No Rabo da Fila

raposa

Segundo boatos, uma velha raposa da política da macaibense, não gostou dos resultados de uma pesquisa eleitoral onde o mesmo estaria aparecendo no rabo da fila.

Sentença

marilia-voto

Há qualquer momento pode sair a sentença da ex-prefeita Marilia Dias, que responde por um desvio comprovado de mais de 400 Mil Reais da reforma da Creche do Campos das Mangueiras. Caso seja condenada, a ex-prefeita fica fora da disputa eleitoral de 2016.

Operação Reboco de Ouro

Camara Macaiba

A Operação Reboco de Ouro deve continuar a partir da próxima semana trazendo mais documentos e os detalhes do reboco mais caro da história.

dna

Assalto me Macaiba

Um transporte coletivo tipo “ligeirinho” que faz a linha Macaíba a Natal pela a BR-226 foi assaltado durante a tarde desta Quinta-feira (30).

A Policia Civil informou que três homens se passando por passageiros entraram no coletivo em frente a rodoviária no bairro da Esperança, em Natal, e ao chegar no distrito de Mangabeira, localizado na região rural de Macaíba, os três homens armados de facas anunciaram o assalto.

Ainda de acordo com a policia, enquanto os dois criminosos rendiam ás vitimas o terceiro assaltante recolhia todos os pertences. Após fuga do trio, a Policia Civil de Macaíba foi informada que os elementos entraram dentro do matagal nas mediações do conjunto novo Vale do Sol. E durante a diligencias os agentes conseguiram recuperar parte dos pertences das vitimas que foram abandonados pelo os assaltantes.

A Policia Civil pede aos passageiros que tiveram seus pertences tomados de assalto nesta ocorrência, compareça a delegacia de Macaíba na manhã desta Sexta-feira (31) para o recolhimento dos objetos roubados.

promo-frete-gratis-2014-loja1

lauro-jardim-veja-romario

 Os perfis dos jornalistas Thiago Prado e Leslie Leitão saíram do ar e a página de Lauro Jardim recebeu centenas de críticas dos internautas. A repercussão aconteceu depois que o senador fez questão de expor o nome dos responsáveis pela matéria que teria utilizado um documento falso para afirmar que ele possui R$ 7,5 milhões não declarados na Suíça

Por Fernando Brito, do Tijolaço

O senador e eternamente marrento Romário tocou de lado para que seus eleitores chutassem.

Ontem, publicou no Facebook a pergunta “inocente”:

Alguém aí tem notícias dos repórteres da revista Veja Thiago Prado e Leslie Leitão, que assinaram a matéria afirmando que tenho R$ 7,5 milhões não declarados na Suíça? E do diretor de redação Eurípedes Alcântara? Dos redatores-chefes Lauro Jardim, Fábio Altman, Policarpo Junior e Thaís Oyama?

Gostaria que eles explicassem como conseguiram este documento falso.

E tascou os links para as páginas de Facebook dos indigitados, sem sugerir nada, porque era desnecessário.

Senador Romário foi eleito por aclamação

Senador Romário foi eleito por aclamação

Foi uma avalanche de críticas e ironias nas páginas cujos endereços eletrônicos foram fornecidos pelo “baixinho”.

As de Thiago Prado e Leslie Leitão saíram do ar. A página de Lauro Jardim, que ainda funcionava hoje de manhã, tinha centenas de comentários que o ridicularizavam.

Certo que alguns exageradamente agressivos, mas a maioria indignados e irônicos:

E sobre o Romário Faria não vai falar nada ou vai desativar o Facebook também?
Amigo, explica como arranjaram o documento falso do Romário por gentileza? Abraço!
Quem foi o estelionatário que falsificou o documento da sua matéria contra o Romário ? Algum parceiro seu? Peixe!
É sobre o documento do Romário Faria? Sendo falso pode citar a fonte, ou será que é falsa a noticia?

E um dos mais engraçados: Ler mais…

dilma-e-governadores-560x250

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (30), na abertura de reunião com governadores de todos estados, que a redução da inflação é a condição para um novo ciclo de expansão da economia. Ela defendeu as medidas adotadas pelo governo para controle de gastos e alertou que projetos em tramitação no Congresso vão gerar mais despesas, se aprovados, e podem afetar os estados.

