e militares, neste domingo (29), na BR 226, próximo à cidade de Currais Novos. São eles: Gilianderson Henrique Fernandes Vasco, João Batista Nunes, Leonardo Artur Pinheiro e Izaías Leandro Lopes. As identificações são feitas através do confronto direto das impressões digitais coletadas dos corpos e as registradas no Prontuário Civil de cada um deles.

Hoje (31) pela manhã, uma especialista foi encaminhada para a Subcoordenadoria de Caicó para tentar identificar os outros três cadáveres. “O adolescente eu já sei que não tem RG nem Prontuário Civil e por isso não vai ser possível fazer a identificação através das digitais. Nesse caso, o reconhecimento vai ser feito por fotos e marcas características citadas pela família. Falaram que ele não tinha um dente da frente, pedi uma foto recente dele sorrindo para comparar”, disse a necropapiloscopista Roseli Costa.

Os corpos de Gilianderson Henrique, João Batista e Leonardo Pinheiro foram examinados em Natal, enquanto que o do Izaías Lopes e os demais não identificados na regional de Caicó.

Blog do BG
Prefeitura de Natal

sheila

É com dificuldade que Sheila Andrade de Oliveira sobe a ladeira perto de sua casa, no bairro Parque Regina, Zona Sul de São Paulo, na tarde de terça-feira (24). Com seu metro e meio, ela carrega uma bolsa de plástico azul marinho, de onde se penduram uma mamadeira e um pano branco. Ao seu lado caminha a prima, que leva Brayan, o filho de seis meses de Sheila, mãe aos 17. O destino da adolescente é o posto de saúde do bairro, para a visita mensal do bebê ao pediatra.

Brayan ainda não entrou na creche, e Sheila ainda não terminou o ensino médio. Ela desistiu do trabalho como babá e da escola, a poucos meses de conseguir o diploma e pouco depois de descobrir a gravidez.

Hoje, ela diz que planeja retomar os estudos, mas, sem vaga para o filho em uma creche pública e sem dinheiro para pagar um berçário, a adolescente passa os dias em casa, cuidando do bebê.

Filha de uma lavadeira e um funcionário de uma empresa de manutenção, que não terminaram o ensino médio, Sheila diz que ainda tem planos de retomar o terceiro ano na escola estadual em que estudava. Ler mais…

menina

Uma criança de quatro anos de idade identificada apenas como “Evelin” foi baleada e morta na noite desta segunda-feira (30), dentro de casa, na comunidade Porto Mirim, na praia de Muriú, litoral Norte do Estado. De acordo com a polícia quatro homens armados chegaram em um veículo e cor preta, , invadiram residência e atiraram em todas as pessoas que estavam o local. A mãe da garota e mais dois irmãos, sendo um de dois anos e um adolescente de 13, também foram baleados e socorridos em seguida.

Segundo testemunhas, os suspeitos chegaram a casa procurando por uma mulher por nome de Alessandra e o marido dela, o homem teria fugido pulando o muro da casa, quando viu que seria morto, mas asa crianças e mãe ficaram na residência.

Uma das vizinhas informou a polícia que os criminosos atiraram diversas vezes atingindo todos que estavam na casa, a garota de quatro anos tentou correr e foi morta no próprio quarto. “Foram tantos tiros que todo mundo ficou dentro e casa com medo, a gente nunca imaginaria que acabaria numa tragédia dessas”, disse a mulher que pediu para não ter o nome divulgado.

Após o crime os suspeitos fugiram no carro que usaram para ir até ao local e não foram localizados pela polícia. O adolescente, o menino de dois nos e a mãe deles foram socorridos para o pronto socorro Clóvis Sarinho com vários ferimentos provocados por tiros. A polícia acredita em acerto de contas e que o casal seria o alvo dos atiradores.

Portal BO

DNA CENTER

comissao

A votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição), que propõe reduzir de 18 para 16 anos a maioridade penal, foi adiada para esta terça-feira (31) na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Depois de uma longa discussão e de várias tentativas de obstrução por 41 votos a sete, os deputados da CCJ aprovaram requerimento para o encerramento da discussão.

