Macaíba vai ganhar importantes obras de mobilidade que vão beneficiar especialmente os moradores da rua Coronel Maurício Freire (Pernambuquinho). Na tarde desta quinta feira (27/11) o prefeito Fernando Cunha assinou a ordem de serviço autorizando o início dos trabalhos. As obras a serem construídas são: uma passarela sobre o Rio Jundiaí, uma calçada padronizada na Pernambuquinho, com rampa de acessibilidade, com início perto do Posto da Maré e indo até o final da rua e também a colocação de um semáforo.

Atualmente, a rua do Pernambuquinho é uma das vias da cidade de Macaíba que mais sofre com problemas de mobilidade, sobretudo com o tráfego de veículos pesados que aumentou consideravelmente após a operacionalidade do aeroporto de São Gonçalo do Amarante. A nova passarela vai oferecer muito mais conforto e segurança às milhares de pessoas que cruzam o rio Jundiaí diariamente.  O prefeito destacou as obras e falou de outras que estão sendo feitas por todo o município.

“São obras importantes. Tanto a passarela com a calçada padronizada vão oferecer conforto e segurança para as pessoas. Além disso, destaco também as obras de pavimentação, a construção das creches que estão sendo realizadas, os postos que já entregamos e o que vamos entregar, a Vila Olímpica, as quadras cobertas nas escolas dentre outras que estamos realizando são exemplos do que estamos construindo em prol do desenvolvimento de nosso município”, afirmou o prefeito Fernando Cunha.

Recentemente uma onda de assaltos ao comércio local tem deixado a população apreensiva, pois com as festas de final de ano e o 13º salário, todos querem aproveitar as compras e  as promoções, mas não é isso que se vê, aquelas tardes de compras estão se tornando um martírio sem deixar de falar também que a mulheres de nossa cidade, quando vão ao salão de beleza para uma sessão de cuidados com a aparência já não ficam mais a vontade, pois existe o medo do assalto.

Hoje a tarde o salão de Selma localizado ao lado do Sesc foi mais uma vítima dessa epidemia, pois dois meliantes aparentando serem de menor, armados invadiram seu estabelecimento as 16:00, pedindo informações e depois anunciaram o assalto, dinheiro, celular e objetos de valor foram subtraídos dela e sua cliente.

E isso tende a aumentar pois as leis frouxas e falta de policiamento tem contribuído.

 

A 3ª Promotoria de Justiça de Caicó ajuizou ação civil pública contra o Estado e a Fundação José Augusto para que o Poder Judiciário determine a restauração e a definição de destinação útil ao Castelo de Engady. O Ministério Público Estadual apurou que o imóvel, localizado no bairro Paulo VI, está em completo estado de abandono.

Ainda faz parte dos pedidos finais na ação que o Estado e a Fundação procedam imediata retirada de todo o lixo acumulado no terreno, bem como a catalogação e o tombamento de todo o acervo de bens móveis que guarnecem o Castelo.

Muros derrubados, grades arrancadas ou destruídas, telhado deteriorado, vasos sanitários e louças depredados ou arrancados, pareces sujas e pichadas, fezes e lixo espalhados. Este é o cenário do Castelo de Engady. Em face da ausência de portas, janelas e portões, parte do mobiliário já foi furtada. Além disso, por causa do acesso facilitado, o local pode estar servindo de refúgio para usuário de drogas.

O Castelo de Engady foi construído na década de 1970, pelo Monsenhor Antenor Salvino de Araújo. O imóvel integra o acervo histórico da população do município e é um dos principais cartões postais de Caicó. Erguido em estilo mouro-medieval, o castelo é assentado sobre um rochedo, tendo sua estrutura composta de vários espaços (pátios, terraços, peitoris, balcões, guaritas, torres, pontes, escadas, batents, poços, tanques, fortificações, salas, dormitórios, capela, entre outros). Já o mobliário, à época da construção, foi adquirido nas fazendas, propriedades e sítios da região.