Como instrumento para conter a inflação, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou nesta terça-feira (30) a taxa de juros básicos da economia de 13,75% para 14,25% ao ano. Foi a sétima elevação consecutiva da taxa, que atingiu o maior patamar desde julho de 2006, quando estava em 14,75% ao ano.

“O primeiro passo desse ciclo [de expansão] é garantir o controle da inflação. A inflação corrói a renda dos trabalhadores e o lucro das empresas. E promover o reequilíbrio fiscal (…) Essa redução da inflação vai criar as bases para um novo ciclo de expansão sustentável para o crédito”, afirmou a presidente, sentada à ponta de uma mesa retangular, no Palácio da Alvorada, com governadores e ministros dos dois lados.

Dilma pediu ajuda dos governadores contra propostas em tramitação no Congresso que, segundo ela, afetarão o governo federal e também os estados, as chamadas “pautas-bomba”.

“Sabemos que a estabilidade econômica é muito importante. E é uma responsabilidade de todos. A União tem que arcar com esse processo e assumir suas necessidades e condições. E, ao mesmo tempo, consideramos que, como algumas medidas afetam os estados e o país, os governadores precisam participar. Tenho alguns projetos legislativos de grave impacto. Em algumas situações, assumi o grave impacto no dinheiro público vetando. Todas essas medidas terão impacto para os estados, sem sombra de dúvida”, declarou.

Durante a reunião, Dilma enumerou diversos fatores externos como agravantes para a crise econômica do país. Segundo a presidente, houve um “colapso” no preço das comodities, uma “grande desvalorização” na moeda brasileira. Ela lembrou ainda que a crise internacional “continua não esmorecendo.”

“Iniciamos nossas campanhas numa conjuntura mais favorável do que quando tomamos posse. Nós sabemos que a partir da segunda metade de 2014, houve um fato importante no cenário internacional que foi o colapso no preço das commodities. Esse colapso foi acompanhado da desvalorização da nossa moeda”, afirmou Dilma aos governadores.

Pacto contra homicídios
Em sua fala, a presidente propôs aos governadores um pacto nacional pela redução de homicídios e defendeu a cooperação entre os governos federal e estaduais. Dilma disse que quer estabeçecer uma “cooperação federativa” na área de segurança para diminuir o número de homicídios no país. Segundo ela, o Brasil lidera o ranking em número absoluto de homicídios no mundo.

“Nesse novo Brasil, nenhum governante pode se acomodar. Sabemos que muita coisa precisa melhorar, porque nosso povo está sofrendo. Nós devemos cooperar cada vez mais, independentemente das nossas afinidades políticas”, afirmou Dilma.

naruto

Cheque-560x250

A taxa de juros do cheque especial em junho ficou em 241,3% ao ano, o maior patamar desde dezembro de 1995 (quando o juro era de 242% ao ano). Em maio, a taxa estava em 232%.

Por sua vez, os juros do rotativo do cartão de crédito subiram de 360% ao ano em maio para 372% ao ano em junho, o maior valor desde o início da série histórica deste indicador, em março de 2011.

Os dados são referentes apenas a juros cobrados de pessoas físicas e foram divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Banco Central.

O BC ressalta que a metodologia de cálculo dos indicadores foi atualizada em fevereiro de 2015.

Confira a variação nas taxas de juros de outras modalidades de crédito monitoradas pelo BC:

Aquisição de veículos: de 24,8% ao ano em maio para 24,7% ao ano em junho
Aquisição de outros bens: de 82,6% ao ano em maio para 81,5% ao ano em junho
Cartão de crédito parcelado: de 115,9% ao ano em maio para 118,2% ao ano em junho
Crédito renegociado: de 46,1% ao ano em maio para 46,4% ao ano em junho
Crédito pessoal consignado: de 111,3% ao ano em maio para 111,9% ao ano em junho
Crédito pessoal não-consignado: estável em 27,3%

UOL

DETRAN RN

Anjos Caidos

Robson Pires: A operação “Anjos Caídos”, coordenada pela Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc) de Natal, desarticulou uma associação criminosa que agia no tráfico de drogas, assaltos e homicídios em cidades como Santa Cruz e Tangará, na manhã desta quinta-feira (30).

