A Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), promove o I Seminário de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, com recorte para o Programa de Acompanhamento e Monitoramento do Acesso e Permanência na Escola das Pessoas com Deficiência, Beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC na Escola). O evento será realizado no Centro de Convivência Pax Club no dia 03 de dezembro, no período das 8h às 16h.

As inscrições serão feitas presencialmente ou online. Cerca de 200 vagas estão sendo disponibilizadas, sendo que 100 são para inscrições presenciais. Para efetuar a inscrição presencial, o pretendente deve se deslocar até a sede da SEMTAS, situada ao lado da Prefeitura, munido de documentação. No caso da inscrição online, o endereço para a sua realização é: <http://i.marcelf.com/>.

O público-alvo do seminário é composto por gestores e técnicos de assistência social, professores e diretores de escolas públicas, técnicos e agentes comunitários de saúde. De acordo com informações da SEMTAS, serão realizados debates para focar em quais seriam os melhores caminhos para a Inclusão de pessoas com deficiência de 0 a 18 anos na Escola. A busca da elevação da qualidade de vida desse público também é outro assunto cerne do evento.

Foto: Divulgação

Na noite desta quarta-feira (26), o secretário de Saúde do Estado, Luiz Roberto Fonseca, apresentou o diagnóstico da saúde no Rio Grande do Norte ao governador e vice-governador eleitos, Robinson Faria e Fábio Dantas, respectivamente, e à equipe de transição. Por quase quatro horas, o gestor apresentou dados contidos no relatório situacional, que contém mais de mil páginas, elaborado em conjunto com coordenadores, diretores de hospitais e de unidades de referência.

“Mostramos a situação da Secretaria com era, como está e qual perspectiva de chegar dentro da realidade do Plano Plurianual, onde houve estagnação e onde não houve efetivamente melhoria e o mais importante: o diagnóstico, as causas. Esse relatório será entregue também à governadora Rosalba Ciarlini, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas da União e Ministério Público”, afirmou Luiz Roberto.

Na opinião do governador eleito, Robinson Faria, a saúde é uma das maiores preocupações da população potiguar atualmente. “Recebemos um trabalho bastante completo, bem abrangente, a equipe de transição irá avaliar todos esses dados. O secretario não deixou de responder nenhuma pergunta e deu muitos subsídios para fazermos um estudo com bem cautela e informações e a partir daí tomarmos uma posição com relação ao que devemos fazer com no que diz respeito à saúde”, declarou o governador eleitor.

Estiveram presentes à reunião na noite desta quarta-feira, na Escola de Governo, coordenadores da Secretaria de Saúde e integrantes da equipe de transição: Julianne Faria, Tatiana Mendes Cunha, Mário Sérgio Gurgel, Frederico Lara Menezes, Leonardo Yure, Fernando Mineiro, Júnior Souto, Kalina Leite, Aldemir Freire e Maria da Salete.

DNA CENTER

Do Blog Thaisa Galvão: Conhecido pela tolerância zero nas ações contra o consumo de álcool por condutores de veículos, o tenente Styvenson, que não tem poupado autoridades nem policiais, deverá aparecer no auditório da apresentadora Fátima Bernardes daqui a pouco.
Consta da história do policial que tem comandado blitze com bafômetros nas madrugadas de Natal, que ele não teria poupado nem policiais federais da guarda da presidente Dilma Rousseff.
Informação com controvérsias, mas, que teve o crédito dos potiguares pelo histórico do militar.

Detran

Do Macaiba connect: Policias Militares do 11ºBPM de Macaíba recuperaram mais um veiculo roubado durante a noite de ontem (26). O Sargento Santiago conversou com a equipe de reportagem da CONNECTTV, e disse que o principio desta ocorrência aconteceu na bairro Petrópolis em Natal às 20h40m. Um empresario natalense que não teve o seu nome revelado, foi sequestrado por oito meliantes que estavam em dois carros, no qual a vitima foi levado pelos os bandidos no próprio carro que dirigia um Audi. Durante o sequestro, o empresario foi agredido por diversas vezes e depois abandonado em Tabatinga, localizado na zona rural de Macaíba, e devido a gravidade dos ferimentos foi socorrido para o hospital em Natal. Então, CIOSP informou o Sargento Santiago que esses oito criminosos tinham invadido uma granja no distrito de Mangabeira e o veiculo do empresario foi encontrado coberto com uma lona dentro de uma casa abandonada. De acordo com a PM, dentro da granja mora dois idosos que viram os bandidos entrando dentro da granja, mais ate o momento a Policia não tem identificação desta quadrilha.