MPRN

Os jornalistas que atuam nos jornais, rádios, TVs, blogs e sites e que cobrem diariamente as atividades da Assembleia Legislativa elegeram hoje (27) como Parlamentar da Legislatura o presidente da Casa, deputado Ricardo Motta (PROS), e como o Parlamentar do Ano o deputado Kelps Lima (SDD).

Votaram 30 jornalistas. O presidente Ricardo Motta obteve 25 votos e Kelps Lima, 18 votos. A eleição se realiza desde o ano de 1972, quando o primeiro eleito pelos jornalistas foi o ex-deputado Roberto Furtado. Desta vez,  por ser o último ano da atual legislatura, além do Parlamentar do Ano os profissionais da imprensa elegeram também o da Legislatura.

A eleição é organizada pelo Comitê de Imprensa da Casa, presidido pelo jornalista Oliveira Wanderley. “Os jornalistas escolhem aqueles que, na sua visão, tiveram um destaque durante o ano e nesta edição, na legislatura atual”, afirmou.

Ricardo Motta agradeceu o reconhecimento da imprensa e disse que dividia a escolha com todos os colegas parlamentares. “Recebo a escolha dos jornalistas que integram o Comitê de Imprensa com muita humildade e, ao mesmo tempo, com muita responsabilidade. Quero agradecer o reconhecimento e dividir com  todos os meus colegas deputados e deputadas. Agradecer também o apoio da Mesa Diretora às ações administrativas, sociais, institucionais e aos trabalhos legislativos. A escolha como Parlamentar da Legislatura é um incentivo para continuar trabalhando em favor do Rio Grande do Norte”.

Kelps Lima disse que a escolha foi uma grande honra: “Quero agradecer aos jornalistas e também aos colegas da Casa que aprovaram projetos importantes. Este ano me dediquei muito à atividade parlamentar. Conseguimos aprovar projetos importantes, como as quatro emendas na constituição, dois projetos de lei e isso só nos estimula a tentar no próximo ano fazer um trabalho ainda melhor”.

 

América empatou com a Ponte e segue fazendo contas (Foto: Rodrigo Villalba/Futura Press/Estadão Conteúdo)

A partida será realizada, a partir das 15h20 (horário de Natal), no Estádio Durival Britto, em Curitiba/PR. Os americanos, com uma vitória, praticamente garantem a permanência na Série B de 2015. Apenas uma goleada do Bragantino superior a seis gols de diferença sobre o ABC eliminaria o América, mesmo em caso vitória rubra.

Confira a lista de atletas relacionados:

Goleiros: Andrey e Pantera;
Laterais: Walber e Wanderson;
Zagueiros: Cleber, Lázaro e Zé Antônio;
Volantes: Márcio Passos, Jean Cleber, Judson e Neto;
Meias: Arthur Maia, Daniel Costa e Andrezinho;
Atacantes: Rodrigo Pimpão, Emerson, Alekito, Max e Isac.

A 4food, empresa do grupo Pepper´s Hall, que é responsável pelo setor de alimentos e bebidas da Arenas das Dunas vai administrar os bares do Carnatal e está fazendo um recrutamento de pessoas interessadas em trabalhar no evento. Serão oferecidas 600 vagas entre atendentes de bar, atendentes de alimentos e bebidas, vendedores volantes e atividades relacionadas a distribuição e produção de alimentos (cozinheiro, auxiliar de cozinha, petisqueiro, saladeiro e copeiro), além de operadores de caixa e carregadores.

Os interessados devem deixar currículo na Central de Entrega de abadás do Carnatal, no Shopping Via Direta, nesta sexta (28) e sábado (29), das 9h às 21h.

DICAS E RECOMENDAÇÕES

Veja a seguir as principais dicas e recomendações de especialistas e associações de defesa do consumidor para se evitar problemas e armadilhas durante a Black Friday:

Não caia em roubada
– Verifique os preços cobrados antes do dia da liquidação. Sites especializados em buscas como o Baixou e o Buscapé permitem verificar o histórico de preços de um produto.

Reputação da loja
– Escolha uma loja na qual você já tenha comprado ou que tenha boas referências. Certifique-se também se se são informados dados como endereço, telefone, e-mail, CNPJ, políticas de privacidade e troca e devolução de produtos.