O grupo praticou nos últimos meses crimes como roubos a comércios e homicídios. “Acreditamos que com a desarticulação desta organização criminosa e a prisão destes integrantes na data de hoje, nós iremos elucidar a autoria de vários assassinatos que vinham acontecendo na região”, destacou o delegado da Denarc, Cláudio Henrique.

Confira a lista das pessoas presas nesta operação:

1. Alexandre Rodrigues da Silva, de 27 anos;
2. Anderson do Nascimento Ferreira, de 28 anos;
3. Angelica Patricia de Lima, de 20 anos;
4. Carlos Vlademir dos Santos, de 19 anos;
5. Daivid Raul dos Santos Pontes, de 23 anos;
6. Daniel Rodrigues de Freitas, de 22 anos;
7. Elisonara Rafael de Oliveira (idade não informada);
8. Jamele Tavares  de Souza, de 19 anos;
9. João Paulo de Lima Bezerra, de 26 anos;
10. Jorge Luiz de Souza Araujo (idade não informada);
11. José Ferreira, de 22 anos;
12. Leonardo da Silva, de 34 anos;
13. Robenilson de Medeiros Rodrigues, de 18 anos;
14. Viviane Ferreira Bezerra da Silva, de 21 anos;
15. Vitor Rocha da Costa, de 19 anos.

dna

O prefeito Fernando Cunha acompanhou as equipes do Banco do Brasil e da construtora responsável pela obra do Residencial Campinas em vistoria realizada no residencial, na manhã desta última quarta (29). Com todas as ações que competiam à administração municipal para a entrega dos imóveis prontas, a entrega depende apenas dos últimos detalhes envolvendo o Banco do Brasil e a Construtora responsável pela obra.

Após várias cobranças por parte da Prefeitura ao banco para os sorteados receberem de fato suas residências, as equipes estiveram verificando os últimos detalhes para a entrega do empreendimento.

De acordo com o Banco do Brasil, a entrega das casas acontecerá em meados de agosto deste ano. A Prefeitura informa que assim que tiver uma data confirmada pelo banco para a entrega das casas divulgará em suas mídias oficiais e que continuará buscando agilidade na entrega das casas para os beneficiários. Além do prefeito acompanharam a vistoria o secretário municipal, Sérgio Cunha e o diretor de habitação da prefeitura, Iago Henrique.

Com informações da Assecom-PMM

Gabriel com um dos cinco drones que já criou – Foto Cedida

Gabriel com um dos cinco drones que já criou – Foto Cedida

Um estudante mossoroense criou um drone (aeronave não tripulada) que pode ser usado no combate à dengue. Gabriel Costa, 18, morador do bairro Boa Vista, ainda está terminando o ensino médio, mas é um aluno diagnosticado com altas habilidades e recebe atendimento suplementar no Centro Regional de Educação Especial de Mossoró (CREEMOS).

Gabriel conta que sempre se interessou por tecnologia e robótica. Sempre curiosos sobre esses assuntos, o estudante conseguiu, com ajuda da internet, montar o primeiro drone em 2013. O equipamento foi feito para uma feira de ciências da Escola Estadual Presidente Kennedy, onde estudava.

“Sempre gostei de robótica. Tinha vontade de possuir um (drone), mas eram caro demais. Então pesquisei para ver se tinha como construir. Usei pelas que eu já tinha e fui montando. O primeiro foi um avião”, conta o estudante.

O projeto ganhou premiação na feira, mas depois ficou guardado. A ideia não foi aprofundada. Gabriel lembra que ficou triste por isso, mesmo assim, continuou estudando o assunto por conta própria.

A professora de atendimento educacional especializado do Creemos, Eliseuda Dantas, diz que soube de Gabriel no ano passado em uma reunião com a equipe da escola onde ele estudou. Depois de realizar vários testes foi constatado que o rapaz possui altas habilidades e passou a receber atendimento suplementar no Centro Regional de Educação Especial. “Foi realizado todo um processo de acompanhamento. Não foi tão rápido. Aqui a ajuda é para desenvolver o potencial que ele tem”, diz Eliseuda.

No Creemos, professora e alunos estão desenvolvendo um projeto com drone para ajudar no combate ao mosquito da dengue. O projeto já está quase pronto e os dois pretendem buscar patrocínio para colocá-lo em prática em Mossoró. “Vamos entrar em contato com as secretarias de Saúde, municipal e estadual”, afirma.