Com o encerramento de discussão, a PEC poderia ser colocada imediatamente em votação, mas o presidente da CCJ, deputado Arthur Lira (PP-AL), preferiu abrir espaço para debater a proposta antes de colocá-la em votação.

Inscreveram-se novamente, para debater a admissibilidade da redução da maioridade penal, 26 deputados que integram a CCJ.

“Nós não colocaremos a matéria em votação hoje, não dará tempo”, reconheceu o presidente da CCJ, Arthur Lira antes da aprovação do requerimento de encerramento de discussão. Ele informou que a apreciação será retomada hoje (31) diretamente com a votação da PEC.

A PEC principal sobre a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos está tramitando na Câmara há mais de 20 anos. A ela foram apensadas mais 38 propostas sobre o mesmo tema.

Se a admissibilidade da PEC for aprovada pela CCJ, será criada uma comissão especial que irá analisar o mérito da matéria. Só depois de muita discussão é que a proposta terá seu parecer votado pela comissão e, depois, pelo plenário da Câmara, em dois turnos de votação.

Caso seja aprovada pelos deputados, a PEC será encaminha à apreciação do Senado. Se for modificada pelos senadores, terá que retornar à Câmara para novas deliberações. Para uma PEC ser aprovada, são necessários os votos de, no mínimo, 308 dos 513 deputados da Câmara, nos dois turnos de votação.

Para o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), caso o texto seja admitido na comissão e comece a tramitar na Câmara, o STF (Supremo Tribunal Federal) vai ter que interferir, sinalizando que o PT deve recorrer ao Judiciário para suspender a discussão.

— O STF poderá e deverá sustar o andamento dessa proposta de emenda à constituição. Se essa PEC avançar, ele pode e deve ser trancada por um mandado de segurança do STF. Nem nós, constituintes secundários, podemos alterar o que o constituinte originário estabeleceu.

R7

Detran

remédios

Os remédios poderão ficar mais caros a partir desta terça-feira (31) em todo o país. A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento (CMED) fixou em até 7,7% o ajuste máximo permitido este ano aos fabricantes na definição do preço dos medicamentos.

A decisão foi publicada no “Diário Oficial da União” desta terça-feira.

A regulação é válida para um universo de mais de 9.000 medicamentos e os ajustes são autorizados em três níveis, conforme o perfil de concorrência dos produtos.

O nível 1, que tem o maior percentual de reajuste, inclui remédios como omeprazol (gastrite e úlcera); amoxicilina (antibiótico para infecções urinárias e respiratórias). No nível 2, cujo percentual é de 6,35%, estão, por exemplo, lidocaína (anestésico local) e nistatina (antifúngico). No nível 3, que tem o menor índice de aumento, 5%, ficarão mais caros medicamentos como ritalina (tratamento do déficit de atenção e hiperatividade) e stelara (psoríase).

A autorização para reajuste leva em consideração três faixas de medicamento, com mais ou menos participações de genéricos. O reajuste segue a lógica de que nas categorias com mais genéricos a concorrência é maior e, portanto, o reajuste autorizado pode ser maior.

O ajuste de preços considera a inflação acumulada em 12 meses até fevereiro, calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e que ficou em 7,7%. Em 2014, o reajuste máximo autorizado foi de 5,68%.

G1

Prefeitura de Natal

O governador Robinson Faria emitiu nota de pesar pela morte de 3 auxiliares do Governo, em acidente ocorrido ontem na BR-304.

Nota

Com profunda consternação, externo meu pesar pela perda dos servidores da Secretaria de Estado da Infraestrutura, falecidos de forma trágica na tarde desta segunda-feira, 30.

Quero manifestar minha solidariedade e apoio aos familiares das vítimas: o motorista Maxwel Barbosa de Araújo, a engenheira Maria Lívia Oliveira Araújo e o engenheiro Rodolfo Campos Cavalcanti. Neste momento de profunda dor, unimos nossos pensamentos e elevamos nossas orações a Deus, pedindo o conforto necessário aos parentes e amigos.