DNA CENTER

Fotos: Cedidas

A jovem Patrícia Olímpio Barbosa, de 27 anos, foi presa nesta semana por força de um mandado de prisão temporária. Ela é suspeita de matado um namorado por envenenamento. O crime aconteceu no início de março deste ano e vem sendo investigado pela 1ª Delegacia de Parnamirim.

A vítima é o músico Luiz Felipe Casagrande, de 22 anos residia em Macaíba. O corpo dele foi encontrado em uma residência na rua Graciano da Luz, no bairro Nova Esperança, em Parnamirim, no dia 1º de março. Desde então, a família de Felipe já afirmava que ele tinha sido assassinado.

No decorrer das investigações, a Polícia Civil ouviu vários depoimentos e encontrou pessoas que afirmaram ter vendido veneno para Patrícia Olímpio, então namorada do músico. O delegado Ronaldo Gomes, que preside o inquérito, disse que os laudos do Instituto Técnico-Científico de Polícia encontraram substâncias de veneno no corpo da vítima, bem como na comida dele.

Além disso, também foi encontrado veneno na comida de Patrícia Olímpio que estaria com o namorado no dia em que ele morreu. No entanto, ela não havia comido o alimento envenenado. De acordo com a polícia, a substância venenosa encontrada no corpo de Luiz Felipe é semelhante a existente no veneno conhecido popularmente como “Chumbinho”.

A reportagem conversou com Patrícia Olímpio, que está presa no CDP Feminino de Parnamirim. A jovem nega que

Fotos: Cedidas

tenha envenenado o músico. Ela alega que não queria mais o relacionamento e Luiz Felipe que insistia, mas disse que não seria capaz de matá-lo. O delegado Ronaldo Gomes afirmou ainda que, diante das provas, vai tentar converter a prisão temporária em preventiva.

promo-frete-gratis-2014-loja

hENRIQUE E ROBINSONMINISTRO

O deputado federal Henrique Alves disse, logo após a derrota para o Governo do Estado, que não assumiria cargo de ministro, pois iria se dedicar aos negócios e à família. O PMDB indicou o filho de Aluízio para integrar o primeiro escalão de Dilma. Um gaiato soltou: “Como ministro, Henrique vai cuidar dos negócios dele. Ele não mentiu”. Essa turma não perdoa.

SERVIÇO

Gozação à parte, caso Henrique seja indicado pelo PMDB e consiga ser nomeado ministro do Governo Dilma Rousseff, dependendo do ministério, terá muito a contribuir com o RN. Na verdade, realmente depende do cargo, pois há ministério sem qualquer força política para ajudar o Estado.

DNA CENTER

leleu apoio

O vereador Leleu Fontes (PROS) foi um dos grandes apoiadores do governador eleito, Robinson Faria (PSD), no Seridó. “Tenho acompanhado as entrevistas que ele vem concedendo a imprensa da capital. Muito cauteloso e didático Robinson está cada vez mais confiante de fazer uma grande gestão e se tornar o melhor governador da história política do RN. Com eficiência, esse vai ser o seu maior objetivo”, disse o vereador em conversa com o blogue.