O equipamento que pode ser usado para ajudar no combate ao Aedes aegypti já é o quinto feito por Gabriel. Eliseuda destaca que o drone pode checar casas fechadas e ambientes com difícil acesso.

O projeto ainda está sendo montado, faltando alguns detalhes. O equipamento também está quase pronto, faltando uma bateria potente e instalação do sistema FPV (First Person View), que permite a visão em primeira pessoa.

Eliseuda ressalta que coordena a questão de formatação do projeto, enquanto Gabriel trabalha com o equipamento em si. “Ajudo a sistematizar o projeto escrito, auxiliar nisso, para dar esse suporte a ele, porque aprender, ele já aprendeu sozinho, pesquisou sozinho na internet”, fala.

Além de poder auxiliar no combate à dengue, o drone criado pelo estudante mossoroense, é de baixo custo, se comparado aos que são vendidos no mercado. Enquanto o comprado no mercado custa cerca de R$ 45 mil, o projetado por Gabriel sai por menos de R$ 4 mil. Na planilha do projeto, sem acréscimo de frete para as peças compradas pela internet, o valor ficou em R$ 3.758,00.

“Os comprados de fábrica não se sabe o que vem dentro dele, se as soldas foram bem feitas. Esse é mais seguro para voar em cima de casas. A manutenção é feita a cada voo, tem maior autonomia de voo, voa com o vento forte. Foi projetado para ser usado com esse intuito. Se não for, será uma grande desperdício”, afirma Gabriel Costa.

Gazeta do Oeste

promo-frete-gratis-2014-loja

fusca

Se você é apaixonado por carros e tem um carinho todo especial pelo modelo Fusca, não pode perder a grande exposição que o Praia Shopping irá receber do dia 01 ao dia 08 de agosto. Durante este período, veículos do acervo do Clube do Fusca RN ficarão expostos no mall. Lá, os visitantes poderão tirar fotos e saber várias informações a respeito desse tipo de carro.

A exposição acontece durante todo o horário de funcionamento do shopping, no corredor das Lojas Americanas, e abre a temporada de homenagens ao Dia dos Pais nesses primeiros dias de agosto. No sábado (08), Dia dos Pais, haverá também show com a banda The Bop Hounds, a partir das 20 horas, na praça da alimentação, com repertório repleto de músicas no estilo Rockabilly e Rock e Roll anos 50.

Para o presidente do Clube do Fusca RN, Alessandro Soares, será uma oportunidade para os pais verem junto com seus filhos preciosidades do mundo do Fusca. Ele adianta também que acontecerão encontros diários, a partir das 19 horas, com representantes do clube no local do evento, para falar mais sobre os modelos, a mecânica, as curiosidades e a história do carro. “Estaremos expondo modelos fabricados nos anos 60, 70, 80 e 90, alguns originais e outros reformados. Além de ver os carros, o público também poderá participar desses bate papos com o nosso grupo todos os dias. Estamos esperando todos que gostam do Fusca, que querem matar a saudade desse carro que com certeza já esteve presente na vida da família de cada um de nós. Vamos compartilhar essas lembranças nesses dias”, ressalta.

História do Fusca – A história do Fusca (Volkswagen Sedan) é uma das mais complexas e longas da Indústria Automobilística Mundial, onde o projeto do Fusca envolveu várias empresas e o governo Alemão. O Volkswagen Sedan foi o carro mais vendido no mundo, ultrapassando em 1972 o recorde que pertencia até então ao Ford Modelo T e o último modelo foi produzido no México em 2003.

Mais sobre o Clube do Fusca RN – Clube do Fusca RN O Clube do Fusca do Rio grande do Norte foi fundado em 16 de Julho de 2007, por um grupo de amigos e proprietários do automóvel Volkswagen Sedan, conhecido no Brasil pelo apelido carinhoso de Fusca. O objetivo do Clube do Fusca RN é o de preservar a historia deste pequeno automóvel que estava meio esquecido no Rio Grande do Norte. Por ser um carro popular nas décadas de 60 a 80 e com seu retorno de produção nos primeiros anos da década de 90, o Fusca esteve presente na vida de muitos brasileiros. Deve-se a isso a relação do carro com o saudosismo dos tempos da infância por muitos de nós.