Também manifesto solidariedade e apoio à concluinte de arquitetura Ana Beatriz Lima Câmara, que sobreviveu.

Em sinal de respeito aos que se foram, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte decreta Luto Oficial de três dias.

Blog da Thaisa Galvão

 

2e

progas

A semana promote ser decisiva para continuidade do único programa no Brasil de incentivo ao gás natural para as indústrias. Tudo após a agenda intensa do Governo do Estado do Rio Grande do Norte nos últimos dias para garantir a permanência do Progás (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial pelo Incentivo ao Gás Natural), em reuniões em Brasília e Rio de Janeiro.

O governador do Estado, Robinson Faria, esteve com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, em audiência no Ministério, em Brasília, com a presença também do deputado federal Fábio Fária. Na ocasião, na quarta-feira (25), o Chefe do Executivo do RN pediu apoio para manter o Progás, basedo na carta proposta e minuta de intenções entregues à Petrobras, que pede definicação para esta semana.

No Rio de Janeiro, na sede da Petrobras, a proposta e minuta de intenções foram entregues pelo Grupo de Trabalho do Progás, sendo representados na audiência pela Companhia Potiguar de Gás, com o Diretor-presidente Carlos Alberto Santos, Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN), pelo diretor geral Rondinelli Oliveira e Sedec (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), pelo secretário Paulo Roberto Cordeiro.

A reunião na Petrobras teve proposição de apresentar os documentos e solicitor prazo de sete dias para os entendimentos finais entre Governo e Petrobras.

Atualmente utilizam no RN este benefício único no Brasil: Vicunha, Guararapes, Três Corações Natal, Sterbom, Rarus, Nortex, Três Corações Mossoró, Multdia, Coteminas SGA, Coteminas MAC, Fortcola, Refimosal, Porcelanatti (Itagrês) e Vittra.

Ainda na quarta-feira (25), o presidente da Potigás esteve também em Brasília. Após a reunião na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, Carlos Alberto Santos viajou até a capital federal para apresentar dados técnicos do Progás para Comissão Parlamentar de Minas e Energia.

Blog do BG
DNA CENTER

Milagre

O “Bom Dia Mirante”, da TV Mirante, afiliada da Globo no Maranhão, exibido na manhã desta segunda (30), acompanhava a saga de dois idosos para pegar um ônibus. Para surpresa de todos, tanto do repórter quanto do telespectador que estava em casa, um homem que estava em uma cadeira de rodas se levantou e saiu andando.

Surpreso, o jornalista comentou: “A situação para quem é realmente cadeirante é difícil, mas nesse caso a gente até ficou surpreso”.

Lu

Macaiba Connect: A Policia Civil de Macaíba efetuou mais uma prisão na tarde desta Segunda-feira (30), desta vez foi um Policial Militar identificado por nome de Marcelino Denis da Silva, 46 anos, lotado na PM de Grosso/RN. O delegado em conversa com equipe de reportagem da CONNECTTV e contou que policial é suspeito de matar e ocultar o cadáver da sua ex-companheira Lenilza Alves, que está desaparecida desde do dia 26 de Outubro do ano 2014. Lenilza residia no bairro Santo Antonio e foi vista pela ultima vez na época de eleição durante o segundo turno. Após a mãe da vitima Dn. Josefa perceber que sua filha estava desaparecida, procurou a delegacia de Macaíba para registrar o boletim de ocorrência e após os agentes civis terem ido até a casa de Lenilza onde morava com o PM, foi encontrado diversas manchas de sangue em diversos lugares da casa. E após uma intensa investigação, a Policia Civil levantou o principal suspeito do crime que apontou Marcelino Denis. Ele foi conduzido para a delegacia do município onde foi ouvido e depois permanecerá preso no quartel da Policia Militar a disposição da justiça. Até o momento o cadáver da vitima não foi encontrado.