Selo de qualidade
Os organizadores lançaram um selo para indicar as lojas que se comprometeram a boas práticas como não maquiar preços. Veja a lista de sites participantes na página camara-e.net/blackfriday/

Sites não confiáveis
– O Procon-RN mantém uma lista com mais de 400 sites que devem ser evitados para compras, devido ao histórico de reclamações e ao fato de não terem sido localizados para solucionar as queixas de consumidores

Amanhã, sexta-feira (28) é o dia de encerramento da campanha de vacinação da Tríplice Viral (contra o sarampo, caxumba e rubéola) e da vacina contra a poliomielite. A campanha é destinada às crianças pertencentes à faixa etária entre um 1 ano de idade e 4 anos, 11 meses e 29 dias.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) é que pelo menos 95% das crianças sejam vacinadas em todo o país. Os pais ou responsáveis precisam levar suas crianças até à unidade de saúde mais próxima de suas residências. O MS preconiza a aplicação de três doses da vacina via oral nos primeiros 12 meses de vida e mais dois reforços entre 15 meses e os 4 anos de idade.

levy barbosa

A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (27) três nomes para a equipe econômica de seu governo. O ex-secretário do Tesouro Nacional Joaquim Levy será o novo ministro da Fazenda. Ex-secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa vai assumir o Ministério do Planejamento. Alexandre Tombini, atual presidente do Banco Central, permanece no cargo. Ainda não há data para a posse dos ministros. Os dois novos indicados para a Fazenda e o Planejamento trabalharão no Palácio do Planalto até assumirem efetivamente os cargos, ocupados atualmente por Guido Mantega e Miriam Belchior, respectivamente. Mantega e Miriam permanecem na chefia das duas pastas até que a nova equipe seja formada.

Por meio de nota oficial, a presidenta Dilma agradeceu a dedicação de Guido Mantega e de Miriam Belchior. “Em seus 12 anos de governo, Mantega teve papel fundamental no enfrentamento da crise econômica internacional, priorizando a geração de empregos e a melhoria da renda da população”, disse Dilma sobre Mantega. Ainda segundo a presidenta, Miriam Belchior conduziu “com competência o andamento das obras do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] e a gestão do Orçamento federal.”

Levy e Barbosa são os primeiros novos nomes indicados para a equipe ministerial da presidenta Dilma Rousseff, que tomará posse para o segundo mandato no dia 1° de janeiro. Joaquim Levy tem experiência tanto no mercado financeiro quanto no setor público. Barbosa, por sua vez, participou da equipe econômica do governo nos dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), promove o I Seminário de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, com recorte para o Programa de Acompanhamento e Monitoramento do Acesso e Permanência na Escola das Pessoas com Deficiência, Beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC na Escola). O evento será realizado no Centro de Convivência Pax Club no dia 03 de dezembro, no período das 8h às 16h.

As inscrições serão feitas presencialmente ou online. Cerca de 200 vagas estão sendo disponibilizadas, sendo que 100 são para inscrições presenciais. Para efetuar a inscrição presencial, o pretendente deve se deslocar até a sede da SEMTAS, situada ao lado da Prefeitura, munido de documentação. No caso da inscrição online, o endereço para a sua realização é: <http://i.marcelf.com/>.

O público-alvo do seminário é composto por gestores e técnicos de assistência social, professores e diretores de escolas públicas, técnicos e agentes comunitários de saúde. De acordo com informações da SEMTAS, serão realizados debates para focar em quais seriam os melhores caminhos para a Inclusão de pessoas com deficiência de 0 a 18 anos na Escola. A busca da elevação da qualidade de vida desse público também é outro assunto cerne do evento.

Foto: Divulgação

Na noite desta quarta-feira (26), o secretário de Saúde do Estado, Luiz Roberto Fonseca, apresentou o diagnóstico da saúde no Rio Grande do Norte ao governador e vice-governador eleitos, Robinson Faria e Fábio Dantas, respectivamente, e à equipe de transição. Por quase quatro horas, o gestor apresentou dados contidos no relatório situacional, que contém mais de mil páginas, elaborado em conjunto com coordenadores, diretores de hospitais e de unidades de referência.