Visor Político

Prefeitura de Natal

No próximo domingo (2) será realizada mais uma edição do projeto Cultura Jovem na Praça. Desta vez, o evento acontecerá na Praça Augusto Severo (Praça do M), a partir das 14h.
O tema do evento é “Negro Atitude”. Apresentações de música, teatro e dança fazem parte da programação. Oficinas temáticas de artes visuais e artesanato também serão realizadas.
O projeto tem o objetivo de reunir a juventude macaibense, conscientizando e afastando os jovens de situações de risco social, como uso de drogas e envolvimento em gangues.
O Cultura Jovem na Praça faz parte das ações do programa Juventude Viva. As atividades do projeto já foram realizadas em várias locais do município como os distritos de Traíras e Cajazeiras; a comunidade de Riacho do Sangue; o bairro Morada da Fé e a Praça Paulo Holanda (Pista Nova)
naruto
Clique para ampliar a imagem
A Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias da UFRN, está com inscrições abertas para preenchimento de vagas complementares nos Cursos Técnicos em Cooperativismo e Informática, ofertados na modalidade de Educação a Distância, com encontros presenciais, por meio da Rede e-Tec Brasil. Ao todo são oferecidas 70 vagas no município de Natal.
As inscrições gratuitas podem ser realizadas no período de 27 de julho até o dia 4 de agosto, no horário de 8h às 12h e de 13h às 16h no Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), no endereço: avenida Jerônimo Câmara, 2994, Bairro Nazaré, em Natal (próximo à rodoviária da Cidade da Esperança).
Para participar, o candidato deve apresentar no ato da inscrição o Cadastro de Pessoa Física (CPF), além do documento de identificação com foto e preencher todos os campos do formulário de inscrição presente no edital com as razões que justifiquem a escolha pelo curso, assim como as expectativas.
Cada candidato terá direito a apenas uma inscrição. Para realizar inscrição o candidato, necessariamente, deverá ter concluído o ensino médio.
A seleção será realizada por meio de análise das justificativas entregues pelos candidatos no ato da inscrição. A previsão para publicação do resultado é dia 10 de agosto.
Cooperativismo
O objetivo do Curso Técnico em Cooperativismo é qualificar profissionais para atuar nas atividades de planejamento organizacional, execução, controle e avaliação dos processos e dos ciclos de gestão, nas diversas modalidades de cooperativas, como das áreas de crédito, saúde, trabalho, educação, hospitalar, turismo e lazer, infraestrutura e prestadoras de serviço.
Informática
O objetivo do curso Técnico em Informática é formar profissionais aptos para atuarem com competência no setor, realizando desenvolvimento de programas, instalações e configuração de periféricos e softwares, prestação de suporte técnico aos usuários entre outros.
Portal UFRN
dna

Navio-Escola Brasil ficará aberto para visitação nos dias 1 e 2 de agosto em Natal (Foto: Divulgação/Marinha)

Atracará nesta sexta-feira (31) no porto de Natal, o navio-escola “Brasil”. A embarcação, que zarpou do Rio de Janeiro no dia 26 de julho para a XXIX Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM), estará aberta à visitação do público na capital potiguar nos dias 1° e 2 de agosto, entre 14h e 17h. A entrada é franca.

A Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM) é realizada anualmente pelo navio-escola com os propósitos de complementar, com ênfase na experiência prática, os conhecimentos teóricos adquiridos pelos guardas-marinha na escola naval, de aprimorar a formação cultural dos futuros oficiais da Marinha do Brasil e de representar o País e a Marinha nos diversos portos visitados, promovendo o estreitamento dos laços com nações amigas.

Durante os cerca de 5 meses de viagem, serão ministradas aulas práticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias e administração naval, bem como é conduzida a importante fase de adaptação dos guardas-marinha à vida de bordo.

A 29ª edição da viagem de instrução passará por 18 portos de 15 países. São eles: Natal, Funchal(Portugal), Toulon (França), Civitavecchia (Itália), Valência (Espanha), Lisboa (Portugal), Roterdã (Holanda), Hamburgo (Alemanha), Londres (Inglaterra), Rouen (França), Nova York (EUA), Jacksonville (EUA), Cartagena (Colômbia), Guayaquil (Equador), Callao (Peru), Valparaíso (Chile), Mar Del Plata (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Rio de Janeiro.