Questionado se acompanhará o governador na opção ( ingressar no PSD) partidária de Robinson, Leleu disse que, no momento oportuno, estará conversando sobre esse assunto. “O importante foi a experiência vivida nessa campanha vitoriosa para governador. Robinson é um político decente, corajoso e ousado. Qualidades de que nos motivam para estar ao lado dele. Não foi obra do acaso e sim de Deus, pois acreditei no seu sonho e estou pronto para seguir a sua orientação política, obviamente me filiando ao PSD”, concluiu Leleu.

naruto

   67io67o6o
O Jornal  de Hoje- O Ministério da Educação deve receber nos próximos dias um abaixo-assinado de cientistas contrários ao envio de R$ 247,6 milhões a um projeto idealizado pelo neurocientista Miguel Nicolelis.
O envio do abaixo-assinado foi decidido na semana passada pelos participantes do Encontro Nacional de Pós-Graduação em Medicina, em Criciúma (SC). Os organizadores dizem que são mais de cem assinaturas, mas ainda não divulgaram a lista completa.
“Não temos nada contra Nicolelis, mas questionamos a destinação de um recurso dessa magnitude sem uma aparente avaliação de mérito, a qual todos nós nos submetemos”, afirma Gontijo.
O valor será destinado para a construção, até 2017, do Campus do Cérebro em Macaíba (RN), idealizado por Nicolelis. Por lá, deve haver pesquisas sobre reabilitação e outras aplicações da neurociência e cursos de pós-graduação, atividades já desenvolvidas pelo IINN (Instituto Internacional de Neurocincia de Natal), fundado por ele.
“A destinação de recursos dessa monta a uma iniciativa pontual é extremamente grave e merecedora de esclarecimentos”, diz o documento. “Tal precedente é visto como mais grave ainda por viver-se um momento em que há problemas de financiamento de projetos de pesquisa importantes no país.”

Debi e Lóide 2 

13h2016h1018h4021h10

Legendado12 Anos

Debi e Lóide 2 

14h3019h4022h10

Legendado12 Anos

Interestelar 

19h0022h30

Nacional10 Anos

Irmã Dulce 

14h0016h40

D-BOXFileiras D e E

Dublado14 Anos

Jogos Vorazes: A Esperança Parte 1 

14h2017h1020h00

Legendado14 Anos

Jogos Vorazes: A Esperança Parte 1 

13h3016h2019h1022h00

D-BOXFileiras D e E

Legendado14 Anos

Jogos Vorazes: A Esperança Parte 1 

12h3015h2018h1021h00

Nacional12 Anos

Made in China 

12h1017h20

Legendado18 Anos

Scarface 

19h30

Amanhã, quinta-feira (27), o prefeito Fernando Cunha vai assinar mais uma ordem de serviço. Desta vez, a solenidade ocorre na Avenida Coronel Maurício Freire, popularmente conhecida como Pernambuquinho. A ordem será assinada pelo gestor municipal às 16 horas, nas proximidades do Centro de Saúde Luiz Antônio Fonseca Santos (Posto da Maré).

Assinatura se refere a obras de mobilidade urbana, incluindo a construção de uma passarela sobre o Rio Jundiaí e de uma calçada padronizada em Pernambuquinho, com rampa de acessibilidade, tendo início perto do Posto da Maré e indo até o final da rua. A via também vai receber um semáforo e terá pintura de faixa de pedestres.

As obras vão melhorar principalmente a mobilidade das pessoas daquele trecho que sofre com o trafego intenso de veículos, sobretudo, após a operacionalidade do aeroporto de São Gonçalo do Amarante. As obras que a prefeitura vai realizar mudará o cenário do local.

“Moro aqui há muito, nunca ninguém fez por nós. Hoje tenho esta noticia que me deixa alegre. Já vi outros serviços da prefeitura aqui como a abertura de vagas de estacionamento e as várias cobranças feitas à CAERN para resolver as bocas de lobo desta rua. Assim sendo, tenho a consciência de que nós do Pernambuquinho só temos a agradecer ao prefeito pela boa notícia”, falou Maria de Lourdes Santana.

DNA CENTER

No último dia 21 deste mês a cultura macaibense recebeu um nobre elogio de uma das mais talentosas atrizes do nosso estado, Titina Medeiros. O grupo teatral Filhos da Arte, formado por alunos da rede municipal de Macaíba foi bastante louvado pela atriz.

 O grupo chamou a atenção de Titina quando acompanhava o evento O Mundo Inteiro É Um Palco.  O encantamento pelo grupo foi tão grande que Titina prometeu visitar as atividades desenvolvidas pelo Filhos da Arte, nas escolas municipais de Macaíba. Na ocasião ela fez questão de vestir a camisa do grupo. Mesmo tendo contrato com A Rede Globo de Televisão, Titina mantém suas atividades artísticas no Clawns de Shakespeare -, maior grupo teatral de Natal.