“Mostramos a situação da Secretaria com era, como está e qual perspectiva de chegar dentro da realidade do Plano Plurianual, onde houve estagnação e onde não houve efetivamente melhoria e o mais importante: o diagnóstico, as causas. Esse relatório será entregue também à governadora Rosalba Ciarlini, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas da União e Ministério Público”, afirmou Luiz Roberto.

Na opinião do governador eleito, Robinson Faria, a saúde é uma das maiores preocupações da população potiguar atualmente. “Recebemos um trabalho bastante completo, bem abrangente, a equipe de transição irá avaliar todos esses dados. O secretario não deixou de responder nenhuma pergunta e deu muitos subsídios para fazermos um estudo com bem cautela e informações e a partir daí tomarmos uma posição com relação ao que devemos fazer com no que diz respeito à saúde”, declarou o governador eleitor.

Estiveram presentes à reunião na noite desta quarta-feira, na Escola de Governo, coordenadores da Secretaria de Saúde e integrantes da equipe de transição: Julianne Faria, Tatiana Mendes Cunha, Mário Sérgio Gurgel, Frederico Lara Menezes, Leonardo Yure, Fernando Mineiro, Júnior Souto, Kalina Leite, Aldemir Freire e Maria da Salete.

DNA CENTER

Do Blog Thaisa Galvão: Conhecido pela tolerância zero nas ações contra o consumo de álcool por condutores de veículos, o tenente Styvenson, que não tem poupado autoridades nem policiais, deverá aparecer no auditório da apresentadora Fátima Bernardes daqui a pouco.
Consta da história do policial que tem comandado blitze com bafômetros nas madrugadas de Natal, que ele não teria poupado nem policiais federais da guarda da presidente Dilma Rousseff.
Informação com controvérsias, mas, que teve o crédito dos potiguares pelo histórico do militar.

Detran

Do Macaiba connect: Policias Militares do 11ºBPM de Macaíba recuperaram mais um veiculo roubado durante a noite de ontem (26). O Sargento Santiago conversou com a equipe de reportagem da CONNECTTV, e disse que o principio desta ocorrência aconteceu na bairro Petrópolis em Natal às 20h40m. Um empresario natalense que não teve o seu nome revelado, foi sequestrado por oito meliantes que estavam em dois carros, no qual a vitima foi levado pelos os bandidos no próprio carro que dirigia um Audi. Durante o sequestro, o empresario foi agredido por diversas vezes e depois abandonado em Tabatinga, localizado na zona rural de Macaíba, e devido a gravidade dos ferimentos foi socorrido para o hospital em Natal. Então, CIOSP informou o Sargento Santiago que esses oito criminosos tinham invadido uma granja no distrito de Mangabeira e o veiculo do empresario foi encontrado coberto com uma lona dentro de uma casa abandonada. De acordo com a PM, dentro da granja mora dois idosos que viram os bandidos entrando dentro da granja, mais ate o momento a Policia não tem identificação desta quadrilha.

DNA CENTER

Fotos: Cedidas

A jovem Patrícia Olímpio Barbosa, de 27 anos, foi presa nesta semana por força de um mandado de prisão temporária. Ela é suspeita de matado um namorado por envenenamento. O crime aconteceu no início de março deste ano e vem sendo investigado pela 1ª Delegacia de Parnamirim.

A vítima é o músico Luiz Felipe Casagrande, de 22 anos residia em Macaíba. O corpo dele foi encontrado em uma residência na rua Graciano da Luz, no bairro Nova Esperança, em Parnamirim, no dia 1º de março. Desde então, a família de Felipe já afirmava que ele tinha sido assassinado.

No decorrer das investigações, a Polícia Civil ouviu vários depoimentos e encontrou pessoas que afirmaram ter vendido veneno para Patrícia Olímpio, então namorada do músico. O delegado Ronaldo Gomes, que preside o inquérito, disse que os laudos do Instituto Técnico-Científico de Polícia encontraram substâncias de veneno no corpo da vítima, bem como na comida dele.