Devido às características e limitações do local e peculiaridades do Navio (como existência de escadas para acesso aos compartimentos), recomendamos que sejam evitadas, na visitação, crianças abaixo de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção.

O navio
O navio-escola “Brasil” foi construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, a partir do projeto desenvolvido pela Diretoria de Engenharia Naval, ambos órgãos da Marinha do Brasil. A construção foi iniciada em setembro de 1981 e, após dois anos, no dia 23 de setembro de 1983, o navio foi lançado ao mar.

O Navio tem sido mantido atualizado ao longo dos anos, estando equipado com modernos sistemas, a maioria proveniente de projetos desenvolvidos tanto pela Marinha do Brasil quanto por empresas nacionais. A tripulação é composta por 33 oficiais, 222 praças e 3 servidores civis da Marinha do Brasil. Desde o dia 20 de julho, o Navio passou a contar com mais 182 Guardas-Marinha todos oriundos da escola naval.

promo-frete-gratis-2014-loja

102_3028-blog-girlplay

Será que as camisinhas estão com os dias contados? Ou, pelo menos, perderão o status de método mais popular para evitar doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada?

Bem, uma aluna de design do Pratt Institute (Nova York, EUA) acredita estar no caminho de oferecer uma nova e efetiva proteção para o sexo. Na forma de spray!

O produto criado por Michele Chu já tem nome – Girlplay -, mas ainda não há certeza de que ele vá ganhar o mercado. Ela diz acreditar ser viável.

“Pensei que o mercado de camisinhas precisava de algo revigorante”, disse Michele ao blog de design “PSFK”.

A ideia de oferecer uma alternativa “futurista” à camisinha tradicional já foi alvo do trabalho do alemão Jan Vinzenz Krause em 2008. Ele criou um produto similiar, um tubo que envolvia o pênis em latex líquido. O projeto, entretanto, acabou arquivado. O principal problema: a rejeição dos homens durante os testes e o tempo para secar, três minutos.
Blog do BG

2e

Uma mulher foi encontrada morta, na madrugada desta quinta-feira (30), na travessa México, no bairro da Ribeira, zona Leste de Natal. A vítima apresentava um corte profundo no pescoço e marcas de apedrejamento na cabeça.

De acordo com a Polícia Civil, um vigia passou pelo local, viu a mulher agonizando e acionou a polícia. O delegado Roberto Andrade, da Delegacia Especializada de Homicídios, disse que a polícia ainda não tem nenhuma informação sobre a autoria do crime.

Segundo ele, a marca de um pé foi encontrada na região do abdômen da mulher, oq eu levanta a hipótese de que ela pode ter sido espancada além de esfaqueada e apedrejada pelo assassino. O corpo da vítima foi levado para o Instituto Técnico e Científico de Polícia par a necropsia.

Prefeitura de Natal

Helicóptero Potiguar 1 é usado na operação (Foto de arquivo: Canindé Soares)

Helicóptero Potiguar 1 é usado na operação (Foto de arquivo: Canindé Soares)

Policiais civis do Rio Grande do Norte deram início, logo nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (30), ao cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão na cidade de Santa Cruz, no Trairi. A operação, denominada de ‘Anjos Caídos’, tem o objetivo de combater crimes de homicídio e o tráfico de drogas na região.

Segundo a própria Polícia Civil, membros de uma organização criminosa são os alvos da operação, que conta com uma delegacia móvel e o apoio do Potiguar 1, helicóptero da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed).

G1 RN

DETRAN RN

AGENCVIA

Um agencia bancária localizada na cidade de Angicos, distante 181 km da capital foi alvo da ação de criminosos na madrugada desta quinta-feira (30). Os bandidos usaram explosivos para violar os caixas eletrônicos que segundo informações repassadas pela polícia estavam abastecidos desde o dia anterior.

De acordo com o Comando de Policiamento do Interior cerca de seis homens fortemente armados invadiram a cidade por volta das 3h da manhã, usando armas longas chegaram inclusive a atirar para ameaçar as poucas pessoas que estavam na rua e em seguida instalaram os explosivos no interior da agencia.

