lobo e chapeuzinho

Enquanto a classe política de Macaíba diuturnamente enfrenta os problemas da cidade e busca resolve-los com muito esforço e trabalho. Tem um pré-candidato que abandonou a cidade e sua gente há décadas, discutindo o futuro de velha Coité no conforto dos shoppings centers, dos nobres restaurantes e dos cafés da capital. Apesar disso, por incrível que pareça ainda tem políticos de Macaíba que se dizem experientes sendo iludidos e manipulados com um velho…discurso.

O relógio da estação de metrô e trens Central do Brasil, no Rio de Janeiro, é um dos cartões postais da capital fluminense (Foto: Alexandre Macieira/Riotur)

Você que sempre reclamava de falta de tempo e desejava ter mais de 24 horas para fazer tudo. Saiba que esta terça-feira (30) é o seu dia de sorte. Pelo menos por um segundo.

É que os relógios de todo o mundo vão adicionar um segundo para consertar uma pequena defasagem entre a velocidade de rotação da Terra e a hora oficial registrada no planeta.

Esse ajuste acontece de forma periódica desde 1972. De lá para cá, já foram 26 correções, mudança que, embora seja pequena, é considerada significativa na sociedade.

O segundo será adicionado às 23h59m59s pelo horário de Greenwich (GMT), hora padrão da Terra. No Brasil, esse ajuste vai acontecer às 20h59m59s, hora de Brasília (fuso de três horas a menos em relação ao GMT).

No Observatório Nacional, localizado no Rio de Janeiro, o relógio oficial, chamado de atômico, irá registrar a seguinte sequência: 23h59min59s, 23h59min60s, para só então passar a 0h00min00s de 1º de julho.

Mas qual a importância de tudo isso?
De acordo com Ricardo José de Carvalho, chefe da divisão do Serviço da Hora do Observatório Nacional, a consequência de não ajustar o segundo nos relógios do mundo pode ser desastrosa.

“A internet, por exemplo, pode ser afetada, já que os servidores estão conectados e sincronizados pelo planeta. Atividades que dependem da rotação da Terra também, como a navegação marítima, que usa como parâmetro o tempo para saber a posição”, explica. Ler mais…

FIES-NOVO-2

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até o dia 20 de julho. O prazo, que já foi prorrogado mais de uma vez, terminaria hoje (30).

A portaria com a ampliação do prazo foi publicada no Diário Oficial de União. As renovações devem ser realizadas por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFies), também disponível nas páginas do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

O Fies oferece financiamento das mensalidades de cursos em instituições privadas de ensino superior, com juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso.

globo 2014

A Rede Globo e as cinco emissoras de propriedade do Grupo Globo (em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília e Recife) receberam um total de R$ 6,2 bilhões em publicidade estatal federal durante os 12 anos dos governos Lula (2003 a 2010) e Dilma (2011 a 2014). O montante pode ser maior se considerar os valores pagos a emissoras afiliadas. Como a RBS, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, que recebeu R$ 63,7 milhões.

naruto

dono de bar

A falta de insegurança que paira na Capital vem causando uma constante mudança de hábitos por parte dos proprietários de bares e restaurantes. A grade leva de assaltos e arrastões vêm forçando os empresários do setor em investir em qualificação e fortificar o sistema de segurança.

O sentimento de real insegurança, segundo o presidente da ABRASEL-RN – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seccional Rio Grande do Norte, Max Fonseca, é pauta de discussão e de cobrança constante por parte dos empresários do setor aos órgãos públicos. “A gente já vem discutindo isso há um bom tempo e será mais uma vez a pauta do dia, nos reuniremos mais uma vez para discutir o mesmo assunto”.

Na noite desta segunda-feira, bandidos fizeram um arrastão em um bar da Zona Sul de Natal. Segundo relatos cerca de 30 pessoas tiveram seus pertences roubados, inclusive a arma de um policial que estava no local foi levada pelos criminosos. “Quando acontece um caso desse tipo, gera um sentimento de insegurança que reflete de forma negativa no negócio. Os órgãos têm a obrigação de garantir a segurança”, reforçou Max, presidente da ABRASEL.

Portal No Ar

2e

tv

A InterTV Cabugi destacou na manhã desta terça-feira (30) a iniciativa da Prefeitura de Macaíba para melhorar o trânsito local, bem como para preservar a malha viária. Trata-se da restrição do tráfego de caminhões pesados, de 03 eixos, em 22 ruas da cidade, já que a circulação desses veículos tem congestionado as vias e prejudicado o asfalto, inclusive interferindo no abastecimento de água, por romper tubulações.

A restrição passa a valer a partir do mês de agosto, abrangendo os horários de 07 às 20 horas (de segunda à sexta) e de  05 às 20 horas (nos sábados). Segundo o secretário de Trânsito e Transportes de Macaíba, Juedson Costa, a medida não vai prejudicar o abastecimento do comércio local, já que os veículos que vierem abastecer o comércio da cidade terão autorização da Secretaria de Trânsito e Transportes para o procedimento. Veículos com materiais de saúde também terão autorização.

Até o período de validação da medida, a Prefeitura está realizando uma campanha de conscientização para a sociedade em geral. Após a validação, quem desobedecer ao decreto que regulamenta essa circulação estará sujeito à multa, conforme o Código de Trânsito. Dentre as avenidas que serão contempladas pelo decreto, estão: Avenida Jundiaí, Rua Teodomiro Garcia, Rua Coronel Maurício Freire, Rua Nossa Senhora da Conceição, Rua Pedro Velho, Rua Professor Caetano, Rua Nair Mesquita e Rua Elói de Souza.

“A medida de restrição de veículos pesados é um pedido antigo da população devido aos transtornos que este tráfego ocasiona para a cidade”, comentou o secretário Juedson sobre o decreto em pauta. O decreto na íntegra pode ser acessado aqui:http://prefeiturademacaiba.com.br/up/boletim/558b404e222c2600702979.pdf

Andry Morais

ASSECOM-PMM

dna

trt2

Em greve desde o dia 15 de junho, servidores do Poder Judiciário Federal no Rio Grande do Norte promoveram uma passeata na manhã desta terça-feira (30) para chamar a atenção da sociedade para o movimento grevista e o pleito dos servidores. Os trabalhadores alegam que estão há 10 anos sem reajuste salarial, tendo uma defasagem de mais de 60% em seus salários. Eles querem a aprovação do projeto de lei que prevê a reposição salarial da categoria. A concentração da manifestação aconteceu em frente ao Tribunal Regional do Trabalho, na Avenida Mor Gouveia, de onde partiram em caminhada.

“A categoria está em greve até que seja votado e sancionado o nosso projeto de recomposição salarial. Este projeto ainda não foi aprovado por intransigência do Governo Federal. Os servidores do judiciário federal exigem que o presidente do STF cumpra o seu papel e faça valer a independência do Poder Judiciário da União”, disse  Eraldo Macedo, diretor executivo do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal do Rio Grande do Norte (Sintrajurn).

A votação no Senado do projeto de lei que prevê a atualização da tabela salarial com recomposição do poder aquisitivo da categoria está prevista para esta terça-feira (30).

O Sintrajurn quer que o projeto seja aprovado na íntegra, uma vez que o Governo propôs um reajuste de 21,3% para que os servidores abrissem mão do projeto. Além da manifestação em Natal, representantes do Sintrajurn foram a Brasília para acompanhar a votação.

promo-frete-gratis-2014-loja

acidente_2

Um ciclista foi atropelado por um ônibus na manhã desta terça-feira (30) na Zona Oeste de Natal. Segundo o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), o ônibus da empresa Guanabara atingiu uma bicicleta na rua Doutor Mário Negócio, sentido Alecrim, próximo a Urbana.

De acordo com o tenente Alan Santos, do CPRE, o acidente aconteceu por volta das 7h10. O ciclista sofreu ferimentos, foi atendido por uma equipe do Samu no local e foi conduzido ao pronto-socorro Clóvis Sarinho. Ainda não há informações sobre o estado de saúde do ciclista

Prefeitura de Natal

HABITACAO

O Banco do Brasil confirmou, através de comunicado enviado por e-mail, uma nova data para a entrega do Residencial Campinas. Inicialmente, o órgão tinha previsto a entrega para a data de hoje, 30 de junho de 2015. Conforme ofício enviando hoje ao Setor de Habitação da prefeitura.

Após diversas tentativas da equipe do Setor de Habitação e da própria titular da pasta de Trabalho e Assistência Social, Andrea Carla, para obter uma definição, o Banco informou que a entrega está pré-agendada para a data de 17 de julho, devido a pendências nas obras apontadas na última vistoria nas unidades habitacionais.

Na segunda-feira passada, 22 de junho, houve uma importante reunião que contou com a participação de Andrea Carla, Iago Henrique, gerente de habitação, 02 beneficiários do Residencial Campinas e um representante do Banco do Brasil, onde a Prefeitura mais uma vez solicitou agilidade para a entrega das casas.

Natalia Cleitone Meneses é investigada na operação Pedra Sobre Pedra (Foto: Reprodução/Facebook)

Natalia Cleitone Meneses é investigada na operação Pedra Sobre Pedra (Foto: Reprodução/Facebook)

Uma paulista de 29 anos, presa há 36 dias por tráfico de drogas na região Oeste potiguar, foi transferida nesta terça-feira (30) para uma cela isolada — chamada de castigo — após a direção da Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró, descobrir que ela estava postando fotos em uma rede social. A fotografia mais recente foi postada nesta segunda-feira (29), mas a página vem sendo atualizada desde o dia 17 deste mês.

No Facebook, Natália Ferreira de Souza é Natalia Cleitone Meneses. Na legenda da imagem publicada nesta segunda ela escreveu: “Cheguei chegando gata aceita q doi menos” (SIC). A frase acompanha uma figurinha com corações que diz: “se sentindo apaixonada”. Em outra publicação, feita no dia 21, Natália é irônica e faz piada: “Atenção! Para quem toma conta da minha vida… As contas deste mês já chegaram” (SIC).

José Fernandes, vice-diretor da penitenciária, disse ao G1 que Natália é natural da cidade de Caieiras, na Grande São Paulo, e que está em Mossoró há 36 dias. “Estamos tentando encontrar o celular. Até lá, ela vai para o castigo, que é uma cela isolada. Além disso, vai responder administrativamente por estar de posse de um objeto que é proibido dentro da penitenciária”, acrescentou.

O vice-diretor explicou que Natália foi presa em Apodi, onde residia, mas como lá não existe uma unidade prisional feminina, ela foi transferida para Mossoró.

G1 RN

robinhoO atacante Robinho retorna ao Santos na tarde desta terça-feira depois de defender a seleção brasileira na Copa América, mas já pode ter de se despedir da Vila Belmiro. Sem definição sobre o futuro, o Rei das Pedaladas vive seu último dia do atual contrato com o Peixe. A partir desta quarta-feira, caso não renove, o jogador estará livre para acertar com qualquer clube.

– Ele é jogador do Santos até amanhã (terça) e deve se reapresentar como bom profissional que é. Não vejo nenhum problema. Ele vai se apresentar, porque é um profissional de uma seriedade muito grande – afirmou Modesto Roma durante evento de lançamento de biografia do ex-jogador Pepe, na última segunda-feira.

– Não tem nada de novo. Talvez amanhã tenha. O Santos não sobe mais nada – acrescentou o dirigente santista.

A prorrogação do vínculo está sendo discutida pelo presidente Modesto Roma Júnior e a advogada e representante de Robinho, Marisa Alija. Até então, as duas partes só acertaram o tempo do possível novo contrato: três anos. Agora, faltam outros detalhes importantes, como multa rescisória, salários e luvas – espécie de prêmio pago pela assinatura.

O Santos, porém, enfrenta forte concorrência pelo futebol de seu principal atleta. Cruzeiro, Guangzhou Evergrande, equipe chinesa comandada pelo técnico Luiz Felipe Scolari, e o Querétaro, do México, estão na disputa e querem tirar o Rei das Pedaladas da Vila Belmiro.

A vontade de Robinho é de permanecer no Peixe, mas com a garantia de que receberá os salários em dia. Em entrevista coletiva antes de se apresentar à seleção brasileira para a disputa da Copa América, o jogador ressaltou o desejo de renovar com os santistas, mas não negou atuar por outra equipe brasileira que lhe fizesse a melhor proposta.

O presidente Modesto Roma Júnior diz, após as últimas reuniões com Marisa Alija, ter atingido o limite da oferta que pode ser feita pelo Alvinegro e deixa a decisão sobre o futuro nas mãos do camisa 7.

Em sua terceira passagem pela Vila Belmiro, que se iniciou no início de agosto de 2014, Robinho manteve a tradição e se tornou um dos principais jogadores do elenco. Em 20 partidas, marcou oito gols e deu cinco assistências, além de ajudar a equipe comandada por Marcelo Fernandes a conquistar o título paulista de 2015.

GloboEsporte.com

naruto

BARBOSA_7

Joaquim Barbosa, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, criticou a equipe de Dilma Rousseff logo após a declaração da presidente sobre delação premiada. Dilma afirmou em entrevista durante visita oficial aos Estados Unidos não respeitar o recurso que vem sendo usado por investigados na operação Lava Jato em troca de redução de pena.

“Eu não respeito delator. Até porque estive presa na ditadura e sei o que é que é. Tentaram me transformar em uma delatora”, disse a presidente.

Barbosa usou seu perfil na rede social Twitter para alfinetar Dilma e sua equipe. Segundo ele, delação premiada é um recurso previsto em lei e deve ser respeitado.

“Há algo profundamente errado na nossa vida pública. Primeiro: nunca vi um Chefe de Estado tão mal assessorado como a nossa atual Presidente. Assessoria da Presidente deveria ter lhe informado o significado da expressão ‘law enforcement': cumprimento e aplicação rigorosa das leis. Zelar pelo respeito e cumprimento das leis do País: esta é uma das mais importantes missões constitucionais de um presidente da República! (…) Nossa Constituição não autoriza o Presidente a ‘investir políticamente’ contra as leis vigentes, minando-lhes as bases. Caberia à assessoria informar a Presidente que: atentar contra o bom funcionamento do Poder Judiciário é crime de responsabilidade!”

“Reflitamos coletivamente: vocês estão vendo o estrago que a promiscuidade entre dinheiro de empresas e a política provoca nas instituições? Esqueci de dizer: ‘colaboração’ ou ‘delação’ premiada é um instituto penal-processual previsto em lei no Brasil! Lei!!!”, finalizou Barbosa na noite de segunda-feira (29).

IG

promo-frete-gratis-2014-loja

Um homem foi preso na noite desta segunda-feira (29) suspeito de abusar sexualmente de um adolescente de 13 anos dentro do banheiro do shopping Midway Mall, na Zona Leste de Natal. Segundo a polícia, o homem já havia sido preso sob a acusação de estupro de vulnerável.

O suspeito, que tem 35 anos, foi levado para a Delegacia de Plantão da Zona Sul da cidade. A mãe do garoto é policial civil. Ela disse que o filho foi abordado no banheiro. “Ele foi ao banheiro e retornou rapidamente, muito assustado. E disse que um homem tinha mexido com ele”, relatou a mãe.

Foi a policial quem levou os seguranças do shopping até o suspeito, que continuava no banheiro. O adolescente reconheceu o homem e a Polícia Militar foi chamada. “Pelas imagens das câmeras foi verificado que o homem passou mais de meia hora no banheiro”, acrescentou a mãe do garoto.

Sobre a acusação de estupro de vulnerável, a polícia informou que o suspeito cumpriu três anos de prisão no regime fechado, e que há 30 dias passou para o regime semiaberto. O homem nega ter cometido o crime.

G1 RN

2e

assalto

 

Um homem de 30 anos foi baleado na boca, durante um assalto, na rua Campanário, no conjunto Pirangi, bairro Neópolis, zona Sul de Natal. Jussiê Carvalho da Costa pilotava uma motocicleta quando foi surpreendido por uma dupla também em uma moto. Um dos suspeitos de pose de um revólver exigiu o veículo da vítima e diante da negativa dela atirou.

O fato aconteceu por volta das 21h, a vítima, que trabalha como supervisor de vendas de uma fábrica de sorvetes, estava há uma quadra da casa onde mora com os pais quando tudo aconteceu. De acordo com a dona de casa Nilza Cleide, os criminosos foram muito rápidos e cruéis. “Ele ainda tentou escapar dos dois acelerando a moto, mas foi nesse momento que um deles atirou. O rapaz caiu na minha porta com a boca sangrando muito”, disse.

Os suspeitos fugiram rapidamente do local sem deixar nenhuma pista. Os moradores denunciam a falta de segurança no local relatando diversos assaltos ocorridos nos últimos dias. A vítima foi levada para o pronto socorro Clóvis Sarinho e segundo o serviço social da unidade hospitalar, Jussiê não corre risco de morte.

Portal BO

Prefeitura de Natal

natal

Natal foi escolhida, pela sétima vez consecutiva, a “melhor capital para se fazer turismo no País” por 500 agências de turismo de São Paulo e ganhou o prêmio Top Aviest.

Isso porque nos últimos dois anos, segundo o secretário de turismo Fernando Bezerril, “a cidade ganhou novos equipamentos urbanos, a orla marítima da capital foi toda recuperada, a realização de eventos como o “Natal em Natal”, a revitalização do Carnaval, a divulgação da cidade em várias promoções sendo a última a Copa do Mundo, tudo isso vem repercutindo e tornam Natal um destino poderoso”

O Jornal de Hoje

dna

65ii53i333

UM HOSPITAL PARA NATAL

Natal é a única capital do país que não possui um hospital municipal próprio, apesar de sofrer uma demanda expressiva de pacientes oriundos de outros municípios, numa prática pejorativamente denominada de ambulancioterapia, situação que agrava sobremaneira a atenção à saúde que temos dedicado a nossos cidadãos. Mas vamos mudar esta realidade em favor de nossa gente. Até o final deste ano, além de 4 Unidades de Pronto Atendimento, 3 maternidades, toda uma rede de unidades básicas que enfrenta o maior programa de reestruturação e reforma da história da cidade com mais da metade das unidades em obras, teremos por fim um hospital geral municipal com o arrendamento do Hospital Médico Cirúrgico.

Esta nova unidade vai assegurar mais de 50 leitos de internação clínica, leitos de cirurgia, bloco cirúrgico com 3 salas, UTI com 10 leitos, pronto socorro infantil com leitos de internação pediátrica, pronto socorro adulto, leitos de retaguarda da linha de cuidados psicossocial e urgência ambulatorial para traumato-ortopedia.

Por sinal, a prioridade que damos a esta área vem de longe. Na minha última gestão, deixei aprovada no Ministério da Saúde a construção de 4 UPAs. Hoje temos 2 em funcionamento, em Pajuçara e na Cidade da Esperança, que em 2013 teve as obras concluídas e colocamos para funcionar em janeiro de 2014. As duas UPAs funcionam 24 horas por dia e nos 5 primeiros meses do ano já registram 107 mil atendimentos. Agora no segundo semestre estaremos entregando as UPAs do Potengi e Cidade Satélite, com capacidade para atender 700 pacientes por dia cada uma. Tais unidades terão ainda leitos de observação para pacientes masculinos, femininos e infantis, o que se traduz em acolhimento total, em busca de um serviço de saúde cada vez mais digno. Ler mais…

A partir desta terça-feira (01/07), comerciários de Assú, Caicó, Macaíba, Mossoró e Natal podem se inscrever na 14ª edição dos Jogos dos Comerciários. A iniciativa do Sistema Fecomércio, realizada pelo Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), promoverá, de agosto a novembro, competições em dez modalidades esportivas, com expectativa de mobilizar 3.300 comerciários potiguares em torno do esporte.

O período de inscrições se estende até setembro, e varia de acordo com a cidade. Para efetivar a inscrição, basta ir às Centrais de Atendimento do Sesc, com exceção de Assú, onde são feitas no Sindicato do Comércio Varejista. O congresso técnico – no qual são discutidas regras e informações importantes sobre as competições – ocorre sempre na semana que antecede a competição. Os horários das partidas acontecem após a jornada de trabalho.

Detran

cajueiro-pirangi

O cajueiro de Pirangi, considerado o maior do mundo pelo Guinness Book, está com seu título ameaçado. De acordo com matéria publicada pela Folha de São Paulo nesta segunda-feira (29), o governo do Piauí contratou uma equipe de especialistas da Universidade Federal do Estado (UFPI) para analisar e provar que possui o maior cajueiro do mundo.

A decisão de desbancar o título da famosa árvore potiguar foi tomada após o engenheiro agrônomo Welington Rodrigues de Souza afirmar que o cajueiro piauiense, localizado na cidade de Cajueiro da Praia, é maior que o localizado no distrito de Pirangi. Atualmente o cajueiro potiguar tem 8,5 mil metros quadrados, já o piauiense tem 8,8 mil metros quadrados.

Prefeitura de Natal

164005

Enquanto a indústria do Rio Grande do Norte regrista um ritmo de crescimento tímido, com um desenvolvimento real pouco influente, as empresas do setor permanecem buscando alternativas para fomentar a produção e aumentar as receitas. Apesar disso, há dificuldades estruturantes na maioria dos distritos industriais do Estado. No Centro Industrial Avançado (CIA) em Macaíba, na Grande Natal, por exemplo, desde que foi implementado, ainda na década de 90, não foram construídos acessos pavimentados e a iluminação das vias é precária.

A nova administração governamental do Estado, segundo representantes do setor, têm se mostrado interessada em readequar as áreas e diminuir os entraves burocráticos para expansões. Contudo, até o momento, pouco foi feito. De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), atualmente, o RN conta com cinco distritos industriais, sendo dois deles em operação (Macaíba e Natal), dois em instalação (Goianinha e Parelhas) e um paralisado (Mossoró).

No CIA, instalado em Macaíba, conforme dados repassados pela Sedec, existem 12 fábricas em operação. São elas: Indústria e Comércio de Plásticos Jácome; Beneficiadora Têxtil Santo André; Asperbrás, Coteminas; Indústria de Bebidas Rio Grande; Mult Dia Indústria e Comércio; Nordeste Móveis; Toli; Premoldes Indústria e Comércio; Afical; Compremac; CLC Industrial.

 Tribuna do Norte

2e