Além disso, também foi encontrado veneno na comida de Patrícia Olímpio que estaria com o namorado no dia em que ele morreu. No entanto, ela não havia comido o alimento envenenado. De acordo com a polícia, a substância venenosa encontrada no corpo de Luiz Felipe é semelhante a existente no veneno conhecido popularmente como “Chumbinho”.

A reportagem conversou com Patrícia Olímpio, que está presa no CDP Feminino de Parnamirim. A jovem nega que

Fotos: Cedidas

tenha envenenado o músico. Ela alega que não queria mais o relacionamento e Luiz Felipe que insistia, mas disse que não seria capaz de matá-lo. O delegado Ronaldo Gomes afirmou ainda que, diante das provas, vai tentar converter a prisão temporária em preventiva.

promo-frete-gratis-2014-loja

hENRIQUE E ROBINSONMINISTRO

O deputado federal Henrique Alves disse, logo após a derrota para o Governo do Estado, que não assumiria cargo de ministro, pois iria se dedicar aos negócios e à família. O PMDB indicou o filho de Aluízio para integrar o primeiro escalão de Dilma. Um gaiato soltou: “Como ministro, Henrique vai cuidar dos negócios dele. Ele não mentiu”. Essa turma não perdoa.

SERVIÇO

Gozação à parte, caso Henrique seja indicado pelo PMDB e consiga ser nomeado ministro do Governo Dilma Rousseff, dependendo do ministério, terá muito a contribuir com o RN. Na verdade, realmente depende do cargo, pois há ministério sem qualquer força política para ajudar o Estado.

DNA CENTER

leleu apoio

O vereador Leleu Fontes (PROS) foi um dos grandes apoiadores do governador eleito, Robinson Faria (PSD), no Seridó. “Tenho acompanhado as entrevistas que ele vem concedendo a imprensa da capital. Muito cauteloso e didático Robinson está cada vez mais confiante de fazer uma grande gestão e se tornar o melhor governador da história política do RN. Com eficiência, esse vai ser o seu maior objetivo”, disse o vereador em conversa com o blogue.

Questionado se acompanhará o governador na opção ( ingressar no PSD) partidária de Robinson, Leleu disse que, no momento oportuno, estará conversando sobre esse assunto. “O importante foi a experiência vivida nessa campanha vitoriosa para governador. Robinson é um político decente, corajoso e ousado. Qualidades de que nos motivam para estar ao lado dele. Não foi obra do acaso e sim de Deus, pois acreditei no seu sonho e estou pronto para seguir a sua orientação política, obviamente me filiando ao PSD”, concluiu Leleu.

naruto

   67io67o6o
O Jornal  de Hoje- O Ministério da Educação deve receber nos próximos dias um abaixo-assinado de cientistas contrários ao envio de R$ 247,6 milhões a um projeto idealizado pelo neurocientista Miguel Nicolelis.
O envio do abaixo-assinado foi decidido na semana passada pelos participantes do Encontro Nacional de Pós-Graduação em Medicina, em Criciúma (SC). Os organizadores dizem que são mais de cem assinaturas, mas ainda não divulgaram a lista completa.
“Não temos nada contra Nicolelis, mas questionamos a destinação de um recurso dessa magnitude sem uma aparente avaliação de mérito, a qual todos nós nos submetemos”, afirma Gontijo.
O valor será destinado para a construção, até 2017, do Campus do Cérebro em Macaíba (RN), idealizado por Nicolelis. Por lá, deve haver pesquisas sobre reabilitação e outras aplicações da neurociência e cursos de pós-graduação, atividades já desenvolvidas pelo IINN (Instituto Internacional de Neurocincia de Natal), fundado por ele.
“A destinação de recursos dessa monta a uma iniciativa pontual é extremamente grave e merecedora de esclarecimentos”, diz o documento. “Tal precedente é visto como mais grave ainda por viver-se um momento em que há problemas de financiamento de projetos de pesquisa importantes no país.”