Os moradores da cidade relataram que o barulho da explosão deixou todos assustados, porém ninguém saiu de casa para verificar o que tinha acontecido. Os suspeitos fugiram em dois carros levando uma quantia em dinheiro ainda não revelada. Forças policiais foram deslocadas para a região para tentar localizar e prender os envolvidos.

Portal BO

dna

A presidente Dilma Rousseff vetou a extensão da política de reajuste do salário mínimo, que consiste na variação do PIB de dois anos anteriores, mais a inflação, para todos os aposentados do INSS.

O veto foi publicado na edição desta quinta-feira (30) do “Diário Oficial” da União. A presidente afirma no texto que decidiu vetar o projeto, parcialmente, por inconstitucionalidade. A medida volta agora à avaliação do Congresso Nacional.

O Senado havia aprovado no início do mês a medida provisória que prorrogava até 2019 o atual modelo de reajuste do salário mínimo e estendia a regra para as aposentadorias. Como foi votada sem mudanças em relação ao texto aprovado pela Câmara, a matéria seguiu para sanção presidencial.

Pela medida provisória, o mecanismo de atualização do salário mínimo continuaria a ser calculado com a correção da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior, mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores.

A MP foi editada em março pela presidente Dilma Rousseff, mas não incluía a extensão da regra para aposentados, o que foi incluído na Câmara por meio de emenda. O governo é contra a mudança porque alega que extensão da norma para aposentados pode comprometer as contas previdenciárias. Segundo o ministro Carlos Gabas (Previdência), a alteração gera R$ 9,2 bilhões em gastos extras por ano – sendo R$ 4,6 bilhões em 2015.

A votação no Senado foi marcada por diversas tentativas de governistas para impedir a aprovação da matéria com o trecho que contraria o governo. Inicialmente, os senadores José Pimentel (PT-CE) e Cristovam Buarque (PDT-DF) tentaram aprovar uma emenda para alterar o texto, o que faria com que o projeto voltasse à Câmara e não seguisse direto para sanção. A mudança, no entanto, foi rejeitada.

A emenda de Cristovam propunha que, ao invés de levar em conta o INPC, o índice para a correção do mínimo fosse o IPC-C1, relativo às famílias com renda mensal entre um e dois salários mínimos e meio. Cristovam discutiu com o senador Paulo Paim (PT-RS) de forma acalorada sobre a emenda. Paim acusou o pedetista de “trair” os trabalhadores, já que se a emenda fosse aprovada, o texto voltaria para nova análise da Câmara. (veja vídeo)

Polêmica sobre redação final
Depois da rejeição da emenda, o texto principal acabou sendo aprovado, conforme a Câmara votou e diferente do que o governo pretendia. Com esta derrota, o líder do governo, Delcídio do Amaral (PT-MS), tentou uma manobra regimental para adiar a análise da redação final da matéria. A votação da redação final é parte do trâmite no Senado, e ocorre sempre após a aprovação do texto principal e da análise das emendas.

G1

2e

Dilma-liberação-e1438250252230-560x250

Ás vésperas do fim do recesso parlamentar, o governo autorizou a liberação de cerca de R$ 1 bilhão referente a restos a pagar de emendas parlamentares de 2014 e anos anteriores. A primeira liberação de recursos a parlamentares neste ano é uma tentativa do governo de acalmar deputados e senadores em meio às crises política e econômica, que devem ser acentuadas neste segundo semestre. Haverá prioridade aos pagamentos de emendas para compra de máquinas e equipamentos, mas as verbas para gastos com obras também serão contempladas.

“Não tem nenhum milagre. O que tem, pura e simplesmente, é que o governo está cumprindo a Lei Orçamentária. A nossa esperança é que a base do governo se solidifique mais”, disse o ministro Eliseu Padilha (Aviação Civil), que atua diretamente na articulação política do governo. “Queremos mostrar que, no embate político, temos que unir forças”, afirmou. Um líder partidário disse ter recebido telefonema do ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), para comunicar a liberação de emendas.

Durante o recesso parlamentar, deputados demonstraram indignação com a dificuldade em obter as verbas do orçamento. Eles dizem estar sendo pressionados por prefeitos em suas bases eleitorais que, às vésperas das eleições, não têm recursos para executar as obras.