Xandy Silva, diretor do Filhos da Arte falou sobre a honra de ter recebido o elogio da atriz acariense.” Hoje o grupo Clawns de Shakespeare e nossa maior referência no que diz respeito ao fazer teatral. Antes mesmo de ser atriz global ela já era nossa madrinha, no entanto, com seu gesto mostrou que a humildade está sempre acima de tudo”, disse Xandy.

O governador eleito Robinson Faria, do PSD, afirmou na manhã de hoje que não nomeará “ficha suja” para o seu governo e que cumprirá o compromisso anunciado reiteradas vezes de que o seu governo será eminentemente técnico. Em entrevista à InterTV Cabugi, Robinson Faria falou sobre prioridades e vários outros assuntos e ações que pretende implementar, enfatizando ainda que vai dar um choque de gestão nos setores de segurança pública e de saúde do Estado, que considera os mais vulneráveis e de maior clamor popular. Pretende inicialmente colocar mais policiais nas ruas, inclusive examinar a possibilidade de convocar concursados para aumentar o efetivo da polícia e iniciar imediatamente um processo de valorização através do cumprimento das conquistas das categorias, civil e militar.

Robinson explicou que a atitude de não nomear políticos condenados por corrupção faz parte de um compromisso assumido durante a campanha no sentido de realizar um governo inovador. “A inovação de um governo começa pelas atitudes e quem tiver ficha suja não irá ocupar cargo no meu governo. É uma medida moralizadora para termos um governo transparente e composto por pessoas de perfil técnico e conduta ilibada. É o que a sociedade espera”, explicou.

O governo do RN anunciou nesta quarta-feira (26) o calendário de pagamento dos salários dos servidores de novembro e a parcela de 80% que ainda não foi paga do 13º salário. A folha de pagamento de novembro será dividida em três datas distintas, enquanto que o 13º salário será depositado em 19 de dezembro.

As Secretarias de Planejamento e de Administração informam no dia 27 de novembro sai o pagamento de todos os servidores das pastas de Saúde e Educação. No dia seguinte, 28 de novembro, recebem os servidores da Segurança, Idema, Ipern, Detran, Caern, Ipem, Jucern, UERN (independente do valor do salário) e os das demais pastas que restantes que recebem vencimentos de até  R$ 2 mil.

Os depósitos dos dias 27 e 28 de novembro equivalem a 91% da folha. Os outros 9%, que correspondem aos servidores com salários acima de R$ 2 mil, cairá nas contas no dia 10 de dezembro, uma quarta-feira. Os 80% do 13º salário que ainda não foram pagos serão depositados no dia 19 de dezembro, uma sexta-feira.

Fonte: G1 RN

De acordo com uma empresa de segurança da cidade,  quadruplicou a instalação de cercas eletrificadas em Macaíba nos últimos anos, pois a sensação de insegurança tem causado a procura por esse tipo de equipamento, nem os temidos Pitbuls tem afastado os vagabundos de adentraram nas residências na calada da noite, sem demonstrar medo algum, invadem e quando o proprietário se der conta já levaram alguma coisa.

São instaladas a média de duas residências por dia coisa que a um tempo atrás eram duas por semana, segundo informações. A cerca vai causar choque e até ferimentos como mostrado acima pois se o indivíduo tentar entrar vai acabar se machucando e a corrente elétrica pode até matar, em caso de pessoas que tem problemas cardíacos, pois apesar de ser um equipamento aprovado para comercialização sempre apresenta risco.

naruto

A Prefeitura de Macaíba vai promover o II Seminário de Educação Inclusiva, com o tema: “Compromisso meu, seu e nosso”. O evento será realizado no Centro de Convivência Pax Club no próximo sábado (29), a partir das 8h. Este é mais entre vários cursos que durante todo o ano a prefeitura promoveu para os profissionais da área de educação.