Em outra frente para atender à demanda nos Estados, a presidente Dilma Rousseff reúne hoje em Brasília, os 27 governadores em busca de ajuda para evitar a aprovação de gastos extras previstos em projetos do Congresso, a chamada “pauta bomba” de despesas para a União, Estados e municípios. Dilma também tentará dar um tom menos pessimista sobre o futuro da economia, mesmo em meio à crise aguda. Os ministros da área econômica devem apresentar dados mostrando que a economia pode começar a reagir já no fim deste ano e, apesar das dificuldades, há uma luz no fim do túnel.

Na reunião de coordenação política, na última segunda-feira, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, apresentou a seus colegas da área política dados mostrando que há indícios de uma reação e uma recuperação real já em 2016. Joaquim Levy afirmou, ao sair de uma reunião com empresários, que há sinais de boas notícias, como uma leve recuperação das exportações.

A presidente quer que os dois ministros façam a mesma apresentação aos governadores. A intenção é angariar apoio político às medidas que estão sendo tomadas para tentar recuperar a economia e, indiretamente, à própria presidente, em uma tentativa de mostrar que há um projeto de governo e que Dilma é a garantia da solução para a crise econômica.

Agência Estado

naruto

gabinete-560x250

Do Visor Político– O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), se mostra atento ao jogo político administrativo. Até então “desligado” das questões de Segurança Pública (não se conhece nenhum pronunciamento dele a respeito), por ser uma atribuição do Estado, e não do Município – é o que ele alega – agora o prefeito se vê forçado a mexer no setor. Para tanto, reativou o Gabinete de Gestão Integrada do Município de Natal, organismo ligado à secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social que tem o objetivo de integrar as instituições da área de segurança em todas as esferas de governo nas questões envolvendo a capital potiguar. A primeira reunião do grupo de trabalho aconteceu hoje na sequência da solenidade e foi presidida pelo próprio prefeito Carlos Eduardo.

Engana-se, contudo, quem pensar que a preocupação súbita de Carlos Eduardo com a Segurança Pública surgiu em decorrência dos índices alarmantes de criminalidade que encharcam as estatísticas oficias de violência na capital. Lamentavelmente, a preocupação maior é outra: política. Tido como principal adversário de Robinson Faria (PSD) nas eleições de 2018, quando o prefeito, se reeleito no ano que vem, poderá disputar o governo, Carlos Eduardo resolve se interessar por segurança dias depois do governador lançar seu principal programa na área, o Ronda Cidadã, no quintal do prefeito, o bairro de Mãe Luíza. É óbvio, portanto, o interesse do prefeito ao reativar o gabinete: não deixar que eventuais avanços na qualidade da Segurança Pública em Natal venham a ser creditados ao adversário político.

Como cidadão, devemos aplaudir a atitude do prefeito. Afinal, no tocante à Segurança Pública, quanto mais ações existirem, venham de onde for, melhor. O que se lamenta é que o motivo não seja tão altaneiro em nome do bem comum.

Link relacionado:

Carlos Eduardo Alves “desperta” para a Segurança Pública

promo-frete-gratis-2014-loja

aaaaaa

O Governo do RN divulgou nesta quarta-feira (29) dois editais de processos seletivos para a contratação temporária de servidores para, que atuarão na Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac), dentro das unidades educacionais em três municípios do RN.

Ao todo são ofertadas 386 vagas, para cargos de agente educacional (nível médio), assistente social e psicólogo (ambos nível superior) além de auxiliar de serviços e motorista (nível fundamental).

As inscrições para o processo seletivo começam no próximo dia 6 de agosto e termina dia 16, sendo realizadas no site da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern) www.funcern.br

Os valores das inscrições variam de acordo com o nível escolhido. Para o nível fundamental, a inscrição custa R$ 35, nível médio R$ 45 e nível superior R$58.

Segundo a publicação, a jornada de trabalho para todos os cargos é de 40 horas semanais. As vagas são para Natal, Caicó e Mossoró.

A remuneração será de R$780 para os servidores de nível fundamental, R$897 para os de nível médio e R$1.031,55 para os de nível superior. Todos os cargos devem receber gratificações.

A validade do processo seletivo será de 12 meses, contando a partir da data de homologação do resultado final.

O Jornal de Hoje

Prefeitura de Natal