Em sua programação, o seminário terá apresentações culturais, mesa redonda com relato de experiência e uma conferência sobre Educação Inclusiva. Ainda, haverá o lançamento do livro “Educação Inclusiva – Práticas pedagógicas para uma escola sem exclusões”, de autoria de Luzia Guacira dos Santos Silva. A programação do II Seminário de Educação Inclusiva se estenderá até o final da tarde.

A comunidade católica do município de Macaíba está em festa. Nesta próxima sexta feira (28) a 08 de dezembro será celebrado mais uma edição da festa da padroeira de Macaíba, Nossa senhora da Conceição. A programação religiosa tem início na próxima sexta-feira (28), às 18h, com uma carreata com a imagem peregrina da zona rural (Tabatinga e Lagoa Seca).

Meia hora depois, haverá uma procissão na zona urbana a partir da Capela de Santo Antônio, na Rua Olímpio Maciel. No horário das 19h30min, ocorrerá o hasteamento de bandeiras e a grande Missa de Abertura. No louvor, o Ministério Sagrado Coração de Jesus. A presidência será do padre Francisco de Assis de Melo.

No sábado (29), haverá a Santa Missa, às 19h. Com animação do Ministério Nova Aliança. Os noiteiros serão: Prefeitura de Macaíba, Sindcomércio, SESC, SENAC, Fecomércio, Academia de Letras, Lions Clube, Legião de Maria, Renovação Carismática Católica, dentre outros. No domingo (30), haverá Santa Missa nos horários das 7h30min e 19h. Os noiteiros serão Abrigo Deus e Caridade, CCI, Casa Lar, dentre outros. A animação será por conta do Ministério Alfa e Ômega/Restauração e Vida.

No decorrer da semana seguinte, de 01 a 06 de dezembro, haverá Santa Missa todas as noites, às 19h. No domingo (07), tem Santa Missa no horário das 7h30min, com batizados após a missa. Em seguida, haverá a tradicional Missa do Vaqueiro, às 10h e no dia 08 a tradicional procissão pelas ruas centrais da cidade.

Nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 05 e 06/12, serão realizadas apresentações musicais na Praça da Matriz. Já nos dias 01, 02, 03 e 04 de dezembro, será a vez das apresentações culturais. No dia 30 de novembro, haverá a Noite das Massas. No dia 06 de dezembro, será promovido um café comunitário. No dia seguinte, 07 de dezembro, a programação inclui Festa do Vaqueiro (com leilão e música ao vivo), show religioso e festival de prêmios.

Com informações de Andry Morais/Macaíba na Net

Detran

Pelo menos quatro pessoas, prováveis rebeldes, morreram hoje (26) durante o ataque de um drone norte-americano em uma zona tribal do Paquistão, informaram fontes da segurança do país.

O avião não tripulado atingiu um complexo na cidade de Kund Sar, a cerca de 60 quilômetros ao sul de Miranshah, a principal cidade da região tribal do Waziristão do Norte, que faz fronteira com o Afeganistão.

O drone disparou dois mísseis, matando quatro pessoas e ferindo pelo menos duas outras. As autoridades trabalham com a hipótese de haver mais corpos em meio aos destroços.

Agência Brasil

naruto

robinson TV

O governador eleito do estado, Robinson Faria (PSD), concedeu entrevista na manhã de hoje (26) ao RN TV, da Inter TV Cabugi, para fazer balanço do trabalho da equipe de transição e projetos de governo. “Estamos perdendo indústrias para outros estados por falta de incentivo tributário, de segurança jurídica e de apoio. É preciso apoiar as empresas, garantir rapidez nas licenças ambientais e permanência das empresas aqui, gerando emprego e renda”, destacou.

Sobre a segurança público, Robinson falou que quer “começar o governo com a casa arrumada. Vou exigir eficiência da Polícia Militar e Civil. Vamos investir em inteligência, em novos equipamentos e policiais nas ruas. O dinheiro existe”, comentou. Robinson ainda lembrou os investimentos na cadeia do turismo, gerando emprego e renda para a população.  “Temos que investir no aumento da arrecadação no Estado, cobrar a dívida ativa e investir no servidor. Vamos garantir a segurança jurídica para as empresas, criar a Central do Empreendedor para ajudar na documentação”, afirmou o governador.

DNA